Falando de Bola
A postura covarde, rotineira fora de casa, do time Alviverde no primeiro tempo do jogo contra o Flamengo “quebrou” as previsões do Falando de Bola.
Como tem sido a tônica quando as partidas são longe do Couto Pereira, o Coritiba só resolveu sair para o jogo quando já estava atrás do placar.
Além da postura retraída, os erros de posicionamento da defesa, o lado esquerdo foi pavoroso, contribuiu decisivamente para que o time Alviverde saísse derrotado de uma partida em que tinha totais condições de trazer um resultado positivo.
Dos oito jogos analisados pelo Falando de Bola, o acerto foi em quatro deles, mantendo a média de 50%, assim como tinha sido na rodada passada.
Os acertos foram o empate entre Atlético/MG, as vitórias de Cruzeiro, Fluminense e São Paulo sobre Criciúma, Botafogo e Palmeiras, respectivamente.
Além da derrota do Coritiba, os demais erros foram na derrota da Chapecoense para o Vitória, no triunfo do Corinthians sobre o Bahia fora de casa, e na surpreendente vitória do Sport sobre o Atlético Paranaense na Baixada.
Mesmo com mais uma derrota fora de casa, a rodada acabou sendo benéfica para o Coritiba, apesar de que o time Alviverde perdeu a vantagem de três pontos para a zona do rebaixamento, ficando agora a apenas um.
O grande prejudicado foi a Chapecoense que entrou para o grupo dos quatro últimos faltando apenas quatro rodadas para o término do Campeonato, e dificilmente terá forças para sair dela.
Com Criciúma e Bahia praticamente rebaixados, Chapecoense, Coritiba, Palmeiras, Figueirense, Botafogo e Vitória são os cinco clubes que lutam para sair do rebaixamento. Hoje a maior possibilidade é que Chapecoense e Botafogo sejam rebaixados, mas é bom que Coritiba, Figueirense e Vitória abram os olhos, pois o time carioca ainda tem boas chances de escapar e pode com ajuda extracampo para fugir da segunda divisão.
Com a vitória sobre o Atlético Paranaense, o Sport praticamente sepultou as suas chances de rebaixamento e não terá o seu jogo analisado nesta rodada.
Vitória x Coritiba
Jogo muito difícil e decisivo para o time Alviverde. O time baiano tem o mesmo número de pontos, mas possui uma vitória a mais, razão pela qual o mantém uma posição acima do time Alviverde.
Mesmo jogando na Bahia de todos os santos, dificilmente se esperará o milagre da vitória de um time que venceu apenas um jogo fora de casa.
Se suportar a pressão do time baiano no início do jogo, o Coritiba deve conseguir ao menos um empate.
Mas segurar a pressão não significa que deverá atuar retrancado, saindo apenas nos contra-ataques. Se ficar encurralado, dificilmente sairá do Barradão sem uma derrota.
Com Alex comandando a meia-cancha e Joel eficiente no ataque, o Coritiba empata o jogo e chega aos 38 pontos, assim como o Vitória,
permanecendo na 16º posição e a dois pontos da zona do rebaixamento.
Botafogo x Figueirense
Mais um daqueles jogos que será um teste para cardíacos.
Dois times que lutam pelo rebaixamento, sendo que um deles parece criar raízes na parte de baixo da tabela.
Como o jogo será no Rio de Janeiro, a pressão de todos os lados será enorme. Complicado para o Figueirense, que além de jogar bola, deverá se preocupar com a arbitragem.
O Botafogo deve vencer, chegar aos 36 pontos, mas ainda permanece na zona do rebaixamento. O Figueirense se mantém com 40 pontos, ainda correndo sério riscos de ser rebaixado.
Fluminense x Chapecoense
Apesar do amplo favoritismo para o time carioca, não deverá ser um jogo de fácil prognóstico.
O Flu luta para entrar no grupo da Libertadores. Já o time catarinense tenta não se perpetuar na zona do rebaixamento.
A maior qualidade técnica do time carioca deve prevalecer e o Fluminense vence o jogo. A Chapecoense perde o jogo e se mantém com 36 pontos, perdendo uma posição para o Botafogo e ficando na 18º posição.
Palmeiras x Sport
Será o jogo de estréia da Arena do Palmeiras. Todos os ingressos já foram vendidos e o time palmeirense terá o apoio maciço de sua torcida na luta contra o rebaixamento.
O Sport não deverá ser páreo para este jogo festivo para o torcedor palmeirense.
Palmeiras vence de forma apertada e chega aos 42 pontos, distanciando-se da zona do rebaixamento.
Criciúma x Bahia
Jogo dos times que praticamente já decretaram o seu rebaixamento para a segunda divisão.
O time que perder este jogo, dependendo dos demais resultados, matematicamente já poderá estar rebaixado.
O Criciuma deverá usar o fator casa e vencer a partida, chegando aos 33 pontos e deixando a lanterna para o time baiano, que continuará com seus 31 pontos.
Espera-se que o técnico Marquinhos Santos arme o time de maneira mais ousada e não saia pro jogo apenas depois de tomar um gol.
Apesar de o empate ser um bom resultado, o Coritiba não pode ficar atrás, pois dificilmente conseguirá segurar a pressão do time baiano.
É um jogo vital para as pretensões do time Alviverde na competição. Uma derrota pode significar a volta para a zona do rebaixamento, apesar de que no “exercício de adivinhações” do Falando de Bola, mesmo com uma derrota o Coritiba ainda ficará de fora, uma vez que dificilmente a Chapecoense conseguirá vencer o Fluminense no Rio de Janeiro.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)