Falando de Bola
Embora a diretoria Alviverde já esteja trabalhando a dias, somente amanhã é que os jogadores Alviverdes se reapresentarão.
Algumas baixas serão sentidas, Joel e principalmente Alex, outras, como Baraka, Martinuccio, entre vários outros, nem tanto.
De novidade até o momento apenas a chegada do atacante Giva, vindo do Santos.
Jogador alto, leve, "espigado" como antigamente eram denominadas pessoas com este porte, vem como uma aposta da diretoria Alviverde. Pode jogar tanto como segundo atacante pela sua velocidade, como de referência pela sua estatura.
Muitas especulações até o momento, como as possíveis chegadas do volante Cáceres e dos meias Pedro Ken e Rodolfo, do Flamengo, e o retorno de jogadores como Rafinha, Davi, Léo Gago e Emerson.
Cáceres, apesar do rebaixamento do Vitória, se destacou, se mostrando um volante moderno, com boa saída de jogo e chegada ao ataque. Já tinha sido sondado pelo Coritiba no início de 2013, e agora tem a chance de chegar ao clube. Uma boa contratação, se for confirmada.
Pedro Ken saiu do Coritiba para o Cruzeiro em 2010, não se firmando no time mineiro e passando por Avaí, Vitória e Vasco da Gama. Seu melhor momento foi no time baiano, quando surgiu o interesse do time de São Januário. Na vitória vascaína no Couto Pereira em 2013, foi o autor do único gol da partida, quando fez uma excelente partida atuando praticamente como um centroavante.
Sempre demonstrou raça e respeito com a camisa Coxa, porém tecnicamente é um jogador comum. Pode ser um jogador útil, mas apenas como opção de elenco. Não se pode negar que como segundo volante tem mais futebol do que alguns que passaram pelo Coritiba em 2013 e 2014.
Rodolfo foi revelado pelo Madureira e já jogou no Internacional e o futebol português. Teve a primeira chance como profissional no Flamengo com o técnico Dorival Junior. Suas características principais são a habilidade e a velocidade. Não teve muitas chances como armador na Ponte Preta, porém tem boa qualidade técnica e pode surpreender no Coritiba.
Em relação ao retorno de ex-jogadores, seriam interessantes as chegadas de Davi e Rafinha, porém o alto custo destas transações devem inviabilizar as negociações. Emerson, se estiver em boas condições físicas também seria útil, em uma possível saída de Leandro Almeida.
Com a aposentadoria de Alex, e as saídas de Joel e Zé Love, o time titular do Coritiba mostra carências do meio para o ataque.
Com o elenco atual, Marquinhos Santos teria somente Robinho como principal armador, e Keirrison e Giva seriam as principais opções para o ataque.
Dos nomes cogitados até o momento, não se vislumbra a chegada de nenhum atacante.
Com a escassez de bons nomes disponíveis no mercado, o atacante André, afastado do Atlético MG, poderia ser uma boa opção. Sem mercado e com a moral baixa devido ao seu histórico fora do campo, teria no Coritiba a grande chance de se recuperar no cenário nacional.
Como o Atlético MG tem interesse no zagueiro Leandro Almeida, o Coritiba poderia conseguir aí uma troca do seu zagueiro pelo atacante e mais o zagueiro Emerson, que se estiver bem fisicamente, pode ser uma opção interessante.
Com a propagada falta de recursos para investir no futebol, as trocas podem ser a solução para que Marquinhos Santos tenha boas peças para montar seu elenco.
Palmeiras e Cruzeiro sinalizam com um possível interesse no meia Robinho, um dos mais regulares jogadores do Coritiba.
Robinho, amado por uns e odiados por outros, é hoje o principal nome da meia-cancha do time, após a saída de Alex. Pode ser considerado o "motorzinho" do time, por ser o jogador que mais pega na bola. Além disso, nas estatísticas do campeonato brasileiro, foi o atleta que mais teve passes certos. Por outro lado, o fato de errar muitos passes, deve-se principalmente a sua constante apresentação para receber a bola e armar as jogadas.
Com a falta de bons valores no mercado nacional e a dificuldade em se contratar, a possível saída deste atleta seria muito prejudicial ao Coritiba.
Vanderlei, Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Wanderson Maranhão, Sérgio Manoel, Robinho e Dudu; Keirrison e Giva.
Este seria o possível time titular a disposição do técnico Marquinhos Santos com os jogadores que possuem contrato vigente com o Coritiba.
A defesa continua a mesma, porém do meio para a frente, o time mostra várias carências.
Além da chegada de reforços, espera-se ainda a renovação de jogadores importantes, como o zagueiro Wellington e os volantes Rosinei e Helder.
Amanhã, dia 08, a torcida Alviverde já comecará a ter uma noção de que peças irão entrar neste time acima.
Um grande 2015 a todos os leitores do Falando de Bola!
* Em tempo: O vice de futebol Ernesto Pedroso confirmou no final da tarde as renovações de Helder e Rosinei e a chegada de Pedro Ken.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)