Falando de Bola
E chegou ao fim o Campeonato Paranaense mais imoral da história.
O título não veio, apesar da diretoria ter a obrigação de trazer este troféu, mas a incompetência diretiva somada a fatores dentro e fora de campo, deixaram a primeira mancha no Centenário Alviverde.
Chegamos à conclusão que a diretoria é a maior culpada pela perda deste campeonato por várias razões:
Não reforçou com qualidade o time, com exceção da vinda de Marcelinho Paraíba, grande contratação, e talvez Cleiton e Marcos Aurélio, apesar deste último estar caindo assustadoramente de produção nos últimos jogos.
Não supriu as deficiências da equipe, mesmo quando totalmente visíveis como a falta de alas e de um atacante goleador.
Demorou para trocar o comando técnico, persistindo em um erro que já era visível antes da metade do Campeonato Paranaense.
Não tem um diretor que tenha pulso firme e saiba lidar com os “boleiros”, principalmente quando o grupo começou a mostrar apresentações fracas e desinteressadas.
Mas talvez a tônica do desconhecimento futebolístico e talvez desinteresse tenha sido o episódio do diretor enviado ao arbitral da Federação, que provavelmente não leu com atenção ou não se mostrou interessado no ridículo regulamento, assinando sua própria incompetência e colaborando com o campeonato mais imoral da história do futebol do Paraná.
Enfim, vários fatores contribuíram para o insucesso Alviverde, e apenas acreditar que teríamos êxito pela numerologia não foi suficiente para o Coritiba ser campeão no ano terminado em nove, fato que acontecia seguidamente desde 1959, e que teve sua seqüência quebrada mais por incompetência própria do que méritos do rival.
Agora, a coisa ficará séria, pois começará o Campeonato Brasileiro e temos a importante seqüência da Copa do Brasil, e um time que não conseguiu ganhar de Irati e J. Malucelli jogando no Couto Pereira terá enormes dificuldades contra as grandes equipes do futebol brasileiro.
Para fechar, sabemos que coisas boas foram feitas no futebol como a contratação de Marcelinho Paraíba e a vitória por 4x2 dentro da Baixada, porém não podemos nos cegar em um momento que é muito importante para o futuro do centenário Coritiba Foot Ball Club.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)