Falando de Bola
Fica cada vez mais visível a diferença entre o Coritiba atual e o Coritiba de algumas rodadas atrás.
A evolução tática e técnica tanto no sentido individual como coletivo vem sendo cada vez mais notado, e alguns jogadores que não atuavam com freqüência, como Rodrigo Heffner e Renatinho, principalmente, começam a subir de produção e ser muito importantes ao time.
Hoje o Coritiba joga um futebol ofensivo, para frente, não tendo medo nenhum de arriscar as jogadas, diferente do que víamos antes, como por exemplo, na ridícula derrota para o Santos, em Cascavel, quando o time Alviverde apresentou um número monstruoso de passes errados.
De um bando de jogadores desentrosados e desmotivados, o Coritiba está se tornando um adversário difícil de ser batido, mesmo nas partidas fora de casa.
Quem viu o gol perdido contra o Avaí, e o gol perdido logo no começo da partida contra o Goiás deve ter torcido o nariz para o valor gasto com a aquisição do argentino Ariel.
A torcida do Coritiba é extremamente exigente, e Ariel, que aparentemente não é nenhum primor de técnica, só saiu nas graças da torcida devido ao seu espírito de luta dentro de campo, característica comum nos jogadores “hermanos”.
Mas se analisarmos friamente, Ariel tem qualidades para um atacante grandalhão, pois sabe bem usar seu jogo de corpo, principalmente para fazer a virada a gol, faz muito bem a função de pivô, e tem um bom chute de perna esquerda, além de ter boa visão de jogo, comprovada com alguns bons passes, principalmente em viradas de jogo.
O que falta ainda a Ariel é um maior faro de gol, mas que é compensado com poucos mas decisivos gols que o gringo tem marcado, e ainda mais relevantes se considerarmos que são gols muito bonitos, como os dois marcados contra o Goiás, a virada e o chute seco contra o Inter, e a linda cabeçada contra a Ponte Preta.
Não tenho a menor dúvida que Ariel ainda evoluirá muito com a camisa do Coritiba e se tornará um grande ídolo do clube.
A torcida Alviverde aguarda com expectativa a apresentação do novo atacante, que provavelmente acontecerá na próxima terça, conforme informações de João Carlos Vialle.
O nome ainda é desconhecido, mas algumas especulações começam a aparecer, principalmente após Vialle dizer que é um jogador que está em um clube de ponta do futebol brasileiro.
Se levarmos em conta que o reforço só poderá atuar no Coritiba se ainda não tiver completado sete jogos pela sua equipe, as opções começam a diminuir.
Se levarmos também em conta que provavelmente este atleta esteja atuando em um time da primeira divisão do futebol brasileiro, as opções ficam ainda mais escassas.
Eu aposto que o novo atacante poderá ser o experiente Gil, atualmente encostado no Internacional e que já tinha sido sugerido por este colunista como uma excelente opção para o ataque Alviverde.
Considerando que o Inter contratou junto ao Vasco o jovem atacante Allan Kardec, o nome de Gil apareceria como o provável jogador a ser contratado.
Os dois atacantes que atuam mais pelas pontas como Marcos Aurélio que não passa por boa fase, e Leozinho que ainda não convenceu o treinador que poderá ser titular, dão indícios que o novo contratado pode ser um atacante com características de jogar pelos lado, mas que possa atuar centralizado também, o que faria com que o nome de Gil ganhasse força.
Como curiosidade, o técnico Ney Franco foi treinador de Gil, quando este atuou pelo Botafogo/RJ, onde infelizmente não teve boa passagem, o que poderá pesar contra a sua chegada ao Coritiba.
Correndo por fora os nomes de Leandro Amaral, do Fluminense, e Rômulo, atacante de área do Cruzeiro.
Mas não acredito na chegada destes dois últimos nomes, principalmente de Leandro Amaral, que atualmente seria caro para os padrões Alviverdes.
O negócio é aguardar até terça-feira para ver se este novo atacante é realmente um jogador de ponta, um verdadeiro reforço que chegue e vista a camisa de titular, se tornando em uma excelente opção dentro do grupo de jogadores do Coritiba.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)