Falando de Bola
E o time principal do Coritiba inicia efetivamente a temporada, enquanto o time B, já a vários dias trabalhando, segue focado na estréia do campeonato paranaense.
A decisão acertada da diretoria Alviverde visa uma pré-temporada mais extensa de modo a dar melhores condições físicas aos atletas para enfrentar a maratona que será a temporada de 2014.
Por outro lado, os jovens atletas que fazem parte do grupo B, no qual foram incluídos os experientes Anderson Aquino e Keirrison, tem a oportunidade de fazer um bom início de campeonato e conseguir uma vaga no grupo principal do Coritiba.
Neste grupo, além dos já mencionados Keirrison e Anderson Aquino, destaque para os jovens Zé Rafael, Wallysson, Bonfim, Djair, Thiago Primão, Dudu e Raphael Lucas que terão uma grande oportunidade, para mostrarem o seu valor, além do meia Denner, tido como uma das principais revelações do clube nos últimos anos e que deverá ascender ao grupo principal, caso demonstre em campo toda a expectativa que todos tem em seu futebol.
Visando passar ao torcedor Alviverde a visão do “Falando de Bola” sobre o grupo atual de jogadores do Coritiba, apresentamos abaixo um estudo sobre o elenco Alviverde que treina em Foz do Iguaçu:
Goleiros
Vanderlei, Vaná,
O goleiro titular continuará sendo Vanderlei. Apesar de alguns altos e baixos na ultima temporada e ter mostrado algumas deficiências, como nas saídas de gol e na reposição de bola, o goleiro Alviverde é hoje um dos principais goleiros do país e parte para a sua sexta temporada na meta do Coritiba.
Vaná, que fez uma excelente partida (que garantiu o Coritiba na primeira divisão) contra o São Paulo, continua como o primeiro suplente de Vanderlei.
Os jovens Tadeu e William Menezes deverão completar o grupo principal de goleiros do Coritiba. A grande incógnita fica em Rafael Martins e Victor Brasil, de grandes campanhas nas categorias de base e tidos como grandes promessas, mas que iniciaram a temporada do Grupo B apenas como opções para os goleiros Tadeu e William Menezes.
Zagueiros
Leandro Almeida, Luccas Claro, Chico
Para esta posição, o Coritiba não apresentou nenhuma contratação. Do grupo que iniciou o ano passado, Emerson, Pereira e Escudero já não fazem mais parte do elenco.
Com isso a diretoria Alviverde optou por manter a dupla que terminou o campeonato, Leandro Almeida e Luccas Claro, tendo em Chico o principal suplente.
As outras opções para o miolo de zaga deverão vir do grupo B. Bonfim é presença praticamente certa e deverá ter a companhia dos jovens Igor Célio, Igor Leandro e William Rodrigues.
Laterais Direitos
Victor Ferraz, Moacir e Norberto
O Coritiba iniciará a temporada bem servido nesta posição. O titular deverá ser Norberto,, jogando vindo do América/RN e que foi o principal destaque do time potiguar na Série B. Lateral ofensivo, de características agudas, deverá ser uma excelente opção ofensiva pelos lados do gramado.
Já o versátil Moacir, ex-Paraná, e que também atua como volante, poderá ser utilizado quando o treinador Alviverde necessitar de uma escalação mais cautelosa.
O antigo titular Victor Ferraz deve ser negociado e poderá não permanecer no grupo Alviverde para 2014.
Para esta posição, o técnico Dado Cavalcanti ainda pode utilizar o volante Gil.
Laterais Esquerdos
Carlinhos, Diogo
A lateral esquerda tida como o ponto de maior carência da equipe Alviverde em 2013, teve seu problema resolvido com a contratação do excelente Carlinhos, hoje titular absoluto do time.
O seu reserva imediato será o jovem Diogo, que apresentou altos e baixos em 2013, mas que na falta de opções no mercado nacional, torna-se uma opção útil.
O Coritiba ainda possui em seu elenco para esta posição, jogadores como Eltinho e Ibérbia que não deverão permanecer no clube em 2014.
Outro lateral-esquerdo do grupo é o jovem Abner, que está em negociação com a Roma e ainda não teve a sua venda confirmada pela diretoria.
Os jovens Paulo Otávio, Filipe Ramon e Timbó terão a grande chance de mostrar serviço nas primeiras partidas do campeonato paranaense. Caso façam bons jogos poderão compor o grupo principal.
Volantes
William, Junior Urso, Sergio Manoel, Germano e Gil
Os titulares devem continuar sendo William e Junior Urso que terminaram em alta o campeonato, dando boa consistência defensiva ao time e apresentando evolução na saída de bola, apesar de ainda estarem distantes da necessidade que o clube tem em ter um jogador que faça a transição da defesa para os meias.
Germano e Gil aparecem como as principais opções, apesarem de terem características de segundo volante.
Sérgio Manoel ainda se encontra em fase de recuperação e não deverá ser uma opção para o início do ano.
Artur e Djair terão a grande chance de mostrarem seu valor no início da temporada. Ícaro é outro jogador que poderá aparecer no grupo principal.
Meias
Alex, Lincoln, Robinho, Roni, Zé Eduardo
Com a dispensa de vários jogadores no final da temporada, com destaque para a saída de Botinelli, que chegou como uma grande contratação, o Coritiba trouxe dois jogadores para esta posição.
Robinho e Alex são titulares absolutos do time. O meia-atacante Zé Eduardo, o popular Zé Love deverá compor o trio da meia cancha, aproximando-se mais do ataque.
O meia ponta Roni, bom jogador contratado junto ao Goiás, torna-se uma boa opção para jogar pelos lados do gramado.
Lincoln, que permanecerá no grupo, continuará sendo a principal opção para as ausências de Alex.
O jovem Denner deverá ser a principal opção para a meia-cancha do grupo que iniciará o campeonato paranaense. Jogador de bom toque de bola e técnica refinada, além de uma apurada visão de jogo, poderá ser uma alternativa interessante para o lugar ocupado por Robinho.
Jogadores ainda como Thiago Primão, Zé Rafael, Dudu e Luizinho terão a oportunidade de mostrar serviço para garantir as suas presenças no grupo principal.
Atacantes
Deivid, Julio Cesar, Geraldo
O experiente Deivid continua absoluto como titular da equipe.
O meia-atacante Zé Eduardo deverá ser o jogador a atuar mais próximo do comandante de ataque Alviverde. Deverá trocar constantemente de posição com Deivid, ora atuando no comando do ataque, ora flutuando. O deslocamento de Deivid abrirá boas possibilidades para Alex e o próprio Zé Eduardo chegarem para finalizar.
Julio César, que livre de contusões, poderá ter um início de ano melhor, e Geraldo, uma boa alternativa para as jogadas em velocidade deverão ser as principais opções no banco de reservas.
Dado Cavalcanti poderá armar a sua equipe com três meias, dos quais dois jogariam abertos como meia-pontas, deixando Deivid no comando de ataque. Neste caso Roni e o próprio Geraldo seriam as principais opções.
Para o ataque, o Coritiba ainda busca mais um ou dos reforços. Jogadores de velocidade que viriam dar ainda mais opções para o treinador armar o time. Neto Berola, que pode ser envolvido em uma troca com Victor Ferraz, e Ananias, são os jogadores mais próximos do Coritiba.
Keirrison e Anderson Aquino devem compor o grupo principal após a participação pelo grupo B no início do campeonato. São dois jogadores, que em boas condições físicas, serão extremamente úteis para a sequência do campeonato. O próprio Anderson Aquino, criticado por parte da torcida, tem um bom histórico de gols pelo Coritiba, sendo autor de tentos importantes, como no empate em 2x2 contra o Atlético/PR, pelo primeiro jogo da final de 2012 e o gol da classificação contra o Ceará, pela semifinal da Copa do Brasil de 2011. Já Keirrison, dispensa comentários, e esta participação no início do campeonato será importantíssima para o jogador voltar a pegar confiança.
Os jovens Raphael Lucas, Bartola e Maikinho terão também a oportunidade de mostrar o seu valor e provar que podem ser úteis ao grupo principal.
O Coritiba inicia forte a temporada de 2014, devendo mostrar total favoritismo no campeonato paranaense, principalmente quando voltar a utilizar o grupo principal.
A base do time titular foi mantida, e boas contratações sendo feitas.
Não resta dúvida que a contratação de Zé Love é cercada de grande expectativa. Para alguns se trata de um jogador fraco, mas para outros o meia-atacante tem qualidade e muita vontade dentro de campo, além de um carisma natural que pode motivar o torcedor Alviverde, quando vier acompanhado de gols e boas atuações.
Moacir, Norberto e Roni são outros bons jogadores que serão muito úteis na seqüência da temporada e caso se confirmem as vindas de Neto Berola e Ananias, o Coritiba inicia o ano com uma excelente base e boas opções para a montagem da equipe.
Outra grande expectativa gira em torno do novo técnico Alviverde. Dado vem sendo marcado por excelentes trabalhos, principalmente na Luverdense em 2012, e Mogi Mirim e Paraná Clube em 2013. O problema é que tanto na Luverdense como no Paraná Clube, o treinador perdeu a ascensão de divisão quando o fato já era praticamente certo. Ou seja, perdeu-se no caminho, após um excelente início.
Os seus times costumam jogar um futebol bonito e ofensivo, e o treinador é conhecido por mudar constantemente o seu time, não optando por um onze, mas sim por manter todos os atletas em condições quando são chamados para compor o time titular.
A expectativa do torcedor Alviverde é, mais uma vez, pela conquista de um torneio nacional ou até mesmo internacional, no caso a Sulamericana.
Mas a conquista do pentacampeonato paranaense não pode ser menosprezada e o Coritiba entrará como franco favorito, considerando que o seu principal rival já adiantou que utilizará o time Sub23 até o final da competição.
O campeonato paranaense será importante também para definir o rumo do Coritiba na seqüência da temporada. Um regional complicado mostrará que o time Alviverde precisa de mais reforços para os difíceis campeonatos que terá pela frente.
Já um campeonato paranaense sem sustos, poderá dar mais tranqüilidade para a diretoria trabalhar e trazer menos, mas pontuais atletas para fortalecer ainda mais o time.
O ano está começando e a torcida precisa apoiar, se associar e lotar o Couto Pereira para empurrar o Coritiba em busca da vitória!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)