Falando de Bola
Nunca esqueceremos fatos como o ocorrido em 06 de dezembro de 2009 e também em 27 de novembro de 2010.
Comparações à parte, o fato é que em ambas as situações saímos extremamente envergonhados do que vimos dentro do Couto Pereira.
Se em 2009 saímos com a sensação de que tudo precisava ser reconstruído, mesmo com o retorno para a Série A em 2010, a sensação do último sábado não foi diferente da sentida anteriormente.
Porém, algumas notícias como a provável renovação de Marcos Aurélio, a liberação de Rafinha na justiça, e as possíveis permanências de Pereira, Léo Gago, Enrico e Leonardo dão provas que as coisas começam a mudar e melhorar no Alto da Glória.
Diferentemente de anos anteriores caso as renovações dos jogadores citados realmente se concretizem, o Coritiba começará a temporada de 2011 com uma excelente base, com reais condições de fazer boas campanhas em todos os campeonatos que disputar.
Mas mesmo com uma excelente base, é de conhecimento de todos que a equipe Alviverde precisa se reforçar em posições pontuais.
E quais seriam estas posições?
A principal carência da equipe Alviverde na temporada passada foi em seu setor defensivo, mais precisamente nas alas.
Os jogadores específicos da posição (Fabinho Capixaba, Angelo, Fabinho Souza, Triguinho e Dênis) não tiveram uma boa regularidade durante toda a temporada.
Os garotos Fabinho Souza e Dênis não tiveram muitas oportunidades, mas nas poucas que tiveram, não demonstraram um futebol suficiente para resolver definitivamente o problema do setor.
Os laterais direitos Angelo e Fabinho Capixaba mostraram muito pouco. Fabinho ainda teve alguns lampejos, mas Angelo, com exceção de um cruzamento para o gol da vitória contra o Brasiliense marcado por Triguinho, e do gol marcado contra o Ipatinga, nada fez que justificasse sua permanência na equipe titular.
Já Triguinho, após um péssimo início no Coritiba, recuperou-se no final da temporada ao marcar gols importantes, porém após sua grave contusão, fica a dúvida se poderá ter um bom rendimento na posição na próxima temporada.
Ney Franco, ainda tentou algumas improvisações pelo lado direito, como Rafinha e William, e pelo lado esquerdo com Enrico, mas nenhum rendeu de maneira efetiva e regular na posição.
Outra posição carente está na zaga Alviverde.
Mesmo com um time bem superior aos adversários, o Coritiba não teve um bom desempenho no setor defensivo, sofrendo 49 gols, sendo apenas a oitava melhor defesa do campeonato de 20 clubes.
Mesmo não podendo responsabilizar somente os zagueiros, principalmente pelo fato do Coritiba ter volantes (Leandro Donizete, Léo Gago, Marcos Paulo e Andrade) com características ofensivas, que várias vezes deixaram a frente da área desguarnecida, o fato é que o Coritiba precisa de no mínimo mais um zagueiro para disputar posição com Jeci, Cleiton ou Demérson, já que o xerifão Pereira, jogando como homem da sobra é soberano.
No sistema com três zagueiros, Pereira é um dos melhores zagueiros do Brasil atuando na sobra. Além de ser importante defensivamente, é também uma excelente nas jogadas de bola parada do Coritiba.
O problema aparece se Marcelo Oliveira resolver jogar com dois zagueiros. Neste caso o treinador terá que trabalhar muito, pois ficou provado que a dupla Jeci e Pereira não rende bem jogando juntos neste sistema.
O Coritiba ainda carece de reforços na armação e no ataque. Mas estas posições são menos prioritárias se as renovações de contrato forem confirmadas.
Com isso, a diretoria pode procurar soluções fora do Brasil, tanto repatriando jogadores brasileiros, como contratando estrangeiros quando abrir a janela de transferências, e com isso reforçar mais qualificadamente estes setores.
Para estas posições o Coritiba possui bons valores dentro do próprio elenco, podendo começar a temporada com os mesmos valores que estavam no elenco, e ainda tentando garimpar bons valores nas categorias de base.
O bom planejamento efetuado pelo Departamento de Futebol no ano de 2010, deverá render bons frutos já para o início da temporada, e isso confirma a mudança de mentalidade, pelo menos na área do Departamento de Futebol, vistos pelas bandas do Alto da Glória.
Reforçando as posições pontuais com jogadores de qualidade, não resta dúvida que o Coritiba será muito forte na próxima temporada.
Mas também para que o Coritiba inicie muito bem a temporada 2011 e preciso que se crie novamente a simbiose torcida e time.
E com isso acontecendo, não resta a menor dúvida que os adversários tremerão quando enfrentar o Coritiba dentro do Couto Pereira.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)