Falando de Bola
Um jogo extremamente complicado. Esta será a tendência da partida de hoje a noite. Mas complicado para ambos e não somente para o Coritiba.
Enquanto a equipe Alviverde terá que redobrar o cuidado com o apoio de Mariano, os passes de Deco, a qualidade de Marquinho e o oportunismo de Fred, o Fluminense não terá que tomar menos cuidado com a bola aérea de Emerson e Jeci, os arremates de Léo Gago, os passes de Tcheco, a velocidade de Rafinha e o incansável Bill.
Mas será um jogo de riscos para o Coritiba. Se ficar atrás será encurralado pelo adversário, mas se decidir arriscar e jogar no campo do Fluminense, corre muito risco por expor, mas por outro lado aumenta as chances de vitória, pois o time carioca vem pressionado pela derrota do clássico.
Longe de saber o que se passa na cabeça do treinador para esta partida, o que observamos de fora é que se o Coritiba impor seu estilo de jogo e tocar a bola no campo do adversário tem grandes chances de sair com a vitória. A fragilidade da dupla, reserva, de zaga Digão e Márcio Rosário deve ser exploarada. São jogadores altos e fortes, mas lentos.
As bolas em profundidade para Rafinha, principalmente, poderão ser uma grande arma para o Coritiba.
Jonas, no apoio pelo lado direito, também poderá ser extremamente importante neste jogo, pois poderá aproveitar os espaços que o ofensivo e displicente lateral esquerdo Carlinhos deixará em seu costado.
Basta que o lateral Alviverde acredite mais em seu potencial ofensivo, pois compleição física para ser um grande apoiador ele tem.
Portanto, se o Coritiba atuar como time grande, em cima do Fluminense, tem grandes chances de sair do Rio com uma vitória.
O campeonato tem se mostrado muito equilibrado, o que aumenta a possibilidade do Coritiba ainda almejar algo mais grandioso na competição.
O Botafogo, mesmo time que foi goleado por 5x0 pelo Coritiba, venceu o líder Corinthians em uma partida extremamente perfeita dos cariocas.
Os times, da parte de cima da tabela, estão tendo confrontos muito equilibrados, com foi notado nos empates entre Flamengo x Palmeiras e São Paulo x Internacional. Isso impede uma subida acentuada na tabela, o que ainda mantém viva as esperanças do Coritiba em chegar na Libertadores, além é claro, de ir diminuindo a quantidade de pontos para se chegar lá.
Já na parte de baixo da tabela, a briga também continua acirrada. América/MG e Avaí estão praticamente rebaixados.
A briga pelas últimas duas vagas deverão ficar entre três times: Ceará, Atlético/PR e Atlético/MG. Contrariando o que espera este blogueiro e a torcida Coxa-Branca o time que deverá escapar é o Atlético/PR, por ter uma sequência de jogos mais favorável do que seus dois adversários diretos.
Mas como o futebol não é uma ciência exata e tudo pode acontecer, a expectativa minha e de toda a torcida Coxa-Branca é que um dos quatro clubes a ser rebaixados seja mesmo o time da Baixada.
Grande parte da torcida Alviverde tem como “mania” diminuir os feitos do próprio time.
Alguns diziam que a sequência de 24 vitórias não era tão importante assim em razão de termos enfrentados vários adversários regionais.
Independente dos adversários enfrentados, o que interessa é que o novo recorde mundial está lá registrado no Guiness Book.
Outro exemplo foi a vitória em cima do Grêmio na última rodada. Para muitos um excelente resultado, pois o time gaúcho sempre complicou a vida do Coritiba.
Para outros a vitória do Figueirense ontem, em pleno Estádio Olímpico, mostrou que o Coritiba não fez mais do que a obrigação batendo um fraco adversário, exaltando mais a falta de qualidade do adversário do que o triunfo do Coritiba.
Pois os mesmos torcedores esquecem a excelente campanha que o time catarinense vem fazendo fora de casa, já tendo vencido times como Corinthians, Santos, Atlético/MG, Cruzeiro e o próprio Grêmio.
E o mesmo Figueirense foi um dos times goleados pelo Coritiba dentro do Couto Pereira, perdendo o jogo por 3x0.
É notório que o Coritiba vem fazendo uma campanha muito fraca fora de casa, mas as grandes vitórias dentro do Couto Pereira não podem ser menosprezadas.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
twitter.com/rhonorio
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)