Falando de Bola
Mostrando cautela nas contratações, principalmente devido aos escassos recursos, a diretoria Alviverde anunciou até o momento quatro jogadores: os meias Rafinha e Enrico, já integrados ao elenco, e o lateral direito Fabinho Capixaba e o volante Andrade, que devem se apresentar segunda e hoje, respectivamente.
O clube ainda corre atrás de um atacante, mas o nome ainda não é de domínio público, pois após a desistência sobre o nome de Maikon Leite, a diretoria não se pronunciou a respeito de outro nome.
Análises
Enrico:
Revelado pelo A. Mineiro, com passagens pelo futebol sueco, Ipatinga e Vasco da Gama. Jogador de boa técnica e visão de jogo, porém um pouco lento e dispersivo às vezes. Para provar que será útil ao time Coxa-Branca tem que mostrar muito mais do que apresentou no Vasco. Foi uma indicação de Ney Franco que o comandou no Ipatinga. Este fato, porém não pode servir de parâmetro, pois o mesmo Ney Franco indicou o fraco lateral Luciano Amaral ao Coritiba.
Rafinha:
Jogador revelado pelo São Paulo e com passagens por vários clubes do futebol brasileiro, este atleta é a melhor contratação do Coritiba até o momento. Rápido, incisivo e de muita movimentação, Rafinha ainda sabe fazer gols e pode ser muito útil na Série B, principalmente nos jogos fora de casa, onde o contra-ataque pode ser arma mortal do Coritiba. Pesa contra apenas o excesso de individualismo, que às vezes pode atrapalhar a equipe. Se mostrar o mesmo futebol demonstrado com a camisa do Paraná será um dos grandes nomes da equipe em 2010.
Fabinho Capixaba:
Atleta com passagens pelo Palmeiras e que estava no Avaí, onde não foi muito aproveitado. Jogador de características ofensivas se estiver em um bom momento, tem tudo para ser titular do time, principalmente pela irregularidade de Heffner e pelo fraco futebol de Ângelo. Precisa apenas aprimorar a marcação, defeito notado nos jogos em que vestiu a camisa do Palmeiras.
Andrade:
Boa contratação, jogador experiente e de toque de bola, estava jogando no Sport/PE, onde não era titular da equipe. Sua principal virtude são os arremates de longa distância. Em uma vitória do Vasco na Arena da Baixada por 5x3, fez três gols, todos em arremates de fora da área. Pode ser muito útil em uma formação com três volantes, jogando como terceiro homem de meio, já que apesar de ser volante de origem, não é forte na marcação.
Opinião:
A diretoria acertou nas contratações, principalmente nas chegadas de Rafinha e Andrade, jogadores que deverão ser muito úteis na Série B, principalmente.
A chegada de Enrico é cercada de expectativa, pois é um jogador de qualidade, mas que não demonstrou isso no Vasco. Como dito acima é jogador indicado pelo treinador e isso deverá fazer com que inicie a temporada como titular. Não tem estilo de Série B, pois tem técnica, mas lhe falta garra. Se demonstrar muita vontade dentro de campo, também pode ser útil.
A contratação de Fabinho Capixaba provavelmente aconteceu devido a oportunidade, pois o Coritiba já tinha os jogadores Ângelo e Rodrigo Heffner, além do garoto Fabinho que subiu das categorias de base, não sendo portanto uma carência do elenco. Se estiver em bom momento será titular, mas isso provavelmente brecará a ascensão de Fabinho.
A diretoria precisa usar de muito critério nas contratações, e precisar avaliar realmente se a chegada de um novo lateral-direito é necessária, pois existem grandes carências no elenco, como nos setores defensivos (miolo de zaga), lateral-esquerda e ataque (um jogador para disputar posição com Ariel).
A zaga titular conta com Pereira e Jeci, atletas com problemas de velocidade e que podem ter problemas na Série B, onde o estilo de jogo é mais dinâmico do que na Série A. Os reservas Lucas Mendes, Dirceu e Demérson também não são jogadores de velocidade, o que demonstra a carência do Coritiba nesta posição.
Para a lateral-esquerda, hoje ocupada pelo fraco Luciano Amaral, a esperança é que o garoto Dênis repita as atuações mostrada na equipe de junior. Mas em um ano importantíssimo na vida do clube, o elenco precisa ter mais opções de qualidade, o que torna importante a contratação de outro jogador para a posição.
Para o comando de ataque, após as dispensas de Rômulo e Bruno Fressato, o Coritiba tem apenas o gringo Ariel e o garoto Roger, que ainda não demonstrou condições de brigar pela vaga de titular, o que faz imprescindível a necessidade de contratação de um jogador para o setor.
Situação diferente da posição de segundo atacante, onde o Coritiba conta com Marcos Aurélio que deverá ser titular absoluto, além de boas opções como o angolano Geraldo, Renatinho, Rafinha, e os garotos Lelê e Andrezinho, sendo que este último provavelmente subirá aos profissionais devido ao bom desempenho na Copa São Paulo.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)