Falando de Bola
Leio, incrédulo, no COXAnautas, declarações de João Carlos Vialle dizendo que o Coritiba precisa ser mais defensivo fora de casa.
Mas agora, faltando duas rodadas para o final da competição, onde o Coritiba precisa de no mínimo três pontos para escapar, leio este tipo de declaração?
Será que Vialle assistiu ao jogo contra o Santos? Será que Vialle viu o jogo em que o Coritiba perdeu para o Botafogo?
Para mim, tudo o que vi nestas duas partidas foi um Coritiba medroso, descompromissado, desleixado, covarde, omisso, e acima de tudo defensivo, muito mal armado por Ney Franco.
Será que Vialle acha que um time com Jailton, Leandro Donizete, Pedro Ken (Makelele) e Carlinhos Paraíba na meia-cancha é ofensivo?
Qual destes jogadores realmente arma a equipe ou a faz jogar ofensivamente?
Fora a escalação de praticamente quatro volantes na meia-cancha, ainda vemos o Coritiba jogar com dois laterais que praticamente não apóiam, sem contar os dois zagueiros, que atuam plantados.
Somando-se tudo isso o Coritiba teria nada mais, nada menos do que oito jogadores sem características ofensivas, fazendo com que apenas Marcelinho Paraíba e Rômulo ou Ariel se encarregassem de atacar.
Será que ninguém no clube, entre treinador, auxiliares, diretores, perceberam que o futebol de Marcelinho desaparece quando ele é escalado para jogar no ataque?
Se isso não for um esquema defensivo, eu sinceramente não entendo mais nada de futebol.
O senhor deve estar se referindo ao momentos "Prof. Pardal" de Ney Franco, quando este se perde completamente quando o time está perdendo. O problema Doutor, é que nenhum treinador pode continuar jogando defensivamente quando está atrás no placar.
O que tem acontecido é que Ney Franco tem se complicado na armação da equipe.
Como o time joga retrancado, e não possui zagueiros confiáveis, logo toma o gol, e com isso o treinador precisa abrir o time, tirando um jogador de trás para colocar um atacante. Mas o problema é que aí, longe do Alto da Glória, o time se perde de vez.
Portanto, Dr Vialle, não vejo que o Coritiba precisa jogar mais defensivamente, mas sim esta sua fala demonstra o quanto carece de bons jogadores na parte defensiva, além é claro da pura falta de compromisso destes atletas com o clube que lhes paga o salário.
Se o Coritiba tivesse bons e confiáveis jogadores na parte defensiva, com certeza o time poderia jogar retrancado e tentar a sorte em contra-ataques. Mas como o time entra para jogar atrás, e na mais simples pressão os zagueiros entregam, não há tática que dê resultado.
Não é agora, que a “vaca está quase indo para o brejo”, que o senhor precisa fazer este tipo de cobrança publicamente.
Estas cobranças já deveriam ter vindo desde a sua entrada, em agosto, pois não é de hoje que este time vem capengando.
Doutor, a torcida está de olho, e uma nova queda a segunda divisão soará como uma tragédia no Alto da Glória, daquelas capazes de jogar definitivamente o Coritiba no buraco, o transformando em um “Bahia da vida”.
Até quando isso, alguém da diretoria pode explicar?
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)