Falando de Bola
Hoje, tive o prazer de conhecer o novo espaço Alviverde, denominado Espaço 100 anos.
Finalmente vi uma boa realização da diretoria Alviverde, após as inúmeras decepções e fracassos no biênio 2008/2009.
Foi como voltar no tempo, principalmente ao ver belas camisas que me trouxeram grandes lembranças.
Algumas camisas eu estive no campo as vendo desfilar em onze guerreiros Alviverdes, como a usada por Rafael em 1985 e Osvaldo em 1989, que tantas boas lembranças me trouxeram.
Outras, como a linda camisa verde do goleiro Jairo na década de 70, eu só tinha visto por fotos, mas agora pude comprovar o quanto era bonita e imponente.
Fico imaginando o terror que o “negão” de 1,90 causava aos atacantes adversários quando crescia para cima deles vestindo aquele lindo manto verde e branco.
Mais bonita ainda é a história do “Jairão” não só com aquela camisa como também com tantas outras em que vestiu em seu tempo de Coritiba.
Confesso que fiquei emocionado ao ver tantas lindas camisas vestidas por craques Alviverdes.
Mas como tudo não são flores, tive também o desprazer de ver a horrível camisa da Arcal, do ano de 1988, quando o verde era praticamente um azul, além de uma camisa Alviverde da década de 90, se não me engano, onde o “vermelho sangue” da Bauducco manchava o Manto Alviverde.
Mas tudo faz parte da história do centenário Coritiba Foot Ball Club,e é mais do que merecido que tudo esteja registrado neste lindo local, mesmo que seja do desagrado de alguns torcedores.
Ah não poderia esquecer também da faixa de campeão brasileiro de 1985, ou melhor, do time que já se achava campeão brasileiro, e já tinha confeccionado a faixa e providenciado a festa.
A faixa do Bangu está lá para quem quiser conferir, mas a que vale mesmo é a faixa do Coritiba, este sim o verdadeiro campeão nacional no ano das Diretas Já.
Deixo aqui algumas sugestões para a melhora do espaço.
Para começar, a compra do ingresso foi um stress, já que ele não é vendido diretamente no espaço.
Tivemos, eu e um amigo, que nos deslocarmos até a bilheteria ao lado da administração. Até aí tudo bem, pois é um prazer andar ao redor do Couto Pereira, o problema é que a entrada estava sendo vendida em apenas uma bilheteria, a mesma que estava vendendo ingressos para pagamento com cartão. Com isso ficamos meia-hora esperando para comprar as entradas.
Mas isso será resolvido, pois o amigo Alan Roger, administrador do espaço, disse que a partir de amanhã as entradas serão vendidas ao lado do Espaço 100 anos.
Outra sugestão refere-se as fotos dos craques e times do passado.
Infelizmente elas estão sem legenda, e se não fosse o meu amigo, que acompanhou bem a década de 70, eu dificilmente saberia a escalação das equipes que ali estavam, mesmo sabendo nomear alguns jogadores por sua fisionomia.
Além da legenda, seria interessante aumentar o número de fotos, ou então separá-las por década para facilitar a visualização e entendimento do espectador.
As camisas, faixas, troféus, além das fotos são as principais lembranças da linda história do Coritiba Foot Ball Club.
No mais é parabenizar a diretoria, os Helênicos e a todos que participaram da organização deste lindo Espaço.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)