Falando de Bola
As notícias vindas de Foz do Iguaçu dão conta da possibilidade do técnico Marquinhos Santos colocar Lincoln e Alex para atuarem juntos no time titular.
Eu, particularmente, tenho curiosidade em ver estes dois jogadores atuando ao mesmo tempo.
O time perderá um pouco da dinâmica e velocidade, porém ganhará muito em qualidade técnica e precisão de arremate.
Lincoln terminou bem a temporada de 2012, e com certeza estará ainda mais motivado para atuar ao lado de Alex.
Com os dois “veteranos” atuando juntos, o meia-atacante deverá virar segundo atacante, atuando mais adiantado.
Quem ganha com isso é o Coritiba.
Apesar ter a contratação anunciada, de maneira extra-oficial, o argentino Botinelli ainda não se apresentou.
Com tantos meias de qualidade no elenco, o único prejudicado será o próprio jogador argentino, que sairá atrás dos demais atletas na luta por uma vaga na equipe titular.
Lincoln irá começar como titular, e Robinho, que vem treinando muito bem, deverá ser a próxima opção.
Em jogos contra times mais fracos, ou quando precisar correr atrás do placar, o técnico Marquinhos Santos poderá testar Botinelli como segundo volante.
Com isso, o Coritiba ganharia muita qualidade na transição de bola da defesa para o ataque.
Quando estiver no mesmo nível físico dos demais companheiros, é muito provável que Botinelli forme o trio de armação com Rafinha e Alex, deixando Lincoln como opção.
Leandro Almeida está próximo do Coritiba. Após a desistência do Cruzeiro, o zagueiro está livre para acertar com o time Alviverde.
Apesar de ser canhoto de origem, o jogador do Dínamo de Kiev é ambidestro e caso seja contratado, deverá ser o titular da zaga central.
É um atleta conhecido pela qualidade técnica, apesar de ser zagueiro. Costuma fazer muitos gols de cabeça e inclusive já cobrou alguns pênaltis pela equipe ucraniana.
Não vinha atuando como titular em seu time, mas vem muito bem recomendado.
Como curiosidade o técnico do time ucraniano é o ponta esquerda Oleh Blokhin, grande jogador da seleção da União Soviética nas Copas de 1982 e 1986, ao lado do lendário goleiro Dasayev.
A chegada do excelente treinador de goleiros Carlos Pracidelli será muito benéfica aos goleiros do Coritiba.
Ao conversar com ele antes de sua apresentação, senti a empolgação em trabalhar no Coritiba e também o fato de conhecer os goleiros que iria treinar.
Falou muito bem de Vanderlei e que pretende alçá-lo ao posto de um dos melhores goleiros do futebol brasileiro nesta temporada.
Se conseguir sanar as deficiências na saída de gol e nas reposições com os pés, não tenho a menor dúvida que o Coritiba terá grande segurança em sua meta.
Com as chegadas de Leandro Almeida e Botinelli, o Coritiba tem seu elenco praticamente fechado para este início de temporada.
Mesmo que ainda apresente algumas necessidades, como a lateral-esquerda, o fato do tempo de disputa da Copa do Brasil ter sido prorrogada poderá fazer com o que o time Alviverde possa ter mais tranqüilidade e critérios na hora de contratar um próximo reforço.
Com apenas o Campeonato Paranaense tendo a sua disputa encerrada no primeiro semestre, o elenco atual tem totais condições de conquistar o tetracampeonato estadual.
Vaná, Patric, Luccas Claro, Chico e Eltinho; Urso, Djair, Robinho e Thiago Primão; Ruidiaz e Arthur.
Este deverá ser o time que começará o Campeonato Paranaense.
Apesar de já estar acostumado a jogar na zaga, eu apenas tiraria o jogador Chico, para a entrada do garoto William Rodrigues.
Acredito que este garoto poderá se tornar um grande zagueiro pelo Coritiba.
A confirmação de dois atacantes nesta equipe dá indícios que o técnico Marquinhos Santos poderá escalar a sua equipe titular no esquema 4-4-2.
E isso reforça a tese de Lincoln e Alex juntos na meia-cancha e Rafinha deslocado ao ataque.
Felipe Ximenes, mais uma vez, aparece nas manchetes nacionais como cotado para se transferir do Coritiba.
O destino desta vez seria a Confederação Brasileira de Futebol que o levaria para ser o homem forte das Seleções de Base, com proposta de total autonomia para gerenciar este setor.
Independente das inúmeras propostas que já recebeu, é interessante o fato do seu excelente trabalho ainda sofrer contestações de parte da torcida Alviverde.
Mais parece aquele velho dito popular:
A grama do vizinho é sempre mais verde do que a minha!
Ao observar o elenco que o Coritiba iniciará a temporada, em comparação com alguns outros clubes do futebol brasileiro, me traz cada vez mais a certeza de que o trabalho vem sendo muito bem executado.
Enquanto isso, pelos lados da Baixada, o desvio de foco é total ao anunciar uma pré-temporada do elenco profissional, em meio à disputa do Campeonato Paranaense, na Espanha.
Com isso o time Sub 23 disputará o primeiro turno do Campeonato Estadual e talvez até o campeonato inteiro.
Se o time titular já é fraco, imagine-se então o Sub23, que conseguiu a proeza de terminar em terceiro um fraco torneio disputado no Uruguai por quatro equipes, dentre elas um “catado” de jogadores do Rio Grande do Sul.
Não queria estar na pele “deles” na disputa do primeiro Atletiba do ano, no Alto da Glória, com Alex e Cia.
Ao ver o elenco dos times do Campeonato Paranaense, o time atleticano consegue entrar na disputa atrás até do Paraná Clube, e quem sabe até mesmo dos interioranos Cianorte, Operário e Londrina.
Mas como já diria um velho amigo:
Cada um com seus problemas!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)