Falando de Bola
A quinze jogos do encerramento do Campeonato Brasileiro, o Coritiba, que dá mostras que querer engrenar na competição, começa a ter o seu grupo completo justamente na parte mais importante da competição, ou seja, na reta final.
Três reforços (Ângelo, Luciano Amaral e Rômulo) foram contratados, e três bons jogadores (Cleiton, Pereira e Carlinhos Paraíba) que estavam machucados, estão se recuperando bem e já estarão à disposição para a próxima partida.
Soma-se a eles ainda, a praticamente confirmada permanência de Marcelinho Paraíba, o dono e craque do time, e melhor jogador do campeonato brasileiro.
Com isso Ney Franco começa a ter um bom leque de opções, que devem estar “embaralhando” no bom sentido a sua cabeça.
Com isso o Coritiba dá mostras que terá um bom elenco, em número e qualidade, para terminar a competição, mesmo que alguns atletas não sejam os “jogadores dos sonhos” do torcedor Coxa-Branca.
Ney Franco, com a chegada de Luciano Amaral, deverá implantar definitivamente o sistema 4-4-2 na equipe, já que possui boas opções para o setor da meia-cancha, jogadores de qualidade que tanto sabem marcar como jogar com a bola nos pés, casos mais específicos de Leandro Donizete, Pedro Ken e Carlinhos Paraíba.
Destes jogadores citados, abro um parêntese para falar de Luciano Amaral e Carlinhos Paraíba:
LucianoAmaral, pelo que vi atuar no CRB e Avaí, não seria o jogador que eu contrataria como solução para a lateral esquerda do time, mas como foi indicação do técnico Ney Franco e não tem um jogador melhor dentro do elenco para esta posição, este atleta acaba virando titular.
Já Carlinhos Paraíba vive uma situação desconfortável, em razão de ainda não ter tido o seu contrato renovado, começa a ter questionada a sua permanência dentro do grupo titular pela torcida do Coritiba. Porém como o jogador tem contrato vigente, e trata-se de um atleta importantíssimo para a postura tática da equipe, devido ao seu bom futebol e dedicação dentro de campo, eu o colocaria também na equipe titular.
Fechado este parêntese, coloco abaixo a minha escalação preferida com os jogadores que Ney Franco tem a disposição atualmente, salientando que nesta coluna não irei tratar das variações táticas com a minha escalação, mas simplesmente colocar o que acho de melhor para o Coritiba neste momento.
Jogando no esquema 4-4-2 o meu Coritiba entraria em campo com:
Edson Bastos, Rodrigo Heffner (que recuperou seu bom futebol), Pereira, Jeci (apesar de não estar em boa fase, ainda é melhor que as outras opções para a zaga) e Luciano Amaral (terá que mostrar um bom futebol, principalmente defensivamente); Leandro Donizete, Pedro Ken, Carlinhos Paraíba (mesmo sem renovar, ainda é titular absoluto em minha opinião) e Renatinho (depois das ultimas boas atuações, conquistou a vaga de titular, porém precisa mostrar regularidade); Ariel e Marcelinho Paraíba.
Ainda sobrariam boas opções bancárias como Vanderlei, Marcio Gabriel, Ângelo, Cleiton, Demerson, Jailton, Leozinho, Thiago Gentil, Rômulo, Marcos Aurélio.
E para você, amigo COXAnauta, qual seria a escalação ideal do Coritiba para o restante da competição?
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)