Falando de Bola
Encerrado os confrontos da segunda fase, partimos agora para as partidas das oitavas de final da Copa do Brasil.
As principais surpresas foram às classificações do Horizonte/CE e Prudente/SP, que eliminaram Guarani e Atlético Mineiro, respectivamente.
Outra surpresa, não pela classificação, mas sim pela forma que aconteceu, foi à vitória do Goiás por 3x0 em cima da Ponte Preta, em Campinas, eliminando o oponente já na primeira partida.
Análises dos próximos confrontos:
Flamengo x Horizonte/CE
Apesar de enfrentar um adversário motivado, o Flamengo não deverá encontrar dificuldades em passar a próxima fase.
Além de ter um time tecnicamente muito superior ao Horizonte, o fator torcida deverá fazer a diferença, principalmente pelo fato de que tanto no Rio de Janeiro, como no Ceará, o time Rubro-Negro deverá ter a presença maciça de sua torcida.
O time cearense vem em ótima fase no Campeonato Cearense, e tem como o grande destaque o meia-atacante Diego Palhinha, mas mesmo assim não deverá criar muitas dificuldades para o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho.
Palpite: Flamengo
Prudente x Ceará
Aqui, provavelmente o confronto mais equilibrado das oitavas de final.
Apesar de estar em último no Campeonato Paulista, o Prudente surpreendeu a todos ao eliminar o Atlético Mineiro, segurando um empate por 0x0 em Minas.
Por outro lado o Ceará vem fazendo excelente campanha no campeonato regional, conquistando o primeiro turno. Tem como grande destaque o ataque formado pelo veterano Iarley e pelo goleador Marcelo Nicácio, responsável pelo gol, marcado no último minuto, que classificou o time cearense para esta fase.
Palpite: Ceará
Caxias x Coritiba
Dois times que vêm fazendo boas campanhas nesta temporada.
O Coritiba, em números, é o melhor time do Brasil atualmente. Já o Caxias, após um excelente início de temporada, quando chegou a disputar contra o Grêmio a final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, perdendo somente nos pênaltis, caiu um pouco de produção na sequência.
Mesmo assim é um time perigoso, que tem como principal destaque o atacante Lima, revelado pelo Coritiba e que é o artilheiro do time na temporada, mostrando que quer recuperar o tempo perdido na carreira.
Sempre tendo os times gaúchos como “asa negra”, uma vez que já foi eliminado em três semifinais de Copa do Brasil, por Inter e Grêmio, o Coritiba não terá vida fácil, e terá que apresentar um grande futebol para passar a próxima fase.
Palpite: Coritiba
Palmeiras e Santo André
Aqui um confronto de opostos, mas com uma peculiaridade.
De um lado o Palmeiras, líder do Campeonato Paulista e dono de uma defesa quase intransponível, muito bem montada por seu treinador.
Do outro lado, o Santo André, time que ocupa a Zona de Rebaixamento do mesmo campeonato.
Enquanto o Palmeiras se classificou com facilidade, o Santo André teve dificuldades para eliminar o Sampaio Correia.
Porém, o Santo André é uma “pedra no sapato” da equipe palmeirense, e eliminou o time do Parque Antarctica em 2004, quando foi campeão do torneio em cima do Flamengo, no Maracanã.
Palpite: Palmeiras
Vasco x Náutico
Enquanto o time carioca passou com muitas dificuldades pelo ABC de Natal, o Náutico eliminou o Bangu, já na primeira partida.
Apesar de estar se reestruturando com a contratação de bons jogadores, como Diego Souza e Alecsandro, além de contar com Felipe em excelente fase, o Vasco terá um confronto duríssimo.
O time pernambucano, comandado pelo meia Eduardo Ramos, já está classificado para a fase final do campeonato regional, e tem feito bons jogos dentro dos Aflitos, que deverá ser sua principal arma para tentar eliminar o time vascaíno.
Mas a qualidade de Diego, Bernardo, Felipe, os gols de Alecsandro e Eder Luiz, além da segurança de Fernando Prass no gol, deverão garantir a classificação ao time vascaíno.
Palpite: Vasco da Gama
Atlético/PR x Bahia
Outro jogo que deverá ser marcado pelo forte equilíbrio, onde quem obtiver o melhor resultado em casa levará a classificação.
O Atlético/PR passou com tranqüilidade após vencer o Paulista em Jundiaí por dois gols.
O time deverá vir motivado, após a contratação do bom técnico Adilson Batista.
Já o Bahia, que passou pelo Paysandu, com dois gols de Souza, vem fazendo uma boa campanha no estadual. Mas ainda não deslanchou na temporada e já está em seu segundo treinador. Conta com quatro jogadores emprestados pelo Corinthians, Souza, Dodô, Boquita e Lulinha.
Sua grande vantagem neste confronto deverá ser o grande apoio de seu torcedor, no jogo a ser disputado em Salvador.
Palpite: Atlético/PR
Botafogo x Avaí
Um confronto que também pode ser marcado pelo equilíbrio, uma vez que são dois times que não atingiram a regularidade na temporada.
O Botafogo, eliminado na Taça Guanabara pelo Flamengo, passou sem sustos pelo Paraná Clube, porém sem apresentar um bom futebol.
O técnico Caio Junior comandou o time apenas por três partidas, e ainda não conseguiu implantar seu estilo de jogo. O time depende muito de sua dupla de ataque, Herrera e Loco Abreu.
O Avaí, após um péssimo início de ano, quando chegou a ser lanterna do campeonato catarinense, começa a se recuperar, mas longe ainda de ganhar a confiança de seu torcedor.
Após perder importantes jogadores como Emerson, Eltinho e Davi, para o Coritiba, e Vandinho para o São Caetano, o time da “Ilha da Magia” deposita suas fichas no meia Marquinhos, ídolo do time, e no atacante William.
Palpite: Botafogo
São Paulo x Goiás
Mesmo sendo considerado um dos três times que estão apresentando o melhor futebol neste início de temporada, ao lado de Coritiba e Cruzeiro, o São Paulo teve muitas dificuldades para eliminar o Santa Cruz.
Após perder o primeiro jogo por 1x0, conseguiu a classificação em casa, vencendo o jogo por 2x0, marcando o segundo gol depois dos 30 minutos do segundo tempo.
Mas com um ótimo elenco, e jovens em excelente fase, como o meia Lucas, o time são paulino é considerado o principal favorito do torneio deste ano.
Já o Goiás, rebaixado a Série B em 2010, surpreendeu ao eliminar a Ponte Preta já na primeira partida, quando venceu por 3x0, em Campinas.
Ainda tentando se recuperar do rebaixamento, o time conta com o atacante Hugo, emprestado pelo Coritiba, em ótima fase.
Palpite: São Paulo
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
rhonorio@twitter.com
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)