Falando de Bola
Muito se comenta sobre o “tal” Projeto tão propagado pelos lados Alviverdes.
É o presidente falando, o superintendente de futebol falando, o técnico falando, os jogadores falando, e até o recém contratado Alex disse que além do desejo de voltar ao Coritiba, o Projeto do clube o convenceu.
É notório que o Coritiba tem se notabilizado por excelentes campanhas nas últimas temporadas, principalmente após a fatídica queda em 2009.
Ali pode ser considerado um “divisor de águas”, já que pouco se esperava de um clube que sofria a mais pesada punição aplicada em um clube do futebol brasileiro.
Os títulos regionais e da Série B em 2010, o bicampeonato regional, a chegada à decisão da Copa do Brasil e o recorde de vitórias consecutivas em 2011, o tricampeonato regional, mais uma decisão de Copa do Brasil em 2012, provam que o Coritiba segue em um caminho certo.
É fato de que duas perdas da Copa do Brasil podem apontar algumas falhas neste Projeto, principalmente em algumas decisões estratégicas, como a manutenção de Marcelo Oliveira após 2011 ou a falta de um goleador na decisão de 2012, mas independente dos adversários que enfrentou até chegar à decisão não se pode fechar os olhos para a nítida evolução que o Coritiba vem mostrando dentro de campo.
Por mais que o clube tenha mostrado dificuldades no Campeonato Brasileiro, chegando a correr riscos de rebaixamento, a meta atingida em 2012 em termos de resultados igualou-se a temporada de 2011, com a diferença apenas de um futebol menos vistoso dentro de campo.
O time e a temporada de 2011 podem ser considerados como uma exceção a regra. O importante foi que o ano de 2012 em termos de resultados não deixou a desejar em relação a 2011, dando esperanças ainda maiores para a temporada que se iniciará.
E o ano de 2013 tem tudo para ser ainda mais proveitoso e talvez finalmente coroado com um título de expressão nacional.
Em 2013, o Coritiba iniciará com a base do time titular praticamente pronta, faltando apenas alguns poucos detalhes para ficar extremamente competitivo.
Soma-se a esta base, a chegada do craque Alex, que além de trazer uma referência técnica ao time, motivará e facilitará a vida de seus companheiros dentro de campo, que com um craque ao lado, devem render muito mais.
Além disso, reforços pontuais serão contratados e deixarão time ainda mais forte.
Para que o time titular fique realmente muito forte e em condições de disputar de igual para igual as grandes disputas que terá na próxima temporada, pouca coisa precisará ser mudada.
A principio as maiores necessidades seriam um zagueiro central e um lateral esquerdo para fazer companhia a Vanderlei, Victor Ferraz, Emerson, William, Gil (Sergio Manoel), Alex, Everton Ribeiro, Rafinha (Lincoln) e Deivid.
E com pouca necessidade de mudança a chance de investir mais pesado trazendo jogadores de reconhecida qualidade técnica é muito maior.
Ainda chegariam alguns reforços, de menor expressão e de custo mais baixo para completar o elenco do time, que já conta com boas opções e alguns bons valores das categorias de base.
Observando pelo prisma da manutenção da base, da chegada de Alex, da possível contratação de jogadores tecnicamente mais privilegiadas e da possibilidade de disputar os campeonatos nacionais de 2013 em igualdade de condições com as equipes financeiramente mais poderosas, é possível chegar à conclusão de que o tão falado Projeto implantado no Coritiba está no seu caminho certo e poderá trazer grandes resultados na próxima temporada.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)