Falando de Bola
Muito se lê ou ouve na crônica paranaense que o técnico Marquinhos Santos está na dúvida entre Deivid ou Julio Cesar para o Atletiba.
Não acredito que o treinador Alviverde esteja pensando em sacar Deivid do time, apesar da excelente partida de Julio Cesar.
Marquinhos é competente e esperto e sabe que precisa manter Deivid motivado para que ele possa render o seu melhor futebol. O atacante foi muito importante no ano passado e foi responsável por gols decisivos que ajudaram a equipe a fugir do rebaixamento. Portanto nada melhor do que mantê-lo como titular e dar confiança para que ele volte a fazer os gols que o time precisa.
Não acredito também que mude o esquema tático de início para colocar os dois experientes atacantes ao mesmo tempo.
Julio Cesar continua sendo uma excelente opção para o decorrer da partida.
Jogadores importantes como Sergio Manoel e Escudero já estão liberados e treinam com o grupo Alviverde.
O volante ainda precisa adquirir ritmo para poder voltar ao time. Já o zagueiro argentino poderá figurar no banco de reservas já no Atletiba.
Logo, Victor Ferraz e Emerson também devem ser liberados e aumentar o leque de opções do técnico Alviverde.
Aos poucos Marquinhos Santos vai tendo uma agradável dor de cabeça para armar sua equipe.
No sistema tático utilizado pelo Coritiba um dos jogadores mais importantes do time tem sido o meio Robinho.
Jogador obediente taticamente, Robinho tem funcionado como um segundo volante e também como meia-atacante.
Com boa qualidade técnica tem feito muito bem a transição de bola na meia-cancha, formando uma excelente dupla com o meia Alex.
Além disso tem aparecido muito bem para concluir, tendo marcado bonitos gols nas duas últimas partidas.
A função que era para ser feita por Botinelli, tem sido muito bem executada por Robinho.
O Atletiba de domingo é a grande chance para o jovem meia cair de vez nas graças da torcida Alviverde.
Recentemente jogadores que passaram pelo rival, antes de atuarem pelo Coritiba, fizeram sucesso nos Atletibas.
Assim, foi Tuta que calou a Baixada na final em 2004, e Marcos Aurélio que marcou vários gols em Atletibas. Um deles dando a vitória por 3x2 no último minuto do jogo.
Se nenhum deles está mais no Coritiba, o zagueiro Chico, revelado pelo rival, pode manter a escrita.
Se firmando cada vez mais como zagueiro pelo lado esquerdo, o defensor tem como características a boa presença na área adversária em bolas alçadas.
Quem sabe o domingo também não seja o dia em que Chico calará a torcida atleticana.
Rumores vindo de Minas Gerais dão conta que o Coritiba está tentando a contratação do jovem atacante Elber, do Cruzeiro.
Jogador de velocidade e que atua pelos lados do campo, Elber não tem tido espaço no Cruzeiro após a contratação de vários jogadores, como Dagoberto, Everton Ribeiro, Diego Souza e Martinuccio.
O jogador viria para suprir a carência do Coritiba nesta posição.
A diretoria não confirma, porém também não nega, o que é raro quando se trata da vinda de jogadores, portanto a possibilidade da vinda deste atleta é real e poderá ser mais uma excelente opção ao já forte grupo Alviverde.
O lateral-direito Jonas, ex-Coritiba, está acertando com o Atlético/PR.
Jonas fez uma excelente temporada em 2011, no time que encantou o Brasil, mas saiu na metade de 2012 para o Vasco da Gama, onde foi pouco aproveitado e saiu pela falta de pagamentos de salários e FGTS.
Nesta o Coritiba ficou “a ver navios”, pois o Vasco deu o calote e ainda não pagou pela contratação deste atleta.
O Coritiba agora busca os seus direitos, mas deverá recorrer à justiça para que possa receber. Nada surpreendente em se tratando dos falidos times cariocas.
Vale lembrar que Jonas era um dos jogadores mais valiosos do elenco em 2011, e teve seu nome cogitado, inclusive, em transações internacionais, como o Parma e a Inter de Milão.
Para quem esperava receber um bom dinheiro com a venda de um dos principais jogadores, o Coritiba deverá se contentar com as migalhas pagas em atraso e parceladamente pelo time da Colina.
O Coritiba completo, com o que tem de melhor, capitaneado pelo craque Alex, liderando o campeonato e jogando em casa.
Já o Atlético com seu time Sub 23, provavelmente não terá o grande apoio do seu torcedor e ocupando a modesta sétima colocação no campeonato.
São retratos que talvez fazem deste Atletiba, o encontro de maior favoritismo do Coritiba desde que os dois times começaram a se enfrentar.
Mesmo que com a máxima de que clássico é clássico e não existe favoritismo é inegável que o Coritiba entre em grandes condições de vencer esta partida.
Basta que os jogadores Alviverdes entrem com muita seriedade e concentração que a vitória virá ao natural.
Mas se acharem que tudo está ganho, as coisas poderão se complicar, e jogar todo o favoritismo Alviverde por água abaixo.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)