Falando de Bola
As boas atuações de Marcio Gabriel e Carlinhos Paraíba, tanto no jogo da Baixada, como na vitória contra o CSA, começam a dar sinais de que o 3-5-2 de René Simões pode ser, sim, muito ofensivo.
Ivo Wortmann, então técnico Alviverde, conseguiu convencer Carlinhos Paraíba a atuar pelo lado esquerdo, já que Vicente e Guaru não vinham correspondendo às expectativas do treinador.
Pelo lado direito, com Marcio Gabriel e Rodrigo Heffner também não correspondendo e com a negativa de Pedro Ken em atuar pelo setor, Ivo improvisou o meia-atacante Ramón nesta posição.
Porém, Ramón não demonstrou futebol suficiente para se manter na posição, principalmente pela lentidão na condução da bola e pela nulidade em chegar a linha de fundo.
Com a demissão do antigo treinador, coube a René Simões, com dicas de Edison Borges e Dirceu Kruger, reconduzir Marcio Gabriel ao time titular e manter Carlinhos Paraíba pelo lado esquerdo, já que este atleta mostrava-se totalmente à vontade nesta posição.
No Atletiba, talvez a maior surpresa tenha sido a entrada de Pereira para jogar na sobra, e com isso Mancha formou a dupla de volantes com Leandro Donizete, garantindo assim, uma melhor cobertura para os alas, e dando liberdade para que Marcelinho Paraíba pudesse desenvolver seu futebol.
Ainda é cedo para dizer que este esquema é o ideal para o Coritiba no momento, porém não podemos negar que o time ficou tanto forte defensivamente, como também criativo pelos lados e mortal no ataque.
O que tanto Ivo tentava parece que agora está dando certo, e o segredo talvez seja a entrada de Pereira e saída de Pedro Ken do time, combinado ao Mastermind de René Simões.
Guaru na ala, Carlinhos Paraíba no meio
Com o desfalque de Marcelinho Paraíba para o jogo contra o Nacional, René Simões, após a vitória sobre o CSA, deu declarações que o substituto será Guaru, com Carlinhos Paraíba indo jogar na meia-cancha.
Teoricamente a primeira opção seria a utilização do garoto Renatinho, jogador de origem e titular até a chegada de Marcelinho.
Renatinho ainda não foi utilizado por René Simões, ficando apenas no banco contra o Atlético e CSA, mas não entrando no decorrer da partida.
Como Carlinhos Paraíba já deu declarações dizendo totalmente à vontade na função de ala-esquerdo, creio ser inoportuna a sua volta a meia-cancha, até pelo fato do esquema estar dando certo nas ultimas partidas, e este atleta ter sido extremamente importante jogando pelos lados do campo.
Por outro lado, Guaru já deu mostras que tem um bom rendimento quando joga também pelo meio, o que poderá fazer com que ele e Paraíba se alternem nas funções de ala e meia, tentando confundir a marcação adversária.
E você amigo COXAnauta, escalaria qual jogador para a função de Marcelinho Paraíba?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)