Falando de Bola
Com a contratação do técnico Gilson Kleina, que teve sua contratação reprovada por grande parte da torcida Alviverde que se manifesta através das redes sociais, o Coritiba parte agora para formar o seu elenco para a próxima temporada.
Alguns jogadores não deverão ficar, dentre eles Lúcio Flávio e Leandro Silva, titulares em boa parte do campeonato brasileiro, embora a diretoria ainda não tenha se manifestado oficialmente em relação a dispensa do zagueiro/lateral.
Outros jogadores que estão com o contrato por vencer, embora ainda não dispensados oficialmente, não deverão ter os seus vínculos renovados. E neste grupo deverão estar jogadores como Ivan, Bonfim, Ednei, Misael, Marcos Aurélio, Rodolfo, Wallyson e Michel.
E ainda existe a situação de Juan, Henrique Almeida e Kleber, jogadores com contrato vencendo em 31/12/2015, que podem permanecer no clube, embora a situação do artilheiro do time com 12 gols no Campeonato Brasileiro seja a mais difícil de ser resolvida, em face da sua valorização com os gols marcados.
Em contra-partida, o time Alviverde já começou a reforçar o seu elenco.
O experiente lateral - direito Ceará é o primeiro jogador anunciado, e vem para suprir uma grande carência do time.
Mas a tendência é que os negócios com o Cruzeiro não parem por aí, e outros jogadores do time mineiro interessam ao Coritiba.
O volante William Farias, o lateral-esquerdo Fabrício, o meia Gabriel Xavier e o atacante Joel são os nomes que interessam ao time Coxa-Branca.
William Farias e Joel são dois conhecidos do torcedor do Coritiba. A especulação em torno do retorno destes dois atletas não é de hoje. Já tentou-se trazer o volante no ano passado, mas uma contusão atrapalhou o seu retorno. Como provavelmente não será utilizado, desde que haja um acordo financeiro, a sua volta é bem possível.
Apesar de ser um jogador limitado tecnicamente, a sua identificação com a camisa Coxa pode lhe fazer bem neste momento, e William vir a ser uma boa opção para o técnico Gilson Kleina.
A cogitação em torno do nome de Joel, deve-se também a sua excelente passagem pelo clube em 2014, e também pelo fato de não ter sido aproveitado com freqüência em 2015, apesar de que assim como William, uma contusão atrapalhou uma seqüência de jogos.
O lateral-esquerdo Fabrício é a grande surpresa entre os nomes especulados, uma vez que foi titular do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro.
Considerado como uma grande revelação da Portuguesa, teve uma passagem pelo Internacional, quando deixou o clube de forma polêmica, ao tirar a camisa em plena partida, no momento em que era vaiado constantemente pela torcida colorada.
Jogador de excelente nível técnico e muito bom no apoio, será um grande reforço caso tenha a contratação confirmada.
Porém, a sua contratação provavelmente tenha ligação com uma possível saída do titular Carlinhos. O atual lateral Alviverde pode ir para o Botafogo, em uma negociação envolvendo o atacante Henrique Almeida, ou então, para o próprio Cruzeiro na transação que pode envolver a vinda dos jogadores citados.
Em termos de qualidade técnica, Carlinhos e Fabrício se equivalem, porém o atual lateral cruzeirense trabalha melhor a parte defensiva do que o jogador Alviverde.
O últimos dos citados, o meia Gabriel Xavier, chegou ao Cruzeiro cercado de muita expectativa, mas não conseguiu mostrar no time mineiro o mesmo futebol que encantou os torcedores da Portuguesa.
Meia canhoto, rápido e habilidoso, pode ser o meia de ligação que tanto fez falta no Coritiba no Campeonato Brasileiro. O jogador foi revelado no São Paulo, mas teve grande destaque na Lusa.
Outro jogador que vem sendo especulado é o experiente volante Josué, de saída do Atlético/MG.
Mas, caso a contratação de William Farias for confirmada, dificilmente este jogador será contratado.
Caso as contratações acima sejam confirmadas, assim como as renovações de Juan, Henrique Almeida e Kleber, o Coritiba inicia a temporada com um time titular que pode fazer muito mais em 2016 do que fez em 2015:
Wilson, Ceará, Wallison Maia, Juninho e Fabrício; William Farias, João Paulo e Gabriel Xavier; Negueba, Henrique Almeida e Kleber.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)