Falando de Bola
Os resultados da noite de sexta-feira não favoreceram a equipe Alviverde, que temporariamente perdeu a liderança do campeonato.
O Sport/PE venceu bem o América/RN e cola definitivamente no G4. Tem um bom time, bons jogadores e deve subir. Se não fosse o péssimo início de campeonato, o time pernambucano tinha tudo para estar brigando pela liderança.
O América, mais uma vez, venceu fora de casa. O Vila Nova vinha em ascensão, mas não foi páreo para o matador Fabio Jr que fez três gol, recuperando seu bom futebol e faro de gol, dando mostras que ainda pode brilhar por uma equipe de maior expressão. Mesmo assim não acredito que o América subirá.
A diretoria Alviverde poderia prestar atenção neste jogador, pois ultimamente está difícil achar goleador de qualidade no futebol brasileiro.
O Figueirense goleou a Ponte Preta em Florianópolis e assumiu provisoriamente a liderança da competição. O goleiro Eduardo Martini, da Ponte Preta, que fechou o gol contra o Coritiba, desta vez entregou o ouro facilitando a vitória dos catarinenses. O Figueirense, após duas vitórias seguidas, segue firme rumo à primeira divisão.
A vitória do Figueirense foi interessante para o Coritiba, mesmo que temporariamente o time Alviverde tenha perdido a liderança da competição. A vitória catarinense manteve a Ponte fora do G4, e conseqüentemente longe do Coritiba.
A Portuguesa abriu a cova do Paraná Clube, goleando impiedosamente o time da Vila Capanema, o que deverá ocasionar a demissão do técnico Marcelo Oliveira. Com a vitória, a Lusa se aproxima da turma de cima da tabela, mas não acredito que brigará pelo acesso.
A acachapante derrota paranista mostrou um amontoado de jogadores, sem alma, sem raça e sem vontade, reflexo, talvez da crise financeira do clube. Somam-se ainda as inúmeras contratações sem critério. O resultado não poderia ser diferente, e deixa o time paranista como um sério candidato a Série C.
O único resultado favorável ao Coxa foi o empate entre São Caetano e Brasiliense, que manteve o time do ABC Paulista distante do G4.
Mesmo com um início de rodada teoricamente desfavorável, o Coritiba tem tudo para voltar à liderança da competição já neste sábado.
Causa preocupação apenas as prováveis escalações de Ângelo e Dirceu no sistema defensivo.
Contra Dirceu pesa contra apenas a falta de ritmo, porém em relação a Ângelo é de notório conhecimento que este atleta não tem condições de atuar no Coritiba.
Com isso, é praticamente certa uma substituição no intervalo no lado direito do Coxa.
Para este jogo, o técnico Ney Franco poderia ser um pouco mais ousado, já que provavelmente entrará em campo com três zagueiros, dois alas? (Ângelo é mais lateral do que um ala) e dois volantes, deixando teoricamente três jogadores para armar ofensivamente a equipe.
Teoricamente, eu diria, pois Léo Gago deve ajudar na armação das jogadas, porém sem a mesma criatividade e qualidade técnica de Dudu, que estará no banco.
Porém, mesmo com todos os desfalques já conhecidos e também o retrospecto desfavorável contra o Santo André, o Coxa deve vencer o time paulista.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
twitter.com/rhonorio
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)