Falando de Bola
Leandro Donizete pelo Coritiba. Ramon e Eder Luiz pelo Vasco. Estes serão os desfalques para o primeiro jogo das finais da Copa do Brasil.
Perde mais o Vasco, pois não terá a qualidade e velocidade de ambos os jogadores para esta partida.
Marcio Careca substituto de Ramon, apesar de apoiar muito, não tem a mesma qualidade e eficiência do titular. Além disso, costuma deixar espaços em seu costado, que pode ser muito bem explorado por Rafinha.
Mas o maior desfalque vascaíno será a ausência de Eder Luiz. Sem este jogador o Vasco perderá a velocidade e os dribles em seu ataque. O jovem meia Bernardo, revelado pelo Cruzeiro será seu substituto.
Com isso, Diego Souza será adiantado para formar dupla de ataque com Alecsandro.
O Vasco ficará mais lento na frente, porém ganhará em força física, o que o Coritiba terá que tomar cuidado, principalmente nas bolas lançadas pela meia-cancha vascaína.
Com Bernardo em campo, o time ganhará em posse de bola e qualidade nos arremates, principalmente nas bolas paradas.
É importante que os jogadores Alviverdes evitem cometer faltas próximas a área de Edson Bastos, sejam elas laterais ou frontais.
Nas faltas frontais, Bernardo e Felipe costumam ser eficientes. Já nas faltas laterais, os zagueiros Dedé e Anderson Luiz costumam ser muito perigosos nas bolas alçadas.
A ausência de Leandro Donizete torna-se menos importante neste momento em função de que William, seu substituto, tem mantido um bom rendimento em todas as vezes que é chamado.
Não tem a mesma qualidade de passe de Donizete, que vem evoluindo muito nesta função, porém tem o mesmo poder de marcação.
Precisa apenas se cuidar um pouco em sua volúpia, pois o árbitro Paulo César de Oliveira costuma ser rigoroso na aplicação de cartões.
A ausência de Leandro Donizete não deixa de ser estrategicamente interessante para o Coritiba neste momento, uma vez que por ser um jogador com grande histórico de cartões amarelos, dificilmente sairia sem ser punido de São Januário, o que o tiraria da finalíssima no Couto Pereira, uma vez que está pendurado com dois cartões amarelos.
Além de Leandro Donizete, o Coritiba ainda terá os desfalques de Pereira e Marcos Aurélio, estes há mais tempo fora do time titular, mas que poderão retornar ao time no confronto no Couto Pereira.
Ambos os jogadores vem sendo muito bem substituídos por Demerson e Anderson Aquino, porém a liderança e segurança nas bolas aéreas de Pereira, e a qualidade e o chute mortal de Marcos Aurélio serão armas importantes para levar o Coritiba a conquistar o título da Copa do Brasil.
Raça Verdão, você é campeão!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
twitter.com/rhonorio
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)