Falando de Bola
O Coritiba voltou a vencer partidas no Campeonato Brasileiro, mas mais do que isso voltar a jogar bem e com determinação, o que não vinha ocorrendo em jogos anteriores.
Alguns fatores podem ter levado o time Alviverde a voltar a subir na tabela.
O mais relevante talvez seja o anúncio de que os salários dos jogadores estão em dia. Mas será que isso é o fator mais determinante para o time voltar a vencer os jogos?
Para mim a chegada de Ney Franco é o principal motivo de o time voltar a apresentar um bom futebol.
Bastou o novo treinador escalar cada jogador em sua posição original, que o time passou a funcionar muito bem.
O Coritiba de hoje, não será um time fácil a ser batido, mas também ainda não se mostra um time imbatível, pois apresenta algumas falhas de posicionamento, principalmente em seu setor defensivo pelo lado esquerdo.
Ontem, até a entrada de Marcos Aurélio, o meia Carlinhos Paraíba fechava bem o setor juntamente com Douglas Silva, que atuava praticamente plantado em uma linha de quatro.
Quando Marcio Gabriel foi sacado para a entrada do atacante, Carlinhos Paraíba começou a rodar no gramado, deixando um vazio pelo lado esquerdo, que levou o Palmeiras a levar muito perigo por ali, principalmente em investidas do volante Souza e do meia Cleiton Xavier.
Por outro lado, a ousada alteração de Ney Franco melhorou consideravelmente a produção do ataque Alviverde, já que Bruno Batata vinha atuando muito isolado na frente.
A grande sacada de Ney Franco foi à colocação de Pedro Ken e Carlinhos Paraíba, abertos pelos lados direito e esquerdo respectivamente, deixando Marcelinho Paraíba flutuando sem posição fixa, e com Leandro Donizete e Jailton como volantes.
Assim como vinha sendo criticado pelas suas fracas atuações, agora há de se ressaltar a volta das boas atuações de Pedro Ken, que sob o comando do novo treinador cresceu muito de produção.
O “Japonês”, que com René Simões, vinha atuando mais pela faixa esquerda do gramado, revezando com Carlinhos Paraíba, prova agora que quando o jogador atua em sua legítima produção a tendência natural é o crescimento de seu futebol.
Como é bom ter um craque no seu time. Aquele jogador que além de dar a qualidade necessária ao time, ajuda também na marcação e motiva os seus companheiros a lutar também.
Como é bom ter no seu time, um jogador que assuma a responsabilidade, e cobre com extrema categoria e tranqüilidade uma penalidade máxima, marcada aos 46 minutos da segunda etapa.
Como é bom ter no seu time um jogador como Marcelinho Paraíba, o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro na atualidade.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)