Falando de Bola
O Coritiba apresentará, provavelmente na quarta-feira seu mais novo reforço, para disputar a reta final do Campeonato Brasileiro.
O jogador a ser apresentado não é um zagueiro, como todos vêm pedindo, mas não deixa de ser uma grata surpresa para a torcida Coxa-Branca.
O Makelele que estava no Grêmio chega para dar mais opções para o técnico Ney Franco armar a equipe.
O baiano Leandro “Makelele” de 24 anos, foi revelado pelo Santo André, onde fez uma grande temporada em 2007, chamando a atenção do Palmeiras que o contratou no mesmo ano. Após uma passagem discreta pela equipe do Parque Antártica, o volante foi contratado em 2008 pelo Grêmio, onde permaneceu até ser contratado pela equipe do Coritiba.
O jogador fez bons jogos pela equipe gremista, porém perdeu espaço com o técnico Paulo Autuori, que preferiu apostar no prata-da-casa Adilson e no experiente Túlio. Após a chegada de Fabio Rochemback, o baiano Makelele perdeu de vez o espaço no clube, o que o fez acertar com o Coritiba.
Jogador destro e de forte marcação, seu estilo de jogo se assemelha ao de Leandro Donizete, com a vantagem que Makelele sai com mais qualidade para o jogo, e tem um bom arremate a gol. Seu estilo de jogo lembra também o de Tulio Souza, ex-volante do Coritiba, hoje no Botafogo, por deslocar-se o campo inteiro, não guardando posição fixa. Além disso o jogador tem como características a forte puxada de contra-ataques.
Volante de origem, pode ser utilizado também na lateral-direita, posição em que chegou a ser utilizado tanto no Palmeiras como no Grêmio.
Como registro, Makelele atuou na derrota gremista por 2x1 para o Coritiba, na partida disputada no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro de 2009.
Nesta partida, o jogador entrou na segunda etapa no lugar do atacante Alex Mineiro, modificação feita por Paulo Autuori com a intenção de ver seu time ganhando a meia-cancha, já que contava com um homem a menos, após a expulsão de William Thiego.
Com a sua chegada, Ney Franco ganha uma boa opção tanto para a lateral direita, no lugar de Rodrigo Heffner ou Marcio Gabriel, quanto para a posição de volante, no lugar de Jailton.
Com Leandro Donizete e Makelele juntos na marcação da meia-cancha, o Coritiba ganhará muito em velocidade e pegada neste setor.
Ao que parece o Departamento de Futebol do Coritiba, após inúmeros erros em contratações, começa a dar sinais de lucidez, fato que apareceu com a chegada do bom atacante Rômulo e agora com Makelele.
Mas a diretoria não pode parar por aí, as inscrições se encerram no próximo dia 25/09, e o Coritiba ainda necessita com urgência da chegada de mais um zagueiro, porém, este atleta não pode vir apenas para compor o elenco, mas sim para chegar e assumir de imediato a posição de titular.
Parabéns a diretoria pela contratação deste novo jogador, que com certeza será extremamente útil nesta difícil caminhada, que será escapar da segunda divisão.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)