Falando de Bola
Na chuvosa Curitiba, o Alviverde Coritiba terá um difícil confronto contra o Atlético/GO, comandado por Renè Simões, que deixou saudades em sua primeira passagem pelo Coxa, mas que em sua segunda participação como treinador do Coritiba foi um dos responsáveis pela queda para a segunda divisão.
Apesar do Coritiba ter conseguido uma boa vantagem no jogo de ida, é preciso todo o cuidado necessário, pois o adversário é um time perigoso e conta com bons jogadores, como o lateral Thiago Feltri, o meia Preto e os atacantes Marcão e Juninho.
Seu principal desfalque é o atacante Felipe, principal homem de frente do Atlético e cuja ausência deverá ser muito sentida por Renè, que deverá mandar seu time para cima, já que precisa marcar no mínimo dois gols, para conseguir a classificação.
Já o Coritiba entrará desfalcado de Marcos Aurélio, seu principal jogador, mas contará com as importantes voltas de Bill e Leonardo, atacantes de referência da equipe.
Com a ausência de Marcos Aurélio e a volta de Bill, o atacante Anderson Aquino poderá atuar como segundo atacante, sua posição de origem. E com isso tem tudo para confirmar a boa fase, marcando gols, já que Bill deverá abrir os espaços para seus companheiros, como vem fazendo com maestria.
O meia Davi deverá assumir a responsabilidade de armas as jogadas de ataque, fazendo com que Rafinha e Anderson Aquino atuem mais abertos pelos lados do gramado, mantendo a constante movimentação dos meias Alviverdes.
A volta de Rafinha, desta vez com a cabeça no lugar, deverá ser muito importante taticamente, principalmente para segurar os avanços do ofensivo lateral Thiago Feltri.
Como dito acima, o técnico Renè Simões foi muito bem em sua primeira passagem pelo Coritiba, quando uniu o grupo e conseguiu formar uma grande simbiose com a torcida, com o resultado final sendo a volta para a primeira divisão em 2008.
A segunda passagem em 2009 foi terrível sob o ponto de vista dos resultados dentro de campo. Escalações equivocadas e substituições mal feitas foram à tônica da sua segunda participação, culminando como um dos técnicos que ajudaram a rebaixar novamente o Coritiba.
Mas nada, porém, pode apagar a excelente passagem em 2007, que o levaram a nutrir um sentimento de amor e respeito pelo Coritiba, além do excelente livro “Do Caos ao Topo. Uma Odisséia Coxa-Branca”.
Portanto, Renè deve ser recebido com todo respeito na noite de hoje, mas quem tem que ser exaltado pelo torcedor é o treinador atual, Marcelo Oliveira, que vem fazendo a melhor campanha da história do Coritiba em termos de resultados.
Ao Renè, todo o respeito possível. Ao Marcelo, glórias e incentivo.
Muito tem se especulado na contratação do jogador Gil, atualmente na Ponte Preta. A imprensa vem divulgando a provável contratação deste “volante”.
Porém, a informação em partes é equivocada, uma vez que o atleta é meia-direita de origem, e não volante como vem sendo divulgado.
Se for confirmada a contratação, será um excelente reforço, que tem como uma de suas características a garra e dedicação dentro de campo. Além de armar as jogadas, é um jogador tático, que ajuda bastante na marcação.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)