Falando de Bola
O time, considerado principal, do Coritiba está próximo de retornar aos gramados. A equipe alternativa, segundo o planejamento elaborado, tem ainda dois jogos pela frente, dos quais um sendo o clássico Atletiba na Vila Capanema.
Do time principal, dois jogadores podem não ter condições de jogo para enfrentar o Rio Branco pela sexta rodada. Robinho e Deivid começaram a treinar com bola depois dos demais atletas, por estarem tratando de lesões e com isso não deverão estar 100% ainda para esta partida.
Com o time alternativo começando a tomar forma e com os jogadores pegando ritmo, não seria melhor o técnico Dado Cavalcanti ir colocando aos poucos os titulares no time e não trocar toda a equipe de uma só vez?
Poderiam ser aproveitados aqueles atletas de melhor condicionamento físico e que além de colaborar na parte física da equipe, ou seja, na força, poderiam principalmente melhorar a parte técnica, além de dar mais experiência para a equipe alternativa.
Jogadores como Deivid, Robinho, Leandro Almeida e o próprio Alex poderiam ser deixados para entrarem na equipe na fase decisiva do campeonato, melhorando sensivelmente a parte técnica do time Coxa-Branca.
Nos casos de Deivid e Robinho especificamente, Keirrison e Denner, titulares da equipe alternativa poderiam perfeitamente suprir a ausência dos titulares, enquanto estes se preparam melhor física e tecnicamente.
Para o lugar de Deivid, Dado ainda tem o atacante Zé Love, mas acredito que este jogador possa render melhor jogando como um meia-atacante e não como um homem de referência.
Para o lugar de Alex qualquer jogador que entrar estará longe do futebol desempenhado pelo craque Alviverde, porém o “menino de ouro” também pode ficar se preparando melhor para a parte decisiva do Paranaense e para as demais competições que o Coritiba terá pela frente.
Outros atletas poderiam continuar da equipe principal para dar chance dos titulares se prepararem ainda mais, como o zagueiro Wallysson, o meia Zé Rafael, que atuando ao lado de atletas mais tarimbados, pode desempenhar um melhor futebol, além do atacante Maykon.
O goleiro William é outro que poderia continuar, mas em seu caso especificamente, o jogador Vanderlei, que será o titular durante a temporada, precisa atuar para pegar ritmo de jogo e por considerarmos a posição de goleiro como a de menos desgaste físico.
O lado positivo do planejamento Alviverde para 2014, é que além de poder condicionar melhor os atletas, o Coritiba pode revelar bons jogadores, e isso acontecerá principalmente se a equipe principal sofrer uma mescla neste início de temporada.
Opções para montar a equipe o treinador tem, e deixando os quatro principais atletas do time de fora, o Coritiba ainda poderia vir muito forte com:
Vanderlei, Gil (Victor Ferraz ou Norberto), Luccas Claro, Wallysson e Carlinhos; Junior Urso, William (Norberto), Denner, Zé Love (Zé Rafael ou Maykon) e Roni; Keirrison.
Para finalizar a primeira parte do Campeonato Paranaense, esta equipe é mais do que suficiente para que o Coritiba alcance uma colocação que lhe dê a oportunidade de decidir todas as fases até a final dentro do Couto Pereira.
Para quem não concorda achando que esta mescla prejudicará o entrosamento da equipe mais adiante, prefiro acreditar que jogadores da qualidade de Leandro Almeida, Alex, Robinho e Deivid se entrosarão naturalmente com a equipe quando voltarem ao time principal.
E, além disso, o técnico Dado Cavalcanti poderá confirmar a ascensão técnica de jogadores como Wallysson, Dener, Zé Rafael e Maycon, além da recuperação de Keirrison, que em forma física e técnica, além de ritmo de jogo, será uma excelente opção para o ataque do time Coxa-Branca.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)