Falando de Bola
Em uma época onde continuamos vivenciando um “jornalismo” feito por muitos de maneira “amadorística”, a transmissão televisiva da vitória do Coritiba contra o Sousa da Paraíba trouxe uma surpresa muito agradável a todos os torcedores que puderam acompanhar pelo SPORTV o triunfo Alviverde.
O narrador Odinei Ribeiro e o comentarista Luiz Ademar Carlos Junior deram um show de informações na transmissão do jogo.
Mostrando total conhecimento sobre o Coritiba Foot Ball Club falavam com propriedade sobre o time, desfalques, jogadores, categorias de base, organização do clube e sobre o passado recente do time.
Diferente de grande parte da crônica local, reconheciam o bom trabalho que o Coritiba tem feito nos últimos anos e que culminou com a disputa de duas finais consecutivas de Copa do Brasil.
Enquanto jornalistas e cronistas locais colocam na conta do clube os dois fracassos nas finais, os jornalistas do SPORTV exaltavam um clube grande, conforme palavras dos próprios, que tem tudo para fazer uma excelente campanha não só na Copa do Brasil, como ainda no Campeonato Brasileiro e que as duas finais do torneio nacional não foram disputadas por acaso, mas sim fruto do planejamento do clube.
Foi muito interessante escutar o comentarista Luiz Carlos Ademar Junior falando com propriedade sobre as características dos jogadores do clube, e de atletas como Emerson e Botinelli, que serão de fundamental importância na seqüência da temporada.
Para os torcedores Alviverdes acostumados com o desinteresse e desinformação do clube por grande parte não só da crônica nacional como também da crônica estadual, a transmissão da partida de ontem foi tão prazerosa quanto à vitória que classificou o time de maneira direta e os gols dos meninos Bonfim e Luizinho, formados dentro do clube.
Em tempos de Galvão Bueno, Milton Neves, Paulo César Vasconcellos, Edgard Felipe, Valmir Gomes, Augusto Mafuz, Fernando Gomes, Durval Monteiro, entre outros, os excelentes Odinei Ribeiro e Luiz Ademar Carlos Junior provaram que ainda existe vida inteligente no jornalismo esportivo brasileiro.
Que os jornalistas que trabalharam na partida de ontem continuem acompanhando o Coritiba na seqüência da temporada.
Os torcedores do Coritiba e os amantes do futebol agradecem.
* A grande parte da transmissão foi quando o comentarista disse sobre o fato da Copa do Mundo de 2002 ter perdido com a não convocação de Alex por Felipão. Disse ainda que Alex deveria ter ido no lugar de Kaká, que ainda era muito jovem e que teria outras oportunidades.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)