Falando de Bola
Ainda angustiado pela sofrida derrota de domingo (onde os dois times jogaram um futebol de 2º divisão), me apeguei a cálculos matemáticos para tentar decifrar o futuro do Coritiba no campeonato brasileiro.
É comum que os torcedores mais apaixonados tentem fazer cálculos e mais cálculos neste momento quando o seu time briga por alguma coisa na competição, e quando se briga para fugir do rebaixamento, a preocupação é ainda maior.
É notório que um possível novo rebaixamento a segunda divisão traria prejuízos enormes ao Coritiba Foot Ball Club, principalmente na esfera financeira, como também na visibilidade do clube.
Mas mais ainda, traria um sofrimento eterno ao torcedor Coxa que nos últimos anos tem convivido com idas e vindas para a Série B, não conseguindo manter-se firmemente na elite do futebol brasileiro.
Ao analisar a tabela em sua totalidade e a seqüência de jogos que o Coritiba terá pela frente até o final da competição, tive uma sensação de alívio, não é claro por já ter certeza de que o clube escapará, mas sim por ter jogos onde terá totais condições de reverter este quadro difícil em que se encontra.
Analisando a tabela
A recuperação do Coritiba se iniciará com dois jogos em casa: São Paulo e Ponte Preta. O time são paulino tem qualidade, excelentes jogadores e ainda briga por chegar ao G4, mas o Coritiba deverá prevalecer a sua força em casa e vencer esta partida, nem que seja no grito da torcida.
O jogo contra a Ponte Preta não deverá ser mais fácil do que o jogo contra o São Paulo, mas o Coritiba precisa vencer de qualquer maneira, já que se trata de um adversário direto na luta para fugir do rebaixamento.
Fazendo seis pontos nestes dois jogos, o Coxa começa a respirar novamente e a trabalhar menos pressionado.
O próximo jogo será contra o Palmeiras em São Paulo. Jogo muito difícil, pois o adversário ainda deverá estar na zona de rebaixamento. Mas acredito que o Coritiba trará, no mínimo, um empate, se a arbitragem não influenciar e o Wilton Pereira Sampaio não for escalado para apitar esta partida.
Na seqüência, mais dois jogos em casa, com totais condições de fazer mais seis pontos contra Náutico e Bahia. Serão times que virão para jogar fechados, porém ambos possuem defesas que são vazadas com facilidade quando jogam fora de casa. O lado negativo é que as duas equipes possuem atletas experientes e caso saiam na frente no Couto Pereira podem complicar a vida do Coritiba. Mas acredito em duas vitórias.
Com os prováveis 13 pontos somados nestes 5 jogos, o Coritiba chega a 41 pontos e se afasta da zona do rebaixamento.
Depois da seqüência favorável o Coritiba encarará, fora de casa, Grêmio e Fluminense, duas equipes que estarão lutando pelo título da competição.
O fraco retrospecto fora de casa deverá render duas derrotas nesta partida, com a mínima chance de conseguir um empate contra o Fluminense, já que a tarefa contra o Grêmio é mais inglória devido à grande vantagem do time gaúcho no retrospecto contra o Coxa em Porto Alegre.
Mas para efeito de cálculos, duas derrotas nestas partidas.
Voltando para casa, o Coritiba pegará o Atlético Mineiro. Apesar do time mineiro ainda estar lutando pelo título, o Coritiba vence esta partida, não emplacando a terceira derrota seguida.
O próximo adversário será o Corinthians em São Paulo. O time paulista não tem muitas ambições no campeonato brasileiro e deverá estar se preparando para o Mundial de Clubes, mas, repito, com o péssimo retrospecto fora de casa, o Coritiba deverá voltar derrotado desta partida.
A vitória deverá vir novamente no confronto contra o Vasco no Couto Pereira. Este jogo marcará o reencontro de Marcelo Oliveira e Jonas com a torcida do Coxa e o time Alviverde tem tudo para fazer mais três pontos.
A penúltima rodada marcará, fora de casa, o confronto contra o Cruzeiro, quando o Coritiba já deverá estar livre definitivamente de qualquer possibilidade de rebaixamento. Jogando sem preocupação, o time Coxa deverá sofrer mais um revés em Belo Horizonte.
E para fechar um campeonato onde não teve maiores aspirações a não ser fugir da degola, o adversário será o já rebaixado Figueirense.
Os três pontos contra o time catarinense levará o Coritiba a 50 pontos ou 51 pontos, se conseguir um empate contra o Palmeiras, ficando entre a nona e décima primeira colocação no campeonato.
Ao fazer uma simulação da tabela do Coritiba, acabei por fazer de todos os demais clubes da primeira divisão.
O Fluminense deverá ser o campeão brasileiro, com Grêmio e Atlético/MG ficando na segunda e terceira colocação respectivamente. O São Paulo fechará o G4.
Já os times que descerão para a Série B deverão ser Ponte Preta, Portuguesa, Figueirense e Atlético/GO.
É óbvio que se tratam apenas de simulações feitas por um cara otimista e que talvez ainda seja muito cedo para fazê-las, principalmente pelos fatores que envolvem os jogos de futebol, como contusões, por exemplos, mas se os jogos forem decididos apenas dentro de campo, tenho a mais absoluta certeza de que o Coritiba NÃO será rebaixado para a segunda divisão!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)