Falando de Bola
Nos últimos três jogos, o Coritiba marcou quatro gols, todos eles marcados pelo craque Alex.
O primeiro deles, contra o Londrina, deu o título do primeiro turno. O ultimo, após uma cobrança de falta frente ao Paranavaí foi o mais bonito até agora após o regresso do menino de ouro ao Alto da Glória.
Após algumas críticas e indagações a respeito de suas atuações, Alex vem fazendo o que tanto se esperava dele, as atuações diferenciadas que conduzirão o Coritiba na busca de títulos em 2013.
Mas ao ler jornais e opiniões de alguns torcedores, percebemos que a dependência de Alex, é tratada de forma pejorativa, como se isso não bastasse para o Coritiba alcançar vôos maiores nesta temporada.
Já diz o ditado que “uma andorinha não faz verão”, mas reconhecidamente o Coritiba tem jogadores de qualidade, capazes de dar suporte ao meia, e ajudá-lo na busca dos objetivos.
Um time que tem Rafinha, Deivid, Lincoln, Robinho (que vem sendo uma boa surpresa), Julio Cesar (ainda confio que será muito útil nesta temporada), e que terá Botinelli e Keirrison não pode ser considerado frágil a ponto de depender exclusivamente das jogadas de Alex.
Mas por outro lado, é fato que quando se tem em seu time um craque, na verdadeira concepção da palavra, é mais do que natural que este jogador se destaque perante aos demais, criando a impressão de que o time dependerá exclusivamente dele para ganhar os jogos.
Isto realmente aconteceu nas últimas partidas, quando Alex começou a dar mostras de evolução em busca de seu grande futebol, mas daí a dizer que o time do Coritiba de 2013 ficará totalmente dependente de Alex entendesse por um pouco exagerado, em razão dos jogadores experientes e de qualidade que o time possui.
Alex conduzirá o time, mas não jogará sozinho. A tabela com Robinho no lindo gol marcado contra o Operário mostra que o craque tem companheiros que podem lhe ajudar muito nesta caminhada.
Loucura é achar que o Coritiba tem a obrigação de contratar jogadores do mesmo nível de Alex, até porque isto não existe atualmente no futebol brasileiro. E o Coritiba não teria a mínima condição de competir no mercado estrangeiro em busca de jogadores deste patamar.
Excelente para o Coritiba que já tem um craque como Alex. Porém, a torcida Alviverde e até a crônica paranaense precisa entender que o time Alviverde será composto de um craque e de jogadores úteis, alguns com mais qualidade como Rafinha, Deivid, Lincoln, Leandro Almeida, Emerson, e outros como menos qualidade como os laterais Patric e Eltinho.
A dependência de Alex não pode de maneira nenhuma ser tratada como um fator complicador para o time Alviverde, mas sim como um diferencial que o time terá nesta difícil temporada.
Sorte tem o Coritiba de ter um jogador como Alex quando as coisas estão difíceis dentro de campo.
Alex já disputou, desde que retornou, nove jogos oficiais pelo Coritiba. Já tem cinco gols e três assistências. Apenas no empate contra o Paraná e na goleada contra o Rio Branco não teve participação decisiva.
Além das já conhecidas deficiências nas laterais, principalmente no lado esquerdo, o time Alviverde começa a dar sinais da necessidade de um atacante de referência.
Deivid, atualmente, é o único atleta especialista da posição, e não tem como característica principal a função de atuar como pivô.
Inclusive a contratação de um atacante de referência pode ser uma boa alternativa tática para o Coritiba, principalmente pela facilidade que Deivid tem em atuar buscando o jogo.
Um atleta atuando como pivô pode facilitar as tabelas, não só para Deivid, como principalmente para Alex.
O problema é achar este jogador no mercado brasileiro. Opções existem, porém de qualidade duvidosa. Os que seriam úteis são extremamente caros, como Rafael Moura, do Internacional.
Respeito quem pensa ao contrário, mas não concordo que o Coritiba tenha um elenco tão fraco assim como vem sendo pregado por algumas pessoas.
O Coritiba tem um craque e bons jogadores, como dito acima, além de importantes “reforços” que virão do Departamento Médico.
Um ou outro jogador deverá chegar para o Campeonato Brasileiro, deixando o time ainda mais forte.
Acredito que esteja faltando apenas o “encaixe”, e quando este time se acertar dentro do esquema tático proposto pelo treinador, o Coritiba terá totais condições de fazer uma excelente temporada.
Campeão do primeiro turno. No segundo turno, quatro pontos atrás do primeiro colocado e ainda 27 pontos para disputar.
Aos que pensam que o Coritiba deu adeus a disputa do título do segundo turno após dois empates nos dois primeiros jogos, afirmo, estão enganados. Ao final deste turno voltamos a conversar.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)