Falando de Bola
A torcida Alviverde aguarda com muita expectativa a apresentação oficial do elenco Alviverde, marcada para a noite do dia 4 de dezembro.
A temporada de 2013 é cercada de muita ansiedade, principalmente pela chegada do craque Alex, após dezesseis anos longe do Alto da Glória.
Além da expectativa criada com a chegada de Alex e a manutenção, pelo menos por hora, de todos os principais jogadores da equipe, nomes como Michel Bastos, Alan Kardec, Rafinha, Leandro Almeida, entre outros especulados, ajudaram ainda mais a aumentar o anseio do torcedor Coxa-Branca no anuncio de alguns reforços.
Do elenco de 2012, alguns nomes não farão parte como os laterais Henrique e Ayrton, os atacantes Marcel, Anderson Aquino e Roberto, estes já conhecidos do torcedor.
Jogadores devem chegar, e as especulações mais fortes e reais giram em torno dos atacantes Artur, ex-Paraná, Julio Cesar, ex-Figueirense e do zagueiro Leandro Almeida, revelado pelo Atlético/MG, mas que estava no futebol ucraniano.
Os dois atacantes mencionados são bons nomes e podem contribuir muito nesta temporada, principalmente o experiente Julio Cesar, que fez uma excelente temporada em 2011 no time catarinense, mas afundou com seus companheiros em 2012, fazendo parte do grupo que rebaixou o Figueirense.
Já o zagueiro Leandro Almeida seria uma ótima contratação e com certeza assumiria com propriedade o lado direito da zaga Alviverde, formando uma excelente dupla com Emerson. Jogador alto e de bom porte, costuma marcar muitos gols.
Por outro lado, apesar de esperar ansiosamente pelo anuncio de pelo menos um nome de impacto, não acredito que sejam anunciados, pelo menos neste momento, nomes como Michel Bastos e Rafinha.
Se um destes nomes forem anunciados amanhã, não resta dúvida que a torcida Alviverde ganharia outro grande estímulo neste início de temporada.
Porém, acho que a chegada de jogadores mais renomados ficaria mais para o início do Campeonato Brasileiro ou após a temporada 2012/2013 do futebol europeu.
Como curiosidade, quando um jogador brasileiro que atua no exterior divulga a sua rescisão de contrato, ou mesmo a vontade de fazê-la, vira motivo de grande disputa por parte dos grandes clubes do futebol nacional. Um dos exemplos é o zagueiro Lucio, e agora o zagueiro Cris, que recentemente rescindiu com o Galatasaray e está acertando com o Grêmio. Esta tem sido a tônica do mercado de jogadores, e tem beneficiado apenas os atletas e os empresários, que faturam cada vez mais alto com o interesse de vários clubes em seus jogadores.
Em relação à manutenção dos principais atletas do clube, espera-se que Emerson, William, Rafinha, Everton Ribeiro e Deivid continuem no clube para deixar o Coritiba ainda mais forte em 2013.
Com o anúncio de Montillo no Santos, o Cruzeiro deverá vir com “bala na agulha” para contratar Everton Ribeiro. Acredito que será muito difícil o Coritiba segurar este atleta. Espera-se que a reposição seja feita a altura, principalmente que Everton foi o principal destaque individual da equipe em 2012.
Espera-se ainda boas perspectivas de nomes como Keirrison e Ruidiaz, principalmente o primeiro, tido como a grande esperança ofensiva em 2012, mas que acabou se contundindo e tendo a sua reestréia com a camisa Alviverde adiada.
Mas enfim, expectativa a parte sobre o anuncio de reforços, que a temporada de 2013 inicie-se de forma positiva e que o grande Coritiba consiga novamente firmar-se de vez entre os grandes do futebol brasileiro.
“A cada manhã, exijo ao menos a expectativa, quer ela aconteça ou não. Expectativa, por si só, já é um entusiasmo. Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino.”
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)