Falando de Bola
Na ultima sexta-feira, 04/01/2013, a diretoria do Coritiba promoveu um coquetel entre os sócios para apresentar algumas novidades para a temporada que se inicia.
Dentre as novidades, a apresentação de um novo patrocinador, Pro Tork, maior fábrica de motopeças da América Latina, que irá estampar as mangas da camisa do Coritiba, a chegada do treinador de goleiros da seleção brasileira, Carlos Pracidelli, que trabalhou dezenove anos no Palmeiras e foi o responsável direto pela formação de goleiros como Marcos e Diego Cavalieri, além de ter trabalhado com Veloso e Sérgio, e a apresentação de dois novos jogadores, o atacante Julio Cesar, ex-Figueirense e o lateral-direito Patric, ex-Náutico.
Para alguns o evento frustrou as expectativas, principalmente pelo anuncio de poucos reforços. Para outros, o evento foi positivo, observando pelo lado da interação com o torcedor, além da manutenção das principais peças do elenco, apenas com a baixa de Everton Ribeiro.
Pela grande presença de torcedores e pela interação com jogadores, comissão técnica e diretoria, não deixo de entender como positivo o evento realizado. É importante salientar que o Coritiba, no início da temporada, já possui um grupo muito forte, que tende a ficar ainda mais fortalecido com a chegada de poucos, mas pontuais reforços, dentre os quais, alguns já podem aparecer na pré-temporada em Foz do Iguaçu.
Visando passar ao torcedor Alviverde a visão do “Falando de Bola” sobre o grupo atual de jogadores do Coritiba, apresentamos abaixo um estudo sobre o elenco Alviverde:
Goleiros
Vanderlei, Vaná, Rafael Martins e Tadeu.
O goleiro titular continuará sendo Vanderlei. Apesar de alguns altos e baixos na ultima temporada e ter mostrado algumas deficiências, como nas saídas de gol e na reposição de bola, o goleiro Alviverde é hoje um dos principais goleiros do país. A sua principal característica, o reflexo apurado embaixo das traves, deverá ser ainda mais aprimorada com a chegada do novo treinador de goleiros, a grande novidade para o início do ano.
Carlos Pracidelli terá como grande desafio melhorar as deficiências de Vanderlei tornando-o um goleiro muito seguro e respeitado no cenário nacional.
Os outros goleiros são oriundos das categorias da base, mas todos de extrema e reconhecida qualidade. O jovem Vaná deverá iniciar o ano como titular do time que começará o campeonato paranaense.
Zagueiros
Pereira, Emerson, Luccas Claro, Escudero, Bonfim, Demerson e William Rodrigues
Nesta posição nenhuma mudança, a não ser a promoção do jovem William Rodrigues.
A principio, Luccas Claro e Escudero devem iniciar como titulares, depois que o time principal começar a disputar o regional, já que Emerson deverá voltar a jogar apenas em dois meses.
Bonfim e Pereira, ambos voltando de contusão devem disputar posição com Luccas, já que o canhoto Escudero deverá manter-se soberano pelo lado esquerdo até a volta de Emerson.
"O Coritiba espera anunciar em breve um zagueiro, para atuar pelo lado direito. O nome mais forte é de Leandro Almeida, porém o Cruzeiro “atravessou” o negócio e pode dificultar a vinda deste atleta. Outros nomes, como Thiago Heleno, Fábio Bilica e Betão, ex-Corinthians, correm por fora."
Laterais Direitos
Victor Ferraz, Patric e Jackson
O Coritiba iniciará a temporada bem servido nesta posição. O titular deverá ser Victor Ferraz, mas Patric, que vem muito bem recomendado e tem histórico nas seleções brasileiras de base deverá incomodar o titular.
Victor leva vantagem por já ter terminado a temporada como titular e ser melhor defensivamente, mas Patric será uma excelente opção, principalmente quando a situação de jogo exigir mais jogadas pelos lados do gramado.
O garoto Jackson, voltando de contusão, deverá iniciar a temporada um pouco atrás dos outros atletas.
Laterais Esquerdos
Denis Neves e Eltinho
A lateral esquerda talvez seja hoje o ponto de maior carência da equipe Alviverde. Denis, que terminou bem a temporada, deverá ser o titular.
Eltinho, que ainda não emplacou uma seqüência de bons jogos continuará, até pela falta de opções para a posição.
" O nome de Michel Bastos, do Lion, continua cogitado para reforçar esta posição. O jogador já manifestou seu interesse em defender o Coritiba, mas enfrenta a resistência do Lion, que não deseja liberar o atleta sem uma compensação financeira. Caso a negociação não evolua, é importante que a diretoria tenha um plano B, pois o time não pode depender apenas de Denis e Eltinho."
Volantes
William, Junior Urso, Chico, Djair, Guaraci, Sergio Manoel e Gil
Os titulares devem continuar sendo William e Gil que terminaram em alta o campeonato, principalmente o segundo volante Gil, que solucionou o problema crônico que a equipe vinha tendo nesta posição, após a contusão de Sergio Manoel.
Junior Urso e o próprio Sergio Manoel aparecem como as primeiras opções para os titulares. Chico pode aparecer, quando o técnico necessitar colocar uma formação mais alta ou até mesmo em um esquema com três zagueiros.
Guaraci e Djair correm por fora, mas podem ter chances na equipe Sub 23 que iniciará a temporada.
"O garoto Denner, que está disputando a Copa SP deverá ser integrado ao elenco profissional e ser mais uma opção para o técnico Marquinhos Santos. Jogador de muita técnica e dono de um passe qualificado poderá ganhar espaço dentro do elenco Alviverde."
Meias
Alex, Lincoln, Rafinha, Robinho, Thiago Primão, Emerson Santos, Rafael Silva e José Rafael
A meia talvez seja o setor que Marquinhos Santos conte com mais opções para montar sua equipe.
Se optar pela escalação de três meias, Alex, Rafinha e Lincoln devem iniciar como titulares. Caso a opção seja por um esquema com dois meias e dois atacantes, os nomes deverão continuar sendo os mesmos, apenas com a mudança de posicionamento, com Lincoln atuando mais próximo da área, como um ponta de lança.
O time perderá um pouco de velocidade, porém ganhará muito em criatividade.
Nomes como Robinho e os garotos Thiago Primão e José Rafael deverão ser boas opções para suprir a ausência dos titulares.
O garoto Rafael Silva deverá provar dentro de campo que a expectativa em torno de seu futebol não foi a toa. Pelas atuações em 2012, deverá sair atrás dos demais meias.
" O argentino Botinelli, ex-Flamengo, está chegando para ser mais uma opção para a meia-cancha Alviverde. Jogador de muita mobilidade, bom passe e boa bola parada, deverá disputar posição com Lincoln, dentro do trio de meias da equipe."
Atacantes
Deivid, Julio Cesar, Keirrison, Ruidiaz, Everton Costa, Arthur, Rafhael Lucas e Alex Santos
O experiente Deivid continua absoluto como titular da equipe.
Os recém contratados Arthur e Julio Cesar aparecem como as primeiras opções para substituí-lo. Arthur poderá iniciar a temporada como titular junto com o Sub 23.
Julio Cesar, Ruidiaz e Everton Costa podem ser opções quando Marquinhos Santos optar por escalar dois atacantes, tirando um dos meias, provavelmente Lincoln da equipe titular.
Aguarda-se ainda com muita expectativa a volta de Keirrison, que deverá acontecer em maio. Com o artilheiro em boas condições, o Coritiba ganha muito no aspecto ofensivo.
" A contratação de Julio Cesar gera grande expectativa em boa parte da torcida. Após uma excelente temporada em 2011, o atacante fracassou junto com o Figueirense, em 2012, acabando rebaixado com a equipe. Teve seu rendimento atrapalhado por contusões, salários atrasados, constantes trocas de treinadores e problemas na diretoria.
A experiência de ter atuado muito tempo fora do Brasil, ter participado de cinco Champions League e seu estilo de jogo, com muita força e qualidade no arremate, poderá ajudar muito o Coritiba na temporada."
O Coritiba inicia muito forte a temporada de 2013, devendo mostrar total favoritismo no campeonato paranaense.
Mas para o torcedor, ávido por uma conquista nacional, espera-se que o Coritiba entre ainda mais forte para disputar novamente o título de campeão da Copa do Brasil ou mesmo do Campeonato Brasileiro, muito mais difícil de conquistar, em função de ser um torneio de regularidade, que costuma premiar times com orçamentos infinitamente maiores, como Corinthians, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Internacional, entre outros.
Muito pouco será preciso para que o Coritiba realmente entre muito forte. E dentre este muito pouco é necessário a contratação de um zagueiro central e um lateral-esquerdo, posições hoje mais carentes dentro do elenco Alviverde.
O elenco Alviverde é recheado de boas opções, e com todos em boas condições físicas, o Coritiba terá totais condições de marcar seu nome entre os grandes do futebol brasileiro, voltando a conquistar um título nacional depois de vinte e oito anos.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)