Falando de Bola
Não fui muito feliz nos palpites da 35º rodada. Ironias a parte, o único acerto foi no empate do Coritiba contra o Vitória, quando este seria o jogo que eu gostaria de ter errado o prognóstico com o time Alviverde conquistando os três pontos.
A derrota do Botafogo foi o único resultado positivo para o Coritiba. A vitória do Sport sobre o Palmeiras poderia ser considerado um bom resultado, porém com a derrota na estreia de sua Arena, o time palmeirense entrou definitivamente na briga para escapar da segunda divisão, e com isso deverá dificultar demais as coisas para o Coritiba no jogo do próximo domingo.
Os demais resultados foram desastrosos, principalmente a surpreendente vitória do Chapecoense sobre o Fluminense em pleno Maracanã. A vitória do Bahia sobre o Criciúma também foi um resultado ruim, pois deu ainda mais um sopro de vida para o time baiano, que apesar de estar na UTI ligado a aparelhos, ainda tem chance de escapar.
Com os resultados, um time, Criciúma, teoricamente rebaixado. Outro, Botafogo, em uma crise sem precedentes e que dificilmente vai escapar da segunda divisão. O Bahia que ainda respira por aparelhos. Estes três times, só com um milagre escaparão da segunda divisão.
Com isso sobraria uma vaga para ser disputada por quatro clubes: Palmeiras, Chapecoense, Vitória e Coritiba. Todos eles dependem apenas dos próprios esforços para escapar da segunda divisão, e Coritiba e Palmeiras ainda tem um confronto direto para tentar escapar.
Teoricamente, a tabela mais complicada é a do Palmeiras, que enfrentará o time Alviverde no Couto Pereira, o Internacional, que ainda briga pela Libertadores, no Beira Rio e por último enfrentará o Atlético Paranaense em São Paulo, onde fatalmente conquistará os três pontos, principalmente se estiver em jogo um possível rebaixamento do Coritiba, razão pela qual o time atleticano não deverá dificultar as coisas para o time palestrino.
O Vitória pegará três times, Figueirense, Flamengo e Santos, que não almejam mais nada e também não correm mais riscos de rebaixamento, apesar de que o time catarinense ainda não está totalmente livre com seus 44 pontos.
A Chapecoense pegará em casa um Botafogo praticamente rebaixado, um Cruzeiro que já deverá jogar de “sangue doce” por ter conquistado o título, e sair para enfrentar um Goiás, que também não almeja mais nada.
E o Coritiba terá o confronto direto contra o Palmeiras, além de sair para enfrentar o Atlético Mineiro em um jogo duríssimo e terminar em casa contra um Bahia que já deverá estar rebaixado.
Por tudo isso, o confronto entre Coritiba x Palmeiras tem todos os ingredientes para decidir a última vaga para a segunda divisão. Quem perder deixará o caminho bem mais curto para a Série B.
O empate que o Coritiba conseguiu contra o Vitória não foi nada diferente do que o time Alviverde mostrou fora de casa até aqui.
Gol tomado no começo na partida, em mais uma falha da defesa. Jogadores atuando de forma apática e burocrática, e esquema tático indo para o “buraco” na tentativa de correr atrás do prejuízo.
A diferença é que desta vez o adversário é também de um sofrível nível técnico e atuou de maneira desordenada, o que facilitou a tarefa do Coritiba em não perder a partida.
O problema é que o empate não foi suficiente, apesar de ter segurado o Vitória, pois os três pontos da Chapecoense devolveram o Coritiba para a zona do rebaixamento.
Chega de adivinhações. De nada adianta ficar tentando adivinhar resultados. O time Alviverde precisa ganhar e ponto final.
Todo prognóstico de agora até o final passa por vitórias do Coritiba.
Só duas vitórias, contra Palmeiras e Bahia, livrarão o time da Série B. Portanto que o prognóstico seja esse.
Domingo, mais uma vez, a parada é com o torcedor. No grito, no incentivo e na raça. Se o time atua de forma apática fora de casa, no Couto Pereira vão ter que jogar na marra.
Então torcedor Alviverde, o negócio é com você também, pois este time já provou que sem o seu apoio não é nada.
Todos os caminhos levam ao Alto da Glória no domingo!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)