Falando de Bola
A menos de uma semana de se iniciar o Campeonato Brasileiro e o mercado de jogadores anda um pouco parado.
Muita especulação, pouca efetivação nas contratações.
O maior exemplo de como o mercado anda complicado para se contratar é o Corinthians, time de maior arrecadação no futebol brasileiro que anunciou dois jogadores, o goleiro Walter da União Barbarense e que já passou pelo Irati, e o volante Maldonado, que desde junho de 2002 não entra em campo.
Alguns destaques do Campeonato Paulista foram contratados pelos grandes de São Paulo e pelo Flamengo, porém nenhum nome de grande vulto foi anunciado até então.
Talvez o Flamengo com Marcelo Moreno e o Cruzeiro com Dedé tenham sido os clubes que anunciaram as novidades de maior impacto para este início do Campeonato Brasileiro.
No mais, times como Grêmio, Inter, Atlético/MG, Fluminense, Botafogo e o próprio Coritiba devem iniciar o Campeonato Brasileiro sem novidades.
O São Paulo tem interesse no volante William. Já o Coritiba quer Cortes, Fabrício e Wallysson.
O garoto revelado na base do Coritiba é bom jogador, mas nos últimos jogos, Junior Urso jogou mais do que William vinha apresentando.
Cortes resolveria o problema na lateral esquerda, apesar de que o estilo de jogo deste atleta criaria um problema defensivo que Marquinhos Santos precisaria resolver pelo lado esquerdo.
Fabrício é um grande volante, e teve uma excelente fase no Cruzeiro. No São Paulo não conseguiu se firmar devido à constantemente estar lesionado. Se estiver em boas condições físicas toma conta da camisa cinco do Coritiba.
Wallysson surgiu como grande promessa no Atlético e fez bons jogos no Cruzeiro, mas nunca se firmou no São Paulo. Uma possível vinda ao Coritiba poderia dar uma renovada em sua carreira. Jogador de velocidade e que sabe fazer gols, seria muito útil e poderia fazer uma dupla interessante de ataque com Deivid, nas ausências de Rafinha.
Dos três jogadores, a contratação mais difícil de confirmar é a de Cortes, que negocia também com o futebol ucraniano e Santos.
A expectativa pela presença de Abner na equipe titular do Coritiba é muito grande.
Porém, o garoto de 16 anos está contundido e a sua convocação para a seleção brasileira Sub20 deverá adiar a sua estréia no time principal do Coritiba.
O lado esquerdo da defesa do Coritiba torna-se atualmente a grande preocupação de Marquinhos Santos.
A falta de um lateral-esquerdo que se torne definitivamente o dono da posição vem sendo o “Calcanhar de Aquiles” do treinador, mas agora a função de quarto zagueiro também se torna uma grande preocupação.
A suspensão de Escudero, a improvisação e irregularidade de Chico, o desgaste de Pereira, a “eterna” contusão de Emerson, a não renovação de Luccas Claro, deixam apenas o garoto Bonfim como uma alternativa viável no momento.
Porém, é temerário apostar apenas em Bonfim em um campeonato difícil e longo como o Brasileirão.
A ida de Thiago Primão para a equipe do Foz do Iguaçu gerou revolta em alguns comentários aqui no COXAnautas.
Achei uma atitude acertada da diretoria do Coritiba.
O jogador que ainda não confirmou na equipe profissional toda a expectativa em torno do seu futebol terá todas as condições de ganhar ritmo e seqüência de jogo na equipe do oeste do Estado.
O fato de ser treinado por Edison Borges e ter vários companheiros do Coritiba ao seu lado poderá ajudá-lo e quem sabe voltar ao Coritiba para definitivamente provar que pode ser titular do time.
A realidade é que atualmente Primão não tem vaga na equipe Coxa-Branca.
Amanhã é dia de apoiar o Coritiba nos noventa minutos.
Dentro de campo, o time Alviverde tem totais condições de reverter o placar da primeira partida. Tecnicamente o Coritiba é muito superior ao time manauara. Basta apenas que os atletas tenham gana de vencer, partindo para cima do adversário desde o início do jogo, não lhe deixando respirar.
A partida tem tudo para se tornar especial.
Além da possibilidade de reverter um placar altamente desfavorável e que pode trazer a torcida para junto do time, existe ainda a grande chance de Alex marcar o 400º gol em sua vitoriosa carreira.
Noite de fortes emoções no Alto da Glória.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)