Falando de Bola
Mal acabou o campeonato brasileiro e o Coritiba começou a reforçar o seu elenco para a próxima temporada.
O lateral direito Ceará, que estava no Cruzeiro, é o primeiro contratado do clube para 2016.
O lateral direito, de 35 anos, anunciado hoje, jogou pelo Coritiba nos anos de 2002 e 2003, vindo do Botafogo/SP.
Em 2003, fez parte do time, treinado por Paulo Bonamigo, que levou o time Alviverde a disputar a Taça Libertadores da América em 2004, porém com atuações apenas regulares, o atleta não teve seu contrato renovado, indo atuar no São Caetano.
As boas atuações pelo São Caetano o levaram a ser contratado pelo Internacional, onde conquistou o Mundial Interclubes em 2006, quando o Inter venceu na final o Barcelona por 1x0, gol de Adriano Gabiru.
Nesta final, Ceará teve uma grande atuação, principalmente defensiva, quando literalmente colocou Ronaldinho Gaúcho, grande craque do time catalão e que estava em sua melhor fase técnica, praticamente “no bolso”, marcando implacavelmente o jogador, não o deixando fazer a diferença para o time da Catalunha.
Após o título o jogador foi atuar no Paris St Germain, da França, atuando ao lado de jogadores como Makelele, Giuly, Kezman, Menéz, Sissoko, Pastore, Matuidi, entre outros. Nas cinco temporadas que passou no time francês, Ceará foi titular absoluto da equipe.
Em 2012, o lateral foi contratado pelo Cruzeiro, onde se sagrou bicampeão brasileiro nos anos de 2013 e 2014.
Suas principais características são a força física e a eficiência na marcação.
Cumpre muito bem sua função em uma linha defensiva de quatro jogadores.
A chegada de Ceará resolverá um problema crônico do time, já que desde quando era treinado por Ney Franco, o zagueiro Leandro Silva vinha ocupando a lateral direita.
Com a contratação do lateral, o time Alviverde já tem definido o seu sistema defensivo, que deverá ser formado por Wilson, Ceará, Wallison Maia, Juninho e Carlinhos, além do volante João Paulo que deverá continuar como titular.
Com Ceará pelo lado direito, Carlinhos deverá ter mais liberdade para atuar ofensivamente.
Sua última temporada pelo Cruzeiro foi marcada por problemas físicos, e este é a grande incógnita em sua contratação pelo Coritiba. Apesar disso, o jogador foi considerado um dos melhores laterais direitos do campeonato brasileiro.
Porém, caso o jogador esteja em ótimas condições físicas, não resta dúvida que o Coritiba contratou um bom jogador, que deverá ser extremamente útil ao time.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)