Falando de Bola
Não tenho mais o que falar do Coritiba neste ano. É uma frustração atrás da outra.
O time que fez bons jogos no início do campeonato, que chegou a liderar a competição e que trouxe a doce, hoje amarga, ilusão de que poderia chegar muito longe, hoje não passa de uma caricatura de time de futebol.
Esta conclusão não é nem pela derrota na noite de ontem, mas sim pelo que temos visto neste campeonato. Principalmente nas apáticas partidas fora de casa.
Como que pode um time perder de goleada para o Náutico, o time do pior ataque e da pior defesa? Perder os dois jogos e fazer apenas um gol no Vasco da Gama que tem a terceira pior defesa?
Dos quatro times que hoje freqüentam a zona do rebaixamento, o Coritiba conseguiu ser derrotado por três deles.
Não jogaria totalmente a culpa pelo Coritiba estar nesta situação no técnico Péricles Chamusca, mas ele tem sua parcela, afinal não mudou a "cara" do time e estará hoje a apenas dois pontos da zona do rebaixamento, caso o Fluminense vença o Náutico, o que deverá acontecer.
Porém, um técnico que em dez jogos, conseguiu perder seis vezes, empatar uma vez e vencer três jogos, mostra o quanto a diretoria foi infeliz ao apostar em seu nome.
Quanto Péricles Chamusca assumiu o time, o Coritiba encontrava-se na 15º posição. Hoje se encontra na 14º. Ou seja, nada mudou. E pior, o Coritiba se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento a apenas quatro jogos do fim do campeonato.
Não irei comentar sobre o jogo, pois infelizmente nada de positivo pode ser falado.
Mas como é difícil jogar contra o Corinthians, o “todo poderoso filho da mídia”.
Se no Pacaembu o “Timão” venceu o Coritiba com um pênalti totalmente “Mandrake” marcado por Péricles Bassol no final do jogo, na partida de ontem, o péssimo Leandro Vuaden, que deveria ser juiz de MMA, fez “vistas grossas” para a mão de Alessandro no final da partida.
E se a mão na bola fosse de um zagueiro do Coritiba?
Mesmo assim isto não justifica a apatia e a desorganização Alviverde no jogo de ontem.
Muita coisa precisa ser revista na formação do time para o ano que vem. Jogadores com contratos longos e que não aprovaram devem ser dispensados. O clube deve procurar fazer um acordo com os “dispensáveis” e abrir espaço para a vinda de novos jogadores.
Mas alguns, como o meia Botinelli, devem ter uma segunda chance. O gringo em melhores condições físicas e melhor ambientado deve ser muito útil na próxima temporada. Bom jogador não desaprende a jogar.
Alex vem jogando no sacrifício, com o dedo do pé quebrado, mas para alguns “entendidos”, o craque Alviverde está de má vontade.
Pura idiotice daqueles que só querem tumultuar. Alex, artilheiro do time no campeonato, mesmo em más condições físicas ainda é disparado o jogador em que a torcida pode confiar, aliás, atualmente, provavelmente seja o único.
O certo seria o “menino de ouro” ficar no Departamento Médico no restante deste ano para cuidar de sua lesão e voltar em melhores condições na próxima temporada. Mas o que falariam se Alex repousasse neste momento e o Coritiba acabasse sendo rebaixado a segunda divisão?
O que Alex precisa é que na próxima temporada tenha companheiros mais qualificados para poder render o seu melhor futebol, sem a responsabilidade de ser o “redentor” Alviverde.
E parte da torcida do Coritiba precisa aprender melhor a cuidar de seus ídolos, a ter mais paciência com aqueles que podem nos dar alguma coisa. Se para alguns hoje o time está ruim com Alex, imaginem então o que seria o Coritiba neste campeonato, sem ele.
Por falar em torcida, chega a ser inacreditável o que a torcida Alviverde tem feito para apoiar o time quando o jogo é no Alto da Glória. O torcedor literalmente tem tentado carregar este time nas costas.
Não me arrependo e nem tenho vergonha de ter acreditado neste time. Isso não me faz ser um idiota ou um iludido. Mas hoje me sinto um frustrado por ver um Coritiba sem alma e desajustado dentro de campo. Aos que previram antecipadamente que o Coritiba jogaria para não ser rebaixado, meus parabéns. Eu sempre acreditei que o time Alviverde poderia ter ido longe. Mas me enganei, não entendo nada de futebol.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)