Falando de Bola
Nem o mais otimista torcedor do Nacional/AM, assim como o mais pessimista Coxa-Branca esperavam o resultado de 4x1 para o time amazonense.
Dependendo das transmissões de rádio para nos passar as informações sobre o jogo, algumas absurdamente exageradas, não temos com fazer uma análise técnica e tática da partida.
Tudo o que vier a ser analisado seria de forma subjetiva.
O Coritiba foi impiedosamente e vergonhosamente goleado por um time da Série D do futebol brasileiro e é em cima disso que os fatos precisam ser analisados.
Dias atrás o Coritiba perdeu para o Paraná Clube por 3x2 dentro do Couto Pereira e encarei aquela derrota como pedagógica, quando uma partida tão ruim da equipe Coxa-Branca dificilmente se repetiria no Campeonato Paranaense.
Alguns jogos se passaram e o Coritiba foi colocado na roda pelo Atlético Paranaense, em um jogo que chegou a estar perdendo por 3x0, descontando no final com um gol de Alex.
Após mais esta derrota, esperava-se que o time Alviverde enfim tomasse consciência da sua apatia em algumas partidas, e que derrotas como essas não acontecessem.
Mas isso não ocorreu e o Coritiba sofreu a derrota mais humilhante da temporada e que nos leva a várias reflexões.
Quem não pensou que Marquinhos Santos deveria levar um time reserva para Manaus, poupando assim atletas importantes de uma viagem desgastante, após a conquista do título estadual?
Mas e se o time perdesse com os reservas, será que os mesmos não atacariam o treinador dizendo que não tinha que poupar ninguém para que pudesse eliminar o jogo da volta?
Tudo fica no campo das especulações. Mas eu prefiro ainda acreditar que os profissionais do clube sabem o que estão fazendo, mesmo que às vezes as coisas não aconteçam como planejadas.
O fato é que o clube tem a necessidade da contratação de reforços com urgência. No mínimo um lateral esquerdo, um volante, um atacante de referência para fazer sombra e deixar Deivid mais esperto e um atacante de velocidade, pois o time não pode depender só de Rafinha para as jogadas mais agudas.
E se Emerson demorar em se recuperar será preciso contratar um quarto zagueiro experiente e com perfil de liderança, pois o lado esquerdo da defesa tem apresentado problemas e mostrou fragilidade em várias situações.
Outro fator que precisa ser diagnosticado é o que leva alguns jogadores da equipe a mostrar apatia e falta de concentração durante alguns jogos?
Derrotas como a de ontem, e as ocorridas nos clássicos podem atrapalhar todo um trabalho que vem sendo conduzido de maneira correta e planejada.
Digo novamente que não acredito que seja o momento da troca do treinador ou de quem quer que seja.
O mais urgente no momento é sanear as carências da equipe e resolver a apatia que os jogadores apresentam em vários jogos.
O que não pode mais acontecer é o Coritiba ser “nocauteado” de forma avassaladora por um time sem nenhuma expressão no futebol atual.
A derrota de ontem foi um prato cheio para grande parte da imprensa paranaense.
Um conhecido colunista torcedor declarado do Atlético Paranaense destilou em sua coluna o seu contumaz veneno quando falou de atraso de salários e ironicamente falou sobre a citação de Felipão sobre o Coritiba.
Um narrador chegou ao absurdo de pedir a entrada de Bartola quando o jovem jogador nem fazia parte do grupo que foi a Manaus.
Outro narrador fazia ironias no ar sobre o time Alviverde.
Meu pai sempre me dizia que quem avisa amigo é, mas no caso da imprensa paranaense são poucos os jornalistas, cronistas e radialistas em que se pode digerir algo do que é falado.
Neste caso a maioria é adepta do quanto pior melhor. Dificilmente se observa um comentário construtivo.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)