Falando de Bola
Ilha do Retiro lotada, apoio maciço do torcedor do “Xpó”, calor de 30º, gramado irregular, time pernambucano jogando todas suas fichas nesta partida e jogadores de qualidade como Marcelinho Paraíba e o goleador Ciro.
Estas deverão ser as principais dificuldades que o Coritiba deverá encontrar na decisiva partida em Recife.
Partida decisiva para o Sport, mas também para o time Alviverde, que em caso de uma vitória, definitivamente ganha moral para decidir sua classificação antecipada nos dois próximos jogos contra Vila Nova e Paraná Clube, ambos no Couto Pereira.
Como ainda sonha com a classificação a Série A, o Sport deverá partir para cima do Coritiba desde o início da partida.
O time pernambucano conta com jogadores de qualidade do meio para frente e mesmo com o desfalque do atacante Wilson deve criar sérias dificuldades para a zaga do Coritiba.
O companheiro de Ciro no ataque deverá ser o experiente Adriano Louzada, jogador que tem passagem pelo Clube do Porto.
O grande motivo de preocupação para a zaga Coxa estará concentrada em dois jogadores: o velho conhecido Marcelinho Paraíba e o jovem goleador Ciro, vice-artilheiro da competição.
Dois jogadores de extrema qualidade e que devem incomodar bastante o time Alviverde.
As jogadas de Marcelinho são manjadas. Geralmente flutuando pelos lados do gramado, este jogador tem como ponte forte o poderoso chute de canhota, principalmente em sua jogada mais conhecida, quando recebe a bola pelo lado direito, e no bico da grande área solta a bomba de pé esquerdo.
Quem consegue esquecer o golaço marcado desta maneira contra o Grêmio pelo campeonato Brasileiro, quando de virada o Coritiba venceu por 2x1, com Ariel marcando o segundo gol.
Outra jogada bastante conhecida de “Paraíba” são suas cobranças de falta, seja próxima a área ou longe dela. O time Alviverde deverá estar bastante atento para evitar este tipo de jogada.
Por outro lado, Marcelinho costuma cair de produção quando marcado em cima, indo “esconder-se” na ponta esquerda.
Marcar Marcelinho Paraíba em cima, deverá ser a principal tarefa de Leandro Donizete neste jogo.
Já o goleador Ciro é um atleta que também precisa ser vigiado de perto. Como individualmente não é tão decisivo como Marcelinho, o centroavante depende das jogadas dos companheiros para concluir a gol.
E aí a atenção Alviverde deverá focar principalmente em cima do lateral–esquerdo Dutra e dos meias Elton e Marcelinho Paraíba, que deverão ser os principais acionadores de Ciro.
Além disso, o Coritiba deverá se preocupar com os avanços dos bons volantes Daniel Paulista e Germano, que possuem qualidade com a bola nos pés e arrematam bem de longa distância.
Se o time Alviverde deverá ter atenção redobrada com os homens de meio e ataque do time pernambucano, o mesmo deve valer para a defesa do Sport que terá muito trabalho com os rápidos jogadores do Coritiba.
O “Leão da Ilha” não contará com o zagueiro Geder, que teve uma grave contusão no útlimo jogo e deverá ficar cinco meses afastados dos gramados. Além dele, o zagueiro André Leone está no departamento médico.
Com isso a zaga deverá ser formada por Cezar, Igor ex-Atlético/PR e pelo volante Tobi, que apesar de não ser zagueiro de origem, vem sendo o jogador mais regular da defesa do Sport.
E a defesa pernambucana que tem se notabilizado por ser o setor mais frágil da equipe, principalmente por se mostrar extremamente lenta, deverá sofrer com as investidas dos rápidos Rafinha e Enrico.
Como o adversário joga com três zagueiros lentos, uma provável alternativa tática com Rafinha e Enrico abertos pelos lados, com Leonardo jogando centralizado deverá trazer grandes problemas ao Sport, consequentemente “matando” sua sobra.
Neste caso deverá ser importante a participação de Léo Gago, chegando para concluir pelo meio, já que os espaços devem aparecer, principalmente pelo fato de que os dois volantes (Germano e Daniel) apesar de marcarem forte, costumam se lançar ao ataque, deixando a frente da área desguarnecida.
Existe ainda a possibilidade de Geninho escalar o time no 4-4-2, colocando no time o experiente meia Romerito provavelmente no lugar do zagueiro Igor.
Como o time Alviverde tem se mostrado extremamente eficiente nos jogos fora de casa nesta competição, e contando com o fato de que o time pernambucano deverá deixar espaços para os contra-ataques do Coritiba, a torcida Alviverde tem tudo para esperar uma boa partida e os três pontos em Recife.
O principal é que os jogadores do Coxa, principalmente Edson Bastos, Rafinha, Enrico, Leonardo e Léo Gago, além de Leandro Donizete (para anular Marcelinho) estejam em uma boa tarde e consigam anular o experiente time do Sport.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
twitter.com/rhonorio
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)