Falando de Bola
Apesar da péssima arbitragem de Leandro Junior Hermes, o Coritiba, de virada, venceu a boa equipe do Corinthians Paranaense, consolidando-se definitivamente na liderança do campeonato regional.
Mesmo não sendo responsável diretamente pelo placar da partida, o fraco árbitro não coibiu as ríspidas jogadas dos atletas do “timãozinho”, e pior, amarelou sete jogadores Alviverdes, dos quatorze que participaram da partida.
Em relação ao jogo, o Coritiba venceu ao natural, apesar das dificuldades impostas pelo time da casa, em jogadas principalmente de contra-ataques.
Um time que está vencendo fora de casa não pode ceder jogadas de contra-ataque ao adversário. É preciso que os jogadores do Coritiba fiquem mais ligados nas partidas, pois em jogos contra times mais qualificados estes contra-ataques podem ser mortais e causar derrotas ao time Alviverde.
A principal virtude do Coritiba neste início de temporada tem sido as jogadas, triangulações e deslocamentos dos meias-atacantes Marcos Aurélio, Rafinha e Davi, além de Geraldo, que tem entrado nas partidas com qualidade.
Após a mudança de esquema tático, estes atletas passaram a desenvolver um futebol de qualidade, beneficiando principalmente o atacante Bill, que está recebendo várias bolas em boas condições de concluir a gol.
O problema é que Bill, apesar dos gols marcados, tem perdido várias oportunidades, mostrando deficiência e precipitação no toque final.
Por outro lado, o centroavante Alviverde tem mostrado grande espírito de luta e coletividade ao fazer a marcação sob pressão nos defensores adversários, o que faz com que muitas vezes estes jogadores tenham que sair jogando na base do “chutão”, prejudicando a saída de bola de seu time.
Bill, que disse fazer um trabalho específico de finalização com o auxiliar Edson Borges, tem tudo para ser artilheiro disparado da competição, com as inúmeras chances de gol que o Coritiba tem tido por partida, mas para que isso aconteça é preciso uma maior regularidade.
Algumas negociações de jogadores finalizadas nos últimos dias me chamaram a atenção, principalmente a chegada de Liédson ao Corinthians, que em sua estréia já marcou dois gols, mostrando que Ronaldo terá um companheiro à altura no ataque corintiano.
O Atlético Paranaense repatriou hoje o meia Kleberson, que estava encostado no Flamengo. Mesmo não estando em um bom momento, não restam dúvidas que o rival conseguiu um bom reforço, que poderá dar muita qualidade de passe e chegada ao ataque no time rubro-negro.
Outra negociação que chama muita atenção é a chegada do atacante colombiano Tressor Moreno ao Bahia.
Tressor Moreno despontou na Copa América de 2004, mostrando um futebol de muita velocidade e habilidade, sendo considerado o melhor jogador colombiano da temporada.
Rodou pelo futebol francês e mexicano, até acertar com o Bahia Tem tudo para ser um bom destaque do clube baiano na temporada. Este seria um jogador que eu gostaria de ver com a camisa do Coritiba.
Outras boas negociações foram concluídas como a chegada do zagueiro uruguaio Victorino ao Cruzeiro, do meia Carlos Alberto, a eterna promessa, ao Grêmio, dos argentinos Bolatti, volante e Cavenaghi, atacante ao Internacional, mas a grande surpresa nesta temporada poderá ser o atacante colombiano do Bahia.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)