Falando de Bola
A vitória por 3x1 frente ao Paranavaí foi o primeiro jogo do Coritiba que assisti nesta temporada de 2012.
Por estar viajando em férias, não tinha tido até então nenhuma possibilidade de ver qual seria o efeito que a saída e chegada de alguns jogadores tinham causado na equipe Coxa-Branca.
E confesso que, mesmo com um jogo teoricamente fácil e que se tornou complicado, me surpreendi positivamente com o novo Coritiba.
Pude notar que os jogadores que saíram não estão fazendo falta, que os novos jogadores possuem boa qualidade, mas principalmente fiquei extremamente feliz com a evolução do jogador Lucas Mendes, agora sim um lateral esquerdo de ofício.
Lucas se mostrou participativo, marcando bem, mesmo com o infantil pênalti cometido e apoiando melhor ainda, mostrando velocidade e jogadas agudas, como em um arremate perigoso ao gol adversário e um pênalti sofrido, após uma bonita tabela, mas que não foi assinalado pelo juiz.
Pelo que tenho lido, e pelo o que assisti na partida de ontem, o lateral-esquerdo Lucas Mendes tem sido o principal destaque do Coritiba neste início de temporada.
Nas demais alterações efetuadas na equipe, o novato lateral Jackson dá mostras que poderá brigar pela posição com Jonas, principalmente quando Marcelo Oliveira precisar de laterais mais ofensivos.
Apesar de mostrar precipitações em alguns lances, se aprimorar os passes e cruzamentos, complicará a volta de Jonas ao time titular.
A zaga não mudou com a entrada de Pereira no lugar de Jeci, porém com o grandalhão Pereira em campo o Coritiba ganha muito na bola aérea, tanto ofensiva quanto defensiva.
A dupla de volantes também se mostrou muito bem, apesar de certo domínio territorial do Paranavaí na segunda etapa.
William, mais uma vez, marcou um golaço e mostrou que possui qualidade quando arranca para o ataque.
Já Tcheco apesar de não ter o mesmo poder de marcação, dá muita qualidade na saída de bola da equipe, além de sua conhecida liderança. A entrada de Junior Urso, que poderá acontecer em alguns jogos, dá maior poder de marcação, porém a equipe perde muito na saída de bola.
Uma opção para Marcelo Oliveira seria observar o jogador Gil nesta posição. O jogador fez bons campeonatos paulistas pelas equipes do Santo André e da Ponte Preta, mas ainda não conseguiu ter uma seqüência de jogos pelo Coritiba para mostrar o seu potencial. O garoto Emerson Santos, que veio do Grêmio, pode ser uma alternativa, quando a equipe precisar ser mais ofensiva.
No trio de meias, a presença de Renan Oliveira foi uma agradável surpresa. Eu já gostava do futebol deste atleta e fiquei muito empolgado quando sua contratação foi anunciada, mas não esperava uma rápida adaptação ao time Coxa.
Meia, de toques rápidos, categoria, habilidade e boa chegada ao ataque, mostrou que deverá ser um dos destaques da equipe nesta temporada. Fez na partida de ontem, a função de armador, justamente o que faltou na temporada passada.
Não foi raro ver Renan abrindo o jogo e colocando os laterais para jogar, fato que desafogava o meio e criava ao Coritiba oportunidades de chegar à linha de fundo. Com o que vem jogando fará com que Lincoln, a principal contratação da temporada, tenha que “ralar” muito para garantir sua titularidade absoluta.
Para finalizar a presença de Marcel no ataque, mostrou que o Coritiba terá um avanço nesta posição em relação ao ano passado.
Apesar da boa temporada de Bill, estragada pelo “descaso” do jogador na reta final do Campeonato Brasileiro, Marcel, que ainda está longe da condição técnica ideal, tem mais qualidade, tanto com a bola no chão, como nas jogadas aéreas.
Aliás, as jogadas aéreas, que ocasionaram vários gols até aqui, mostram ser uma arma letal que o Coritiba usará nesta temporada.
Em relação ao ataque, me preocupa apenas o fato de que Leonardo não dá nenhuma mostra de que voltará a ser o excelente atacante que ajudou muito na Série B em 2010, o que complicará a vida de Marcelo Oliveira quando Marcel não puder atuar.
Talvez resida aí, no comando de ataque, a grande carência do Coritiba neste momento.
O grande problema é a escassez de jogadores para esta posição disponíveis no mercado e que estejam dentro dos valores que o Coritiba se propõe a pagar.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)