Falando de Bola
A Copa do mundo está chegando ao seu final e com isso a atenção dos torcedores Alviverdes volta-se para a difícil caminhada de retorno a Série A.
Dentro de campo poucas novidades.
A positiva é o retorno do atacante Marcos Aurélio, tecnicamente o jogador mais qualificado do elenco Alviverde e que será extremamente útil em seu retorno, mesmo não estando com 100% das suas condições físicas e técnicas.
A novidade negativa é a conturbada saída do atacante Ariel. Mesmo com todas as suas já conhecidas limitações técnicas, o “gringo” vinha sendo muito importante dentro do esquema tático de Ney Franco, desde o início do paranaense de 2010.
Para compensar a saída de Ariel à diretoria trouxe o atacante Betinho, revelado pelo Náutico, mas que estava no Fortaleza. Este atleta, jogador de referência, não tem o mesmo tipo físico que Ariel, levando desvantagem neste quesito, porém tem mais qualidades com a bola nos pés.
Após um bom início no Náutico, onde surgiu como uma grande revelação, não se firmou mais nas equipes em que passou como futebol português, Marília e São Caetano, reaparecendo bem no Fortaleza, onde fez alguns gols pela equipe que não disputou as finais do campeonato cearense.
Betinho, pelo menos a “priori” não parece ser a solução para o ataque Alviverde, fazendo com que a torcida Coxa sinta muita falta de Ariel.
A outra contratação, o meia Sandro, chega mais como uma opção para o elenco, do que propriamente vestir a camisa de titular.
Estas “contratações” deixam a torcida um pouco decepcionada, pois o discurso dos dirigentes era de que o clube seria reforçado aproveitando a paralisação da Copa.
Mas não foi isso que foi visto, pois Betinho veio para suprir a lacuna deixada por Ariel, e Sandro chega para uma posição em que o Coritiba já possuía boas opções.
Posições como as laterais e comando de ataque, que já eram as principais necessidades, continuam precisando de reforços, mas que infelizmente, mesmo após a parada da Copa, não foram reforçadas.
No torneio disputado em Florianópolis, percebeu-se que após a saída de Ariel, o técnico Ney Franco poderia armar o Coritiba de forma diferente, abdicando de um homem de área para colocar jogadores de velocidade.
Este novo sistema tático privilegiaria as jogadas de contra-ataque. O problema é que o Coritiba é o time grande da Série B, e dificilmente jogará contra adversários que ataquem constantemente o time Alviverde, fazendo com que esta tática possa ser não tão funcional como se espera.
A maioria dos jogos restantes será em campos diminutos contra adversários que não partirão para cima do Coritiba, e com isso a presença de um homem de área que faça o trabalho de pivô e que consiga segurar dois zagueiros poderia facilitar a vida dos meias-atacantes do Coritiba.
Até a recuperação completa de Bill, o Coritiba só conta com Betinho para esta posição, portanto espera-se que o jogador possa cumprir com eficiência o espaço no comando de ataque deixado por Ariel.
Uma opção interessante seria o Coritiba com Marcos Aurélio armando o time, Rafinha e Geraldo pelas pontas e Betinho centralizado no comando de ataque, jogando em um autêntico 4-3-3.
Este esquema provavelmente traria mais resultados positivos, principalmente por não obrigar o talentoso Marcos Aurélio a jogar enfiado entre os zagueiros adversários.
Ney Franco ainda teria boas opções no banco de reservas, como os meias Dudu, que quando jogou sempre mostrou um bom futebol, e Renatinho, que voltará de uma contusão.
Por outro lado, nota-se ainda que o Coritiba carece de boas opções para o ataque, uma vez que Jefferson que veio com um grande cartaz, ainda nào convenceu nos jogos em que atuou.
A minha última coluna no COXAnautas tinha sido publicada em 17/03/2010.
Alguns problemas de ordem pessoal, combinados a intensa atividade profissional levaram-me a “abandonar o barco” por algum tempo.
Mas a vontade de escrever sobre o Coxa e o convívio com os leitores fizeram-me rever esta posição, levando a escrita desta coluna.
No início os textos não virão com a mesma freqüência de outrora, mas em todas as oportunidades que eu tiver, estarei levando a minha opinião aos amigos leitores do COXAnautas.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)