Falando de Bola
Enfim, o Coritiba que a torcida idealizou para 2013 entrou em campo na vitória por 7x0 contra o Rio Branco.
Senão com jogadores importantes e inquestionáveis como Victor Ferraz, Emerson, Botinelli e Keirrison, mas sim com uma partida que beirou a perfeição, chegando ao natural à maior goleada do campeonato até o momento.
O adversário não era lá dos melhores, mas o futebol praticado pelo Coritiba trouxe a esperança de que o ano de 2013 poderá ser de muitas alegrias para a torcida Coxa-Branca.
O esquema 3-5-2 há tempos deixou de ser uma tendência mundial. Praticamente apenas no Brasil que esta tática é utilizada.
Porém, na maioria dos casos, os treinadores armam a sua equipe no 5-3-2, ao colocarem laterais pelos lados do campo, praticamente presos a marcação.
Não é o que está acontecendo no Coritiba.
O voluntarioso Gil e o destro Patric, que jogam pelos lados, se tornaram jogadores de ataque e no jogo de ontem participaram de praticamente todos os gols do time.
Com isso, o Coritiba torna-se um time muito ofensivo, e com jogadores de qualidade na meia-cancha, os alas podem ser constantemente acionados, o que aumenta as possibilidades de chegada ao gol adversário.
Além disso, com as boas peças que tem a sua disposição, o treinador Alviverde pode naturalmente mudar o esquema durante as partidas, confundindo a cabeça do adversário.
Gil, merece um capítulo a parte.
Contratado em 2011, após se destacar na Ponte Preta, foi pouco aproveitado naquela temporada, causando desconfiança em parte da torcida.
A missão inglória de disputar posição com Leandro Donizete e Léo Gago o deixou por diversas vezes fora até mesmo do banco de reservas.
Para alguns era um jogador dispensável ao final da temporada.
Em 2012 começou devagar, sendo opção para William e Sérgio Manoel. Com a contusão do segundo, foi preterido por Junior Urso e Chico.
Com a saída de Marcelo Oliveira, Gil foi alçado a titularidade jogando na sua real posição, a de segundo volante, onde se tornou titular absoluto e terminando a temporada como um dos poucos destaques da equipe.
E até o momento, na temporada atual, é um dos jogadores imprescindíveis no esquema de Marquinhos Santos, sendo muito importante taticamente, tanto na defesa como no ataque do time Alviverde.
A situação de Gil mostra claramente que todo jogador precisa de tempo e de sequência para mostrar seu verdadeiro futebol.
De dispensável em 2011 para uma das principais peças do time em 2013.
E o mesmo vale para jogadores como Sérgio Manoel, Ruidiaz, Junior Urso, que possuem totais condições de fazer parte do grupo.
E como está sendo para Chico e Robinho que mesmo com desconfiança por parte da torcida vêm mostrando um bom futebol.
E assim como tinha sido também para Everton Ribeiro, que de aposta passou a principal jogador do time na temporada passada.
Quando se tem um verdadeiro craque em seu time, tudo se torna mais fácil.
A troca de passes começa a funcionar, os arremates a gol são mais eficientes, a bola fica mais tempo em seus pés e jogadores, até então, medianos começam a funcionar melhor e serem mais eficientes.
Assim, tem sido o Coritiba de Alex.
Alex não precisa correr. A bola corre por ele. Quando ela chega em seus pés, o raciocínio é rápido e o companheiro precisa estar esperto.
Alex desfila seu talento na meia-cancha Alviverde e com a bola nos pés tem colocado os companheiros para correr, dando-lhe excelentes condições para chegarem ao gol adversário.
Robinho é um dos que cresceu muito de produção jogando ao lado de Alex.
O craque Alviverde que começou devagar a temporada tem subido de produção a cada partida e ainda tem muito a mostrar para a sorte do torcedor Alviverde.
Vanderlei tem sido um dos principais jogadores do Coritiba no início da temporada.
A chegada do renomado e competente treinador de goleiros Carlos Pracidelli parece ter feito muito bem ao goleiro Alviverde, que tem atuado com muito mais segurança.
As saídas do gol já se mostram mais eficientes, assim como a saída com os pés, dois fundamentos que eram totalmente questionáveis até o ano passado.
O Coritiba levou apenas três gols no Campeonato Paranaense, e outros tantos poderiam ter acontecido se não fossem as providenciais intervenções de Vanderlei.
Ao que parece, a aposta da diretoria em confiar em Vanderlei para continuar sendo o goleiro do time em 2013 foi acertada.
Para alguns os quatro gols marcados por Julio Cesar na partida de ontem o credenciam a titularidade do ataque Alviverde no lugar de Deivid.
E penso diferente. Para mim, Deivid ainda é inquestionavelmente o comandante de ataque titular do Coritiba.
Apesar de ainda estar “devagar”, o nove Alviverde é um jogador diferenciado e agora que o time está encaixando, precisa ter sequência para mostrar seu futebol e fazer os gols que o time precisa.
Deivid é o típico jogador que precisa de confiança e sequência de jogos para desenvolver o seu melhor futebol.
Com Deivid e Julio Cesar fazendo gols, quem ganha é o Coritiba que tem dois experientes goleadores em seu elenco.
Agora vem o Atletiba, jogo mais esperado pelo torcedor Coxa-Branca após o retorno de Alex.
O fato de o time atleticano ter menosprezado o campeonato regional, colocando um time reserva para jogar não tira a importância desta partida.
O azar é “deles, pois o Coritiba entrará com a força máxima que Marquinhos Santos tem a sua disposição.
O resultado da partida é que ficará registrado na história, independente dos jogadores que tiveram atuando no “lado de lá”.
O discurso público dos jogadores Alviverdes precisa ser de respeito ao adversário, pois é o principal rival do Coritiba, porém dentro do vestiário o discurso precisa ser de vitória, de dar o sangue, de fazer o máximo pelo Coritiba e se possível golear impiedosamente o adversário, como é o pensamento do torcedor Alviverde.
Com Alex ditando o ritmo do time e colocando os companheiros para correr, já ficaria difícil para o time titular do Atlético, imagine então para os reservas.
Mas isso é problema “deles” e não do Coritiba. Ao Coxa só resta uma palavra: Vencer!
Após alguns dias afastado por motivos de férias, retorno ao Blog com força total e com muita confiança no time Alviverde.
Um grande 2013 a todos os leitores do Falando de Bola, de preferência com uma grande conquista nacional do Coritiba.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)