Falando de Bola
Como o Blog Falando de Bola já tinha "previsto", o Coritiba terminou a 33º rodada na 15º posição, com 37 pontos, ao vencer o Fluminense, no Couto Pereira, por 1x0.
Dos seis jogos analisados pelo Blog, cravamos o acerto em três deles, as vitórias de Coritiba, Cruzeiro e Goiás, sobre Fluminense, Criciúma e Bahia, respectivamente.
Os demais jogos, o Blog apostou em três empates, porém para a sorte da torcida Alviverde, as vitórias do Atlético/PR sobre o Botafogo, do São Paulo sobre o Vitória e do Figueirense sobre a Chapecoense, acabaram sendo benéficas ao time Coxa.
Tá certo que um empate entre os times catarinenses talvez fosse um melhor resultado, mas pensando friamente, a derrota da Chapecoense a deixa a uma posição abaixo do Coritiba e com menos pontos.
Sport e Palmeiras que não entraram nas análises da rodada passada, com o empate com o Flamengo e a derrota para o Atlético/MG não conseguiram se distanciar do "pelotão de baixo" e ainda correm riscos de rebaixamento, passando a integrar o "exercício de adivinhações" do Falando de Bola.
Então vamos lá novamente brincar de adivinhações e tentar analisar estes confrontos da maneira mais parcial, mas também não deixando de ser imparcial, pois o que o "Falando de Bola" mais deseja é que todos os resultados sejam favoráveis ao time Alviverde.
Flamengo x Coritiba
O Coritiba volta ao Maracanã, palco onde já foi campeão brasileiro e que recentemente foi alvo de uma das maiores vergonhas da história da arbitragem brasileira.
Apesar de ser outra competição, o Coritiba tem a chance de mostrar aos cariocas que a eliminação na Copa do Brasil teve grande parte creditada a influência da arbitragem, sem deixar é claro de lembrar da incompetência nas cobranças de pênaltis.
O Flamengo vem abalado após a frustrante eliminação da Copa do Brasil e por tomar dois gols em dois minutos do Sport/PE, quando vencia por 2x0 até os 43 minutos do segundo tempo. Soma-se a isso a desastrosa entrevista de Vanderlei Luxemburgo colocando publicamente a culpa nos jogadores após o empate em Recife. Este fato deve ter deixado tenso o ambiente da Gávea.
O time Alviverde deverá entrar com "sangue nos olhos" e se não tiver novamente influências da arbitragem, acredito que o Coritiba sairá com os três pontos do Rio de Janeiro, chegando a 40 pontos para ocupar a 14º posição, ultrapassando o Palmeiras e empatando em número de pontos com o Figueirense.
Fluminense x Botafogo
Jogo de dificil prognóstico por se tratar de um clássico, apesar da grande diferença técnica entre as equipes.
Os dois times vem de derrota e disputam lugares bem distantes na tabela de classificação.
Se Fred estiver mais atento, o Fluminense ganha o jogo. Se continuar no "mundo da lua", o Botafogo pode dificultar o jogo, mas ainda assim acredito na vitória do Tricolor das Laranjeiras.
O Fluminense vence a partida e afunda cada vez mais o Botafogo, que praticamente sela sua queda para a segunda divisão ao permanecer com seus 33 pontos.
Criciúma x Grêmio
Outro confronto entre equipes que buscam objetivos distintos no campeonato.
Ao Criciúma só resta a vitória se ainda quiser alimentar alguma esperança de permanecer na primeira divisão. Sou um dos que acreditam que o rebaixamento jé é líquido e certo.
O Grêmio luta para se firmar entre o G4 e vê neste jogo uma grande possibilidade de fazer isso acontecer.
A rapidez de Dudu e Luan e o oportunismo de Barcos deverão fazer a diferença contra o desesperado Criciúma.
O Tricolor Gaúcho vence de forma apertada e decreta o rebaixamento do time carvoeiro, que com seus 30 pontos, vê cada vez mais distante a possibilidade de mudar o cenário de queda.
Atlético/Pr x Sport/PE
Surge aqui mais uma possibilidade do time atleticano ajudar ao Coritiba. Já matematicamente livre de qualquer possibilidade de rebaixamento, o Atlético enfrenta um adversário que ainda sofre com o fantasma da segunda divisão.
O Sport investiu em reforços de peso, como Diego Souza e Ibson, mas dentro de campo os atletas não deram o retorno necessário, pelo contrário, o time que vinha bem no campeonato, desandou após a chegada dos dois atletas.
Já o time jovem atleticano se acertou após a chegada de Claudinei Oliveira e vem fazendo bons jogos.
O Atlético deverá ganhar o jogo e deixar o time pernambucano, com seus 41 pontos, ainda correndo riscos de rebaixamento.
Bahia X Corinthians
Outro confronto entre times que possuem situações bem diferentes na tabela de classificação.
O Bahia, a exemplo do Criciúma, dificilmente terá forças para sair da situação em que se encontra.
O veterano time baiano de Marcos Aurélio, Léo Gago e Lincoln, (alguém tem saudades deles?), não deverá ter capacidade para superar a excelente defensiva corintiana.
Apesar de ser um jogo chave para o Bahia, acredito que o resultado mais provável é um empate, levando o time baiano aos 32 pontos e criando cada vez mais raízes na zona do rebaixamento.
São Paulo x Palmeiras
Clássico de difícil prognóstico, apesar da qualidade técnica bem superior do time são-paulino.
O Palmeiras que vem de derrota para o time reserva do Atlético/MG ainda corre risco, mesmo que remotamente, de ser rebaixado.
Como o jogo será no Morumbi, o São Paulo vence o jogo, e deixa o Palmeiras com 39 pontos na 15º posição.
Atlético/MG x Figueirense
O time mineiro, concentrando suas forças, na grande final da Copa do Brasil, deverá atuar com seu time reserva nesta partida.
O Figueirense respira um pouco aliviado após a vitória em casa contra a Chapecoense, porém ainda não se distanciou da parte de baixo da tabela.
Acho que o time catarinense dificultará as coisas para o Atlético/MG e conseguirá um empate no Independência, chegando aos 40 pontos.
Chapecoense x Vitória
Duelo de desesperados. Um querendo sair da zona, e outro a ponto de entrar nela.
A Chapecoense já fez bons jogos dentro de casa, mas nas últimas rodadas tem um aproveitamento ruim e já está a cinco jogos sem vencer.
O Vitória apesar de estar fazendo bons jogos, não está conseguindo os resultados favoráveis, e o fantasma do rebaixamento assombra cada vez mais o Barradão.
Aposto em um empate, com a Chapecoense indo para 37 pontos, a uma posição de entrar na zona do rebaixamento, e o Vitória com 35 pontos, a uma posição para sair dela.
A quarta vaga para o rebaixamento deverá ser disputada entre estes dois times, já que Botafogo, Bahia e Criciúma dificilmente escaparão da segunda divisão.
Com o Coritiba mostrando um bom futebol nas últimas rodadas, mesmo que tenha sofrido um castigo de tomar gols nos minutos finais contra Grêmio e Corinthians, e o seus concorrentes diretos não estarem conseguindo resultados positivos, o time Alviverde tem tudo para escapar da segunda divisão e ainda conseguir uma vaga na Sul-americana.
A simulação final do Campeonato Brasileiro mostra isso. Mas como o futebol não é uma ciência exata, o que se espera é que dentro de campo os jogadores continuem mostrando garra para tirar o time da situação difícil que eles mesmo colocaram.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)