Falando de Bola
Apesar da situação incômoda na tabela de classificação do campeonato brasileiro, a derrota por 3x1 para o São Paulo não pode ser considerada um desastre, principalmente pelo fato da equipe ter entrado somente com jogadores que não são titulares e por estar focada na final da Copa do Brasil, e não tem como se enganar que a equipe consegue deixar de lado a final para se concentrar somente no Campeonato Brasileiro.
De positivo as entradas dos garotos Thiago Primão e Alex Santos que deram qualidade, principalmente o meia, e movimentação ao time.
Já o garoto Rafael Silva, jogador diferenciado e grande esperança da base, mais uma vez deixou a desejar, assim como já tinha sido na vitória sobre o São Paulo e na derrota para o Sport, mostrando displicência e apatia durante as partidas.
Após o fim da Copa do Brasil, a equipe Coxa-Branca tem totais condições de se recuperar no Campeonato Brasileiro.
A tendenciosa arbitragem, que influiu diretamente no resultado, da partida contra o Palmeiras terá um lado positivo na segunda partida da final.
Mesmo que o resultado tenha sido péssimo e muito difícil de ser revertido, digo difícil não impossível, os “erros” de Wilton Pereira Sampaio trarão ainda mais motivação não só para os atletas, como principalmente para a torcida Alviverde que está se preparando para, de fato, ser o 12º guerreiro desta batalha.
E qual deverá ser o comportamento ideal da torcida Alviverde para o jogo desta quarta-feira?
Longe de querer ditar uma cartilha comportamental aqui, o fato é que somente com muito apoio para os jogadores do Coritiba e pressão total nos jogadores do Palmeiras e no trio de arbitragem, a torcida estará colaborando de forma efetiva para que o Coritiba alcance o seu difícil, repito, mas não impossível objetivo.
As Ruas de Fogo e o Green Hell Tecnológico já darão uma amostra do clima que estará o Couto Pereira na grande decisão, porém isto será apenas antes da bola rolar.
É óbvio que o jogador já entrará mais motivado em campo por perceber a mobilização da torcida pelo seu time, mas será durante os noventa e tantos minutos que a torcida Alviverde deverá fazer realmente a diferença.
É importante demais que todos deixem de lado, para esta partida, as críticas contra determinados jogadores e pelo treinador.
Tudo o que a equipe do Coritiba não precisa é ser desestabilizada por xingamentos e vaias vindos das arquibancadas.
É hora de apoiar o Coritiba, pressionar o Palmeiras e o trio de arbitragem.
Temos que cantar Coxa quando os jogadores Alviverdes estiverem com a bola. Temos que vaiar quando os palmeirenses estiverem com a bola.
O trio de arbitragem tem que ser pressionado para que apite de forma justa. Não precisamos ser ajudados como o Palmeiras foi em São Paulo, mas apenas queremos que a justiça seja feita dentro de campo, sem a influência da arbitragem.
Na bola, o Coritiba tem um time superior. Nas arquibancadas uma torcida apaixonada, vibrante e um “bando de doidos”, que empurrarão o Coxa pra cima do time adversário.
Esse é jogo que o Coxa precisa da sua torcida. Será uma partida especial, onde cada torcedor Alviverde pode fazer a diferença em favor do Coritiba.
Será um momento histórico, onde o Brasil inteiro verá o que é a força de uma torcida enlouquecida pelo seu time.
Não tenho a menor dúvida de que o Coritiba sairá campeão na quarta-feira, pois os atletas Alviverdes entrarão muito mais motivados com o apoio da “torcida que nunca abandona”, e os palmeirenses não agüentarão a pressão que virá das arquibancadas e que trará um gás a mais a cada jogador do Coritiba.
O dia 11 de julho de 2012 ficará para a história como o dia em que a torcida realmente fez a diferença.
Em um bate papo com meu amigo Alex, grande craque Alviverde, o questionei a respeito da diferença que faz o apoio vindo das arquibancadas.
A resposta foi clara:
"Os jogadores entram muito mais motivados quando o apoio é total. A pior coisa para nós, é quando sentimos a falta de "tesão" vindo de fora para dentro. Para o jogo contra o Palmeiras todos os atletas estarão tensos, mas se perceberem que fora de campo a confiança existe, cada jogador terá uma força extra para atingir o objetivo."
Raça Verdão, você é campeão!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)