Falando de Bola
Após a péssima apresentação em Rolândia e conseqüentemente o empate contra o Nacional, lanterna da competição e que até então tinha conquistado apenas um ponto na competição em um empate contra o Atlético Paranaense, o Coritiba praticamente estava fora da disputa pelo título do returno.
Muitos, inclusive eu, já consideravam o Coritiba como “carta fora do baralho” e começavam a especular sobre quem seria o adversário do Alviverde na finalíssima.
Mas após a última rodada, quando o então líder Londrina, favorito ao título do returno, perdeu em casa para o Operário, as chances de conquistar o título antecipadamente voltaram a cair no colo do Coritiba.
Fazendo contas e “adivinhações” em relação aos resultados das últimas três rodadas, percebe-se que o Coritiba não só tem chance de conquistar o título do segundo turno, como também esta reta final do campeonato tem tudo para se tornar espetacular.
Veja abaixo o que uma combinação de resultados podefazer com a última rodada deste campeonato tão “sem graça” para alguns:
Atualmente o Atlético Paranaense é líder com 20 pontos, seguido por Londrina com 19 pontos, J. Malucelli com 15 pontos e 5 vitórias, Operário com 15 pontos, 4 vitórias e 8 gols de saldo e o Coritiba com 15 pontos, 4 vitórias e 7 gols de saldo.
Olhando friamente, chega-se a conclusão de que é muito difícil o Coritiba chegar ao título do segundo turno e conseqüentemente ao título antecipado do campeonato.
Mas qual então seria a matemática para o Coritiba ser campeão e o Campeonato terminar desta forma espetacular como disse acima?
Hoje são cinco equipes que ainda disputam o título do returno, e foi em cima dos jogos destes clubes que a análise foi realizada.
9º rodada
O Coritiba vence o Rio Branco, no Couto Pereira e chega aos 18 pontos.
O J. Malucelli empata com o Atlético e chega aos 16 pontos, com o time rubro-negro chegando aos 21 pontos.
O Londrina empata com o Paranavaí, que ainda luta para escapar do rebaixamento, fora de casa e chega aos 20 pontos.
O Operário vence o Nacional e chega aos 18 pontos.
10º rodada
O Coritiba vence o clássico contra o Atlético Paranaense e chega aos 21 pontos, mesmo número de pontos do rival e também com 6 vitórias.
O Operário vence o Toledo, fora de casa e chega aos 21 pontos e 6 vitórias.
O Londrina empata em casa contra o J. Malucelli chegando aos 21 pontos e 6 vitórias e elimina o adversário que chega aos 17 pontos.
11º rodada
Para um campeonato que se mostrou fraco tecnicamente, com insinuações de problemas na arbitragem, desprezado pelo Atlético Paranaense e que marcou a volta do Paraná Clube a primeira divisão, o final tem todos os ingredientes para ser sensacional.
Quatro clubes, Coritiba, Atlético, Londrina e Operário, chegariam à última rodada com o mesmo número de pontos e vitórias. A única diferença entre eles deverá ser o saldo de gols.
Neste critério de desempate, Coritiba e Operário poderão ter uma pequena vantagem, já que terão jogos, contra Rio Branco e Nacional, respectivamente onde poderão fazer um bom saldo de gols.
Além disso, conforme os cálculos deverão vencer seus dois jogos antes da última rodada, ao contrário de Atlético e Londrina, e com isso aumentar seus saldos.
Mas o mais espetacular de tudo isso, é que os quatro clubes que chegariam em condições de disputar o título, se enfrentam na última rodada.
Coritiba x Londrina e Operário x Atlético. Os times chegam praticamente sem vantagem e terão que vencer seus jogos para tentarem ser campeões.
Os jogos deverão ser para frente, com futebol ofensivo, já que o empate não favorecerá ninguém. Quem quiser ser campeão sem depender do resultado de seu adversário terá que vencer e por uma boa margem de gols.
Quem diria que a Federação Paranaense de Futebol que tantas trapalhadas cometeu ao longo dos últimos anos , conseguiria, mesmo que inconscientemente, fazer da última rodada do segundo turno, uma tabela de jogos de modo que torne a disputa extremamente eletrizante.
É, o futebol realmente é uma caixinha de surpresas!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)