Falando de Bola
Vendo a matéria, do site oficial, sobre o match-treino contra o Joinville veio a idéia para este post.
Para você amigo COXAnauta, qual foi o maior problema enfrentado pelo Coritiba dentro de campo nesta temporada de 2009?
Em minha opinião, se o Coritiba tivesse uma defesa mais sólida ou um melhor esquema defensivo não teria sido rebaixado a segunda-divisão.
O ataque funcionou diversas vezes, sempre comandado pelo craque Marcelinho Paraíba, que quando não empurrava a bola para dentro, colaborava com assistências.
É verdade que nem Ariel, quanto Rômulo, e muito menos Bruno Batata foram homens-gols da equipe no campeonato, mas mesmo assim fizeram alguns gols que garantiram pontos ao Coritiba.
Por outro lado, a defesa sempre foi o calcanhar de Aquiles no Campeonato Brasileiro, principalmente na hora decisiva do campeonato, quando o Coritiba levou oito gols nos jogos contra Cruzeiro e Santos, quando no mínimo um ponto nestes confrontos garantiria o Coritiba na primeira divisão.
Esperava-se que aí começasse a reformulação do Coritiba para 2010, porém para a minha surpresa a defesa continua a mesma que terminou o campeonato brasileiro, sendo uma das mais vazadas do campeonato.
Na direita temos o fraco Heffner, jogador de altos e baixos, mas que nunca apresenta uma regularidade capaz de mantê-lo como titular e solução para a lateral direita.
Na esquerda, a situação é ainda pior, pois Luciano Amaral, indicado por Ney Franco, não tem a mínima condição técnica de vestir a camisa do Coritiba. Quero acreditar que esta indicação de Ney foi por puro desespero, ou seja, na falta de algo melhor, vai este mesmo, já que nem Guaru quanto Rodrigo Crasso deram conta do recado.
O miolo de zaga, Jeci e Pereira, continua o mesmo, comandado por dois jogadores que falharam em diversas oportunidades em 2009, sendo responsáveis diretos por diversos gols tomados ou pênaltis sofridos.
Alguém consegue esquecer do ridículo pênalti cometido por Jeci na derrota para o Santos?
Soma-se ainda o fato de Ney Franco dar indícios que manterá o mesmo esquema que fracassou em 2009, com apenas dois zagueiros, o que poderá ser extremamente prejudicial ao time.
É importante saber que jogar com um trio de zagueiros faz a diferença na Série B, principalmente se for usar como arma a altura dos zagueiros, uma vez que alguns campos são acanhados, e a bola parada pode decidir partidas.
Ainda tem o fato de que Jeci e principalmente Pereira são jogadores extremamente lentos e costumam perder com facilidade, quando disputam na corrida contra os atacantes adversários.
A esperança, mais uma vez, recai sobre as categorias de base, e espera-se que os laterais Fabinho e Dênis, além dos zagueiros Lucas Mendes e Lucas Claro sejam as soluções, que os defensores não conseguiram ser em 2009.
Com a palavra o Departamento de Futebol e a Comissão Técnica Alviverde.
Para finalizar a coluna, deixarei no ar duas perguntas, que farão parte de todos os posts colocados no “Falando de Bola”, até que elas sejam devidamente respondidas pelo presidente:
Quando será explicada a foto acima, que se referia a prorrogação do contrato de Marcelinho Paraíba, conforme anunciado pelo presidente Jair Cirino?
Quando será anunciado o novo parceiro para a construção do novo estádio, fato este prometido como “presente de Natal” para a torcida Alviverde, pelo senhor Marcos Hauer?
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)