Falando de Bola
Não só a torcida Coxa, como tantas outras tem a mania de queimar determinado jogador.
É só não ir com a cara do “fulano”, que ao primeiro passe errado, lá vem vaias.
Vários jogadores eram “perseguidos” pela torcida do Coritiba, os quais puxando pela memória me vêm dois à cabeça.
Um era o lateral direito Marcio Batatinha, que fez parte do timaço de 1989. Era um lateral direito regular, mas que destoava da grande equipe daquele ano. Dificilmente cometia falhas gritantes, mas em seu primeiro erro a torcida logo o apupava.
Eu mesmo não era fã deste jogador, porém após aquele ano, e principalmente na década de 90 e início do ano 2000, vi muito laterais direitos muito inferiores a Marcio Batatinha.
Outro era o lateral esquerdo Ricardinho, hoje atuando no futebol sueco, onde é titular do principal time do país e constantemente cogitado para se naturalizar sueco e defender a seleção local.
Ricardinho era veloz e bom tecnicamente, mas tinha que conviver à sombra do “monstro” Adriano, hoje titular somente do melhor time do mundo, o Barcelona.
E a comparação era extremamente injusta já que Adriano já era de nível de seleção brasileira, o que se confirmou com a seqüência de sua carreira.
A idéia deste acima e da coluna vem de um bate papo com meu amigo Alex, recém contratado pelo Coritiba.
Uma frase dita pelo Alex tornou-se o motivo principal deste texto:
"Pretendo ajudar muito o Junior Urso, pois vejo muito potencial nele. O Urso joga muito, só perde para ele mesmo. Se aprender a fazer o simples, vai ficar milionário."
Confesso que não fiquei surpreso com a opinião de Alex, pois tenho a mesma opinião.
Para mim, Junior Urso tem totais condições de ser o volante titular da equipe do Coritiba, principalmente pela sua rapidez e eficácia nas roubadas de bola.
Quando melhorar o índice de acerto de passes, se tornará uma excelente opção dentro do elenco Alviverde.
O pior momento de Junior Urso dentro do Coritiba aconteceu quando foi escalado como segundo volante, função que devido a necessidade de uma melhor saída de bola, acabou queimando o jogador perante a torcida Alviverde.
O gol perdido na final da Copa do Brasil acabou trazendo uma reação ainda mais negativa da torcida com este atleta.
Porém, sempre fez bons jogos quando foi escalado como primeiro volante.
Outro comentário feito por Alex chamou a atenção:
"Aposto no Everton Ribeiro e no Robinho. Se eles se entenderem bem, com certeza serão os destaques."
Sobre Everton Ribeiro nada a acrescentar, pois é notória a evolução e qualidade deste atleta.
Mas causa surpresa, não para mim, o comentário sobre Robinho, outro atleta, injustamente, criticado pela torcida.
Dono de um alto índice de acerto de passes, polivalente, tático e detentor do maior número de assistências do time no Campeonato Brasileiro, Robinho tem totais condições de ser extremamente útil no elenco que está sendo montado.
A opinião de Alex sobre Junior Urso e Robinho reforça ainda mais o que eu achava sobre estes dois jogadores, mesmo que grande parte da torcida tecesse várias críticas ao futebol de ambos.
Várias vezes me perguntei o porquê de eu achar que os dois atletas eram bom jogadores, quando a maioria da torcida pensava exatamente o contrário e criticou veementemente quando foi anunciada a permanência de ambos para esta temporada.
Fico feliz que Alex, craque de reconhecida categoria, pensa da mesma maneira, principalmente pela inteligência que já demonstrou fora das quatro linhas.
Uma opinião deste “naipe” não pode ser desprezada.
Quem sabe 2013 não seja o ano da afirmação e da recuperação de Robinho e Junior Urso perante a torcida Alviverde.
Quero desejar a todos os leitores do “Falando de Bola” e seus familiares, um Feliz Natal e um Ano Novo, com muita paz, saúde e prosperidade, e não deixando de desejar ao nosso Coritiba um ano de muitas conquistas dentro de campo e muito avanço fora dele.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)