Falando de Bola
Vida de goleiro não é fácil.
Vaná vinha treinando bem e sendo cogitado para ser o goleiro titular do Coritiba nas primeiras rodadas do estadual.
Mas no jogo de ontem, o titular Vanderlei assumiu a meta do Coritiba.
Sou da opinião de que goleiro precisa de ritmo de jogo e não existe a necessidade de ser poupado. Fisicamente não é uma posição que demande muito desgaste.
Talvez o desgaste seja mais psicológico do que físico.
Isso lembra bons goleiros, Sérgio e Bosco, que se eternizaram como reservas dos titularíssimos Marcos e Rogério Ceni, respectivamente.
Não gostei da escalação do Coritiba no jogo treino contra o Toledo.
Não falo exatamente dos jogadores que entraram em campo, pois era sabido que o time entraria com uma formação reserva, mas sim do esquema tático utilizado.
A entrada de Gil ao lado de Urso e Djair, e conseqüentemente a opção por três volantes só pode ser fundamentada pela falta de ritmo de jogo dos atletas, e a necessidade de uma pegada maior na meia-cancha.
Pode ser alegado que Gil entrou como meia-ponta pelo lado direito, para forçar as jogadas com Patric. Como não vi o jogo não posso opinar de maneira mais conclusiva, porém a entrada de Primão seria mais interessante. Até pela necessidade de observação das reais condições deste atleta.
Um amigo de Foz, o qual confio em sua palavras, disse que o atacante Arthur foi muito bem em sua estréia com a camisa Alviverde.
Apesar de não ter marcado gol, mostrou muita vontade e movimentação.
Acredito que este jogador será uma grata surpresa nesta temporada.
Cogita-se que a estréia do craque Alex acontecerá contra o Colón, time argentino da primeira divisão, no próximo dia 26/01.
Nada contra o J.Malucelli, mas uma estréia deste porte será muito mais interessante e atrativa neste jogo amistoso contra o time argentino.
Será também uma boa oportunidade para testar o time Alviverde contra um time superior aos rivais paranaenses.
Pedrinho, ex-Vasco, fez uma ótima partida em seu jogo de despedida, e já começa a ouvir apelos de Roberto Dinamite, presidente do time, para que reveja sua aposentadoria e volte aos gramados. Nada contra o jogador, que por sinal tem muita qualidade, mas pobre Vasco da Gama que vê sua Nau cada vez mais perto de afundar. Pobre futebol brasileiro.
Vagner Love indo embora do Flamengo e voltando ao CSKA. Mais uma história de amor ao Flamengo que chega ao final. Casamento nenhum resiste à falta de dinheiro.
Riquelme no Palmeiras. Riquelme no Fluminense. Riquelme no Atlético/MG.
Todos querem Riquelme, mas no final quem acabará levando será o Boca Juniors e Carlos Bianchi, como sempre.
O meia Nenê, do PSG, foi cogitado por vários clubes brasileiros, principalmente o Santos. Seu empresário, como tantos outros, leiloou e valorizou seu jogador. Resultado vai para o Catar, receber em Petrodólares.
A próxima novela envolve o meia Carlos Eduardo, que quer sair da Rússia e voltar ao futebol brasileiro, para ficar mais perto de Felipão. Grêmio, Internacional, Santos e Flamengo disputam o jogador. Mais uma vez, quem pagar mais leva. Ou então, ficará a ver navios.
Com a proximidade da Copa do Mundo no Brasil, muitos “astros” querem voltar ao futebol brasileiro para ficarem próximos das vistas de Felipão. Com isso os clubes brasileiros se empolgam e tentam a todo custo repatriar os craques. Esquecem que terão que pagar salários astronômicos. Vários clubes, principalmente os cariocas, estarão perto da falência após 2014.
Ao acompanhar a fraca campanha de Brasil e Argentina no Sulamericano Sub20 tenho cada vez mais a certeza de que empresários estão loucos para acabarem com o futebol nestes países.
Forçam a ida de suas "mercadorias" cada vez mais jovens para o futebol europeu, e com isso os atletas têm sua liberação dificultada por seus clubes, enfraquecendo as suas seleções. O que era antes um motivo de orgulho para qualquer jogador, hoje não tem a mínima importância. Para alguns, defender a sua seleção hoje é nada mais do que uma obrigação.
Não me surpreenderei se em curto prazo, seleções como Equador e Venezuela conquistarem títulos importantes, dentro da América do Sul, nas categorias de base.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)