Falando de Bola
Tem razão aquele que diz que o futebol não é uma ciência exata. Se não fosse assim, a Loteria Esportiva teria vários acertadores a cada final de semana, e as zebras não aconteceriam.
Os campeonatos se iniciaram com a maioria já sabendo quem seria campeão e quem seriam os rebaixados.
Mas o fato é que o futebol é o único esporte em que times consideravelmente mais frágeis que seus oponentes conseguem aprontar e vencer partidas, onde aqueles entendidos de futebol já mais poderiam imaginar que acontecesse.
Há algumas colunas atrás, mais precisamente em 10/09/2014 (Dizem que sou louco) escrevi dizendo que o Coritiba terminaria com 52 pontos, na oitava colocação, a frente inclusive do seu maior rival. Não contava eu, porém, com derrotas humilhantes para Goias e Figueirense e ainda um empate contra o Grêmio, e a própria derrota para o Cruzeiro, onde considerei que o Coritiba conseguisse ao menos um empate dentro de casa.
Mas a irregularidade do time Alviverde "quebrou" todos os meus prognósticos, olha a primeira frase do texto servindo aqui e o Coritiba chega a 33º rodada com chances ainda de fazer os 52 pontos. Para isso teria que vencer as últimas seis partidas que restam, mas convenhamos é algo muito difícil que aconteça, considerando o que o time mostrou até aqui.
Com isso, vamos "brincar" novamente de adivinhações, tentando jogar para longe esta angústia de achar que a possibilidade de queda é muito maior do que a de escapar, mesmo que capengando, de mais um rebaixamento para a segunda divisão.
Mas agora farei diferente. Vou analisar, rodada a rodada os confrontos de adversários diretos do Coritiba nesta árdua tarefa.
Para a próxima rodada, o " Falando de Bola" irá analisar os jogos de Coritiba, Figueirense, Chapecoense, Vitória, Botafogo, Bahia e Criciúma, hoje os times que mais se preocupam com a queda para a segunda divisão.
Mas isso não significa que Palmeiras, Sport e Goiás não devam se preocupar, mesmo que atualmente a situação destes três clubes pareça mais tranquila.
Então vamos lá brincar de adivinhações e tentar analisar estes confrontos da maneira mais parcial, mas também não deixando de ser imparcial, pois o que o "Falando de Bola" mais deseja é que todos os resultados sejam favoráveis ao time Alviverde.
Coritiba x Fluminense
Apesar de jogar em casa, o Coritiba terá uma parada indigesta. O Fluminense tem um time muito forte tecnicamente e luta para garantir uma vaga na Libertadores. Possui três jogadores Fred, Conca e Wagner, que voltaram a apresentar um bom futebol e devem trazer muitas preocupações a zaga Alviverde.
Alex é dúvida pelo lado do Coritiba. Se jogar, aposto que o Coxa vence. Mas se ficar de fora, coloco minhas "barbas de molho" e esperarei que o camaronês Joel deixe de ser marcador de lateral para voltar a fazer gols.
Como acredito que Alex irá jogar e que Marquinhos Santos fará Joel jogar pra frente, o Coritiba vence, chega aos 37 pontos e ocupará a 15º posição.
Figueirense x Chapecoense
Jogo que tem tudo para terminar empatado, apesar do leve favoritismo do Figueirense por jogar em casa.
Por ser um confronto direto, o resultado desta partida não influenciará na saída do Coritiba da zona, caso o time Alviverde vença o Fluminense.
Como o Figueirense faz poucos gols em casa, com exceção da partida contra o Coxa, e o Chapecoense tem uma defesa que toma poucos gols, este jogo termina empatado e os dois times chegam a 37 pontos.
O Figueirense ainda ficará a frente do Coritiba por possuir uma vitória a mais, mas a Chapecoense se não perder no saldo de gols, deverá ser batida no número de gols marcados.
Vitória x São Paulo
Jogo muito dificil para o time baiano. O São Paulo engrenou de vez e tem um excelente quarteto ofensivo. Por outro lado o Vitória tem a segunda defesa mais vazada do campeonato.
Porém mesmo com o futebol não sendo uma ciência exata, acho que o São Paulo não vencerá a segunda partida consecutiva fora de casa, venceu o Criciúma na rodada anterior, assim como não acredito que o Vitória terá forças para vencer um São Paulo motivado.
Aposto em um empate no Barradão, e o Vitória chegando a 35 pontos, e sendo ultrapassado pelo Coritiba.
Botafogo x Atlético/Pr
De um lado um time desesperado, com salários atrasados e em franca decadência. Do outro um time de bons jovens valores, mas irregular.
Ao time carioca só resta a vitória, mas o time paranaense sabe usar muito bem os contra-ataques. Resta saber se a irregularidade do Atlético irá continuar dando as caras, ou o time deixará isso de lado e vencerá o Botafogo no Rio de Janeiro.
Como um bom Coxa Branca que se preze dificilmente torcerá por uma vitória do Atlético, o confronto no Rio termina empatado, e o Botafogo permanece na zona com 34 pontos.
Goiás x Bahia
O Goiás não perde a segunda seguida em casa. E o veterano time do Bahia, de Marcos Aurélio, Lincoln e Léo Gago, não aguentará o forte calor de Goiânia.
Com a derrota, o Bahia se afundará de vez em seus 31 pontos, e dificilmente terá forças para escapar da segunda divisão.
Cruzeiro x Criciúma
Esta partida pra mim é uma ciência exata. Alguém tem dúvida no resultado deste jogo?
Cruzeiro na cabeça. Com gols de Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Marquinhos, Marcelo Moreno e Dagoberto.
Já o Criciúma, com 30 pontos, e assim como o Bahia, dificilmente escapará de disputar a Série B em 2015.
Na próxima rodada usaremos novamente deste "exercício de adivinhações".
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)