Falando de Bola
Vanderlei, Angelo, Jeci, Pereira e Triguinho; Andrade, Léo Gago, Sandro e Rafinha; Marcos Aurélio e Betinho.
Este foi o time montado por Nei Franco no treino realizado hoje pela manhã, conforme informações do site oficial, e provavelmente será o time que enfrentará o Figueirense, novo líder e disparado detentor do ataque mais positivo da competição.
Mas e onde estão as tão propagadas mudanças que Ney Franco realizaria?
Percebe-se que com as ausências forçadas de Edson Bastos, Fabinho Capixaba (novo dono da lateral-direita) e Leandro Donizete, todas por contusão, os únicos que perderam a posição no time titular foram Marcos Paulo e Dudu, atletas mais jovens da equipe.
A saída de Marcos Paulo é de fácil compreensão, tendo em vista a sua visível queda de rendimento nos jogos após a Copa do Mundo. Já a saída de Dudu, mesmo que este jogador venha sendo um destaque da equipe, visa criar um novo esquema de jogo.
Com a entrada de Sandro, a provável intenção de Ney Franco é garantir maior posse de bola na meia-cancha, além de tentar a cadência, características deste atleta, mesmo que ainda não mostradas dentro de campo com a camisa do Coritiba.
Porém, para esta partida esta mudança na armação da equipe não fosse a atitude mais correta, uma vez que o Coritiba precisará da velocidade e criatividade para tentar ganhar o jogo nos contra-ataques, e esta função, o jovem Dudu vinha desempenhando muito bem.
A opção ideal seria a saída de Betinho, adiantando Rafinha e Marcos Aurélio, e contando com Dudu e Sandro, atletas com características diferentes, na armação das jogadas, podendo tanto jogar em velocidade, como tentar lançamentos e passes longos.
Mas onde estão as mudanças na defesa, setor mais criticado da equipe atualmente?
Percebe-se que a mudança está unicamente na meia-cancha, repito com a saída de Dudu, jogador com características de velocidade e carregador de bola, para a entrada de Sandro, atleta com características mais lentas e de cadência de jogo.
Percebe-se ainda que a meia-cancha Alviverde terá agora um formato de losango.
Mas e para corrigir os problemas defensivos, o que Ney Franco irá fazer?
Pelo menos para o confronto contra o Figueirense, tudo continua na mesma.
O fraco Angelo continuará sendo a nulidade da lateral-direita, pelo lado esquerdo o experiente Triguinho continuará fazendo o seu feijão com arroz sem nenhum tempero, e a lenta dupla de zaga Jeci e Pereira, continuará dando as cartas pelo setor.
A marcação da meia-cancha feita por Andrade e Léo Gago, será a principal incógnita da equipe e talvez o principal risco para o Coritiba, uma vez que Andrade, ainda não desabrochou com a camisa Alviverde, e Léo Gago estará fazendo sua estréia na equipe.
Talvez por isso, seria muito mais interessante, a entrada de Cleiton para formar o trio de zagueiros, com a saída de Andrade. Mas para que isso acontecesse seria obrigatório que o lateral-esquerdo Triguinho fosse para o ataque, mas isso atualmente é impossível de acontecer, pelas atuais características do jogador.
Fica cada vez mais claro, que a diretoria precisa urgentemente contratar jogadores para as laterais, pois qualquer mudança tática na equipe, fica extremamente prejudicada com a ausência de bons jogadores nestas posições.
A minha ausência nos últimos vinte dias deve-se a uma viagem de férias pelo Peru.
Quero aqui manifestar publicamente o meu agradecimento ao simpático povo peruano, composto de pessoas honestas, trabalhadoras, alegres e gentis, que fazem o possível e o impossível para atender bem aos seus turistas, principalmente ao “hermano brasileño”.
Soma-se a isso um país muito rico culturalmente, de muitos mistérios, muitas belezas naturais e muita história para contar e ser vista.
Para quem ainda não foi, aí fica a dica.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)