Falando de Bola
Após ler os vários posts referentes ao jogo contra o Londrina, pouco tenho a acrescentar, a não ser fazer algumas observações que acho pertinentes.
A defensiva Alviverde beirou a perfeição nesta partida.
Leandro Almeida foi soberano pelo lado direito. Pereira, com toda a sua experiência, fez uma grande partida. E Chico, mais uma vez, executou muito bem a sua função pelo lado esquerdo. Ao ser adiantado para a meia-cancha continuou seu bom trabalho defensivo e ainda apareceu como elemento surpresa na área adversária.
A tão “criticada” defesa Alviverde, que aos olhos de “analistas” das emissoras de rádio ainda precisa de ajustes, foi extremamente eficiente contra o time de melhor ataque do campeonato.
Alex veio para decidir.
Para alguns é lento. Para outros está longe do futebol que o consagrou. Mas para o time do Coritiba ele é um jogador fundamental, sendo o principal organizador da equipe e o “cara” que decide.
Alex não precisa correr, não precisa dar carrinho. Ele somente precisa fazer a bola correr para que seus companheiros tenham ótimas condições de chegar ao gol adversário.
E isso tem começado a aparecer com freqüência. Já tinha sido com Julio Cesar no Atletiba e agora com Junior Urso na última partida.
Sobre o gol, pouco a comentar, a não ser a obra prima de um craque frio e calculista, que em uma ginga tirou o volante, e com outra ginga deslocou o goleiro, dando apenas um tapa no canto.
Feliz do time que tem Alex.
Colocar de castigo para treinar situações de um contra um.
Junior Urso provavelmente é dono do melhor preparo físico do Coritiba. Além de marcar muito e roubar várias bolas, não raramente é visto em arrancadas com destino ao gol adversário.
Já fez um gol desta maneira, mas ficou marcado por perder aquele que talvez ajudasse a abrir o caminho para o título da Copa do Brasil de 2012.
E agora contra o Londrina, outro gol incrivelmente perdido.
Mas isso não deve ser motivo para achar que este jogador não serve para o clube, pelo contrário.
Quem sabe não esteja aí uma jogada que futuramente pode ser mortal em favor do Coritiba.
Urso não tem habilidade para deslocar goleiros, mas tem pulmão de sobra para chegar até eles.
Hora de Marquinhos Santos colocá-lo para treinar esta situação de jogo, insistentemente, até que Urso tenha a confiança necessária para chegar à frente do goleiro e decidir o jogo para o Coritiba.
Estrategista
A meia cancha do Coritiba vinha dando muito espaço para Germano e Bruno trabalharem a bola e ameaçar Vanderlei.
O Coritiba com seus três zagueiros enfrentava um Londrina sem atacante fixo, pois Neilson e Weverton jogavam aberto pelos lados, tornando desnecessário a linha de três defensores.
O técnico Marquinhos Santos, percebendo que o time perdia a meia-cancha, avançou o zagueiro Chico para o meio, facilitando o trabalho de William, e dando mais consistência ao meio-campo do Coritiba.
Ao mudar apenas uma peça, mostrou o quanto consegue enxergar o jogo e acertar o time taticamente sem a necessidade de substituição.
O time de Marquinhos dificilmente dá espetáculo dentro de campo, mas é extremamente eficiente na busca do resultado positivo.
Quando tiver todas as peças a sua disposição deverá transformar o Coritiba em um time muito difícil de ser batido.
.Xxx
Todos são úteis
Mesmo com algumas deficiências que deverão ser sanadas, o Coritiba segue firme, jogo a jogo, sem conseguir repetir a escalação, em busca do tetra campeonato estadual.
A cada jogo um desfalque e uma cara nova.
O contestado Eltinho, contratação comemorada pela torcida quando veio do Avaí, entrou em uma fogueira e fez uma boa partida, tanto defensivamente, como ofensivamente.
A bola no travessão e a linda jogada que culminou com uma grande defesa do goleiro adversário, mostram que talvez com uma seqüência de jogos, este atleta possa vir a ser uma boa opção dentro do elenco.
Se não é a solução para a lateral-esquerda, pode ser útil, quando o titular não puder atuar.
Isto mostra que todo atleta do elenco Alviverde tem o seu valor e pode ser muito útil quando solicitado.
Chico e Robinho são a maior prova disso.
Arbitragem danosa
Não gostaria de entrar neste assunto, mas se tem um time que foi prejudicado no jogo de domingo foi o Coritiba.
Os pênaltis a favor do Londrina não aconteceram, já o ocorrido em cima de Arthur, empurrado pelo zagueiro e travado pelo goleiro foi escandaloso.
Além disso, os atletas do Londrina abusaram dos xingamentos ao árbitro da partida após o golaço de Alex. E apenas um jogador foi expulso.
Agora parte da crônica e torcedores do Londrina, Paraná e Atlético/PR proclamam aos “quatro cantos” que o Coritiba vem sendo beneficiado pela arbitragem.
Ao fazerem isso, esquecem que o time Coxa-Branca é o de melhor campanha, por ser o de melhor qualidade e por estar levando a sério este campeonato, onde infelizmente alguns não pensam da mesma maneira e tentam diminuir a conquista Alviverde.
” Os medíocres sempre tentam achar culpados para justificarem os seus fracassos, deixando em segundo plano as atenções em tentar solucionar os seus próprios problemas.”
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)