Falando de Bola
Uma vitória contra o Corinthians na próxima quarta-feira, e o Coritiba além de passar o A. Paranaense na tabela de classificação abrirá ainda cinco pontos para o primeiro clube que ocupa a zona do rebaixamento.
A rodada foi extremamente favorável para o Coritiba, já que os principais rivais, no momento, pela luta para fugir da segunda divisão não venceram seus jogos.
Os únicos que somaram pontos foram Fluminense e Botafogo, que fizeram um péssimo jogo e ficaram num 0x0 que refletiu muito bem o que ambos fizeram neste jogo. Porém o ponto somado, além de não ser suficiente para tirá-los da zona de rebaixamento, deixa o Fluminense ainda mais próximo da segunda divisão. O Botafogo tem chances maiores de escapar, porém pelo futebol demonstrado na partida de hoje, dificilmente escapará.
O problema é ter certeza se a CBF deixará que dois clubes cariocas caiam ao mesmo tempo para a segunda divisão.
Já os outros clubes que freqüentam a parte de baixo da tabela perderam seus jogos, como o Náutico que perdeu em casa para o Grêmio, o A. Paranaense que perdeu para o Galo no Mineirão, estando a três jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro e em franca decadência técnica na competição. Já o Santo André até que endureceu o jogo para o Santos, mas no final não teve força suficiente para evitar a derrota pelo placar mínimo.
Além disso, o Sport foi goleado, no sábado, pelo Flamengo no Maracanã, mostrando-se também um franco candidato ao rebaixamento, triste ironia para o um time que começou o ano cheio de planos ambiciosos ao disputar a Taça Libertadores.
Esses devem ser os adversários mais diretos que o Coritiba lutará para evitar mais um rebaixamento para a Série B, mas como ainda restam treze rodadas para o fim da competição, não podemos esquecer de times como o Avaí, que apesar de estar na parte de cima da tabela, vem de três derrotas seguidas, e não parece ter um elenco capaz de se manter no topo por muito tempo.
Dos adversários diretos, o Coritiba ainda enfrentará Náutico, A. Paranaense e Fluminense, dentro do Couto Pereira, e Sport e Botafogo fora de casa.
Será importantíssimo que o Coritiba não perca pontos para esses clubes, pois em caso contrário, a permanência na primeira divisão começará a ficar complicada.
Agora é a hora de começar a fugir da parte de baixo da tabela.
Será que ver o Coritiba lutar para sair do rebaixamento era uma das plataformas de trabalho do “Projeto Vencer” no ano do centenário Alviverde?
Na teoria as coisas podem até funcionar, porém se não houver pessoas competentes para colocar em prática uma redação bem elaborada, todo o planejamento estratégico vai por água abaixo.
Ao que parece o grande problema do Coritiba em 2009 foi a falta de pessoas competentes para comandar o clube, principalmente dentro do G9.
Os responsáveis pela programação do centenário que o digam, pois até o momento o que se observa são notícias, uma atrás da outra, desanimadoras em relação às festividades do 100 anos Alviverde.
Assim, como tem se visto no “Projeto Vencer”, tudo não tem passado de promessas.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)