Falando de Bola
O meia Dudu foi emprestado para o Criciúma. Dizem que foi para "amadurecer". Não acredito nesta "desculpa".
Foi porque o técnico Marquinhos Santos não queria aproveitá-lo. Seja por deficiência técnica, ou então, por problemas disciplinares.
Fica o mico para diretoria Alviverde, que no início do ano, colocava o jogador como o possível substituto do meia Alex, e seis jogos depois manda o jogador para disputar a Série B.
Aproveitamento da base a parte, eu particularmente nunca fui fã de seu futebol, e não acredito que um jovem prestes a completar 24 anos precise ser emprestado para amadurecer.
Sem Dudu, com Rodolfo que ainda não se firmou e com Zé Rafael sem receber oportunidade, o Coritiba fica praticamente sem opções para a armação da equipe.
Mas isso não é um privilégio Alviverde, poucos times no futebol brasileiro atualmente possuem o famoso "Enganche".
Com isso, a escalação da equipe taticamente passa por volantes que sabem sair jogando e fazem o papel de armação, como Helder e João Paulo, além do atacante Negueba, que tem "quebrado o galho"
Neste formatação tática é importantíssima a participação defensiva dos atacantes ou meia-atacantes que atuam abertos pelos lados, fechando os espaços pelas laterais do gramado.
Sem o armador em questão, o Coritiba dá mostrar de possuir uma equipe de mais força na marcação e saída rápida nos contra-ataques, sempre armados pelos volantes Helder e João Paulo.
Mas ainda é extremamente necessário a contratação de um camisa 10 clássico, até para que o treinador Marquinhos Santos possa ter variações táticas para usar durante as partidas.
Se o mercado brasileiro anda carente de bons jogadores para esta posição, a solução é sair garimpando pelo mercado sul-americano, mais precisamente em países como Argentina, Uruguai e Colômbia.
O Coritiba deve apresentar novos reforços nos próximos dias.
O goleiro Bruno, do Criciúma, e os atacantes Wallyson, ex-Botafogo e Neto Berola, do Atlético/MG são os nomes mais próximos de acertar com o time Alviverde.
Bruno, vem na negociação que levou o meia Dudu ao time catarinense. Sua chegada deve-se mais ao fato da contusão de William Meneses. É um goleiro jovem de boas qualidades, porém vem para ser reserva de Vaná, que vem ganhando confiança como titular.
Os atacantes Neto Berola e Wallyson vem em bom momento ao time Coxa-Branca. Cogitados há tempos como reforços do clube, são atacantes rápidos e que sabem fazer gols. Com a longa temporada que o clube terá e o possível grande número de jogos, a vinda de ambos será extremamente útil e dará boas opções ao técnico Marquinhos Santos, principalmente pela estilo de jogo que ele vem implantando na equipe.
O contrato do atacante Raphael Lucas foi renovado por mais três anos. Resta agora a renovação do lateral Carlinhos, atualmente o melhor jogador do time.
Com a falta de um armador, a renovação do lateral-esquerdo deve ser tratada como prioridade máxima no Alviverde.
A boa vitória contra o Villa Nova trouxe a impressão de que o treinador Alviverde achou a escalação ideal da equipe, assim como a formatação tática.
O time mineiro apesar de estar invicto no campeonato regional até então, não trouxe muitas dificuldades ao Coritiba, principalmente pela má noite de seu goleiro.
O confronto contra o Londrina, que possui um bom time, e tem feito jogos equilibrados contra o time Alviverde nos últimos anos, deverá ser um excelente teste para saber se este time tem condições, de no mínimo, conquistar o campeonato paranaense.
Para um clube que dificilmente lutará por títulos nos torneios nacionais, a conquista do campeonato paranaense torna-se obrigatória.
O valor da venda de Robinho e a situação do atacante Keirrison poderiam ser melhor explicadas no prometido Portal de Transparência do clube, que ainda não foi ao ar.
A torcida aguarda ansiosa que uma das promessas de campanha seja cumprida.
Outra promessa que precisa ser cumprida é a contratação de um substituto para Robinho. Antes de ser confirmada a venda, teve diretor vindo a público dizer que a venda só seria confirmada se o valor fosse suficiente para a contratação de um substituto do mesmo nível.
A torcida continua também aguardando ansiosa a chegada de um novo meia, contratado com recursos oriundos da venda de Robinho.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)