Falando de Bola
Amanhã, 08/09, a diretoria do Coritiba deverá apresentar o novo atacante que virá para compor o elenco Alviverde.
Após várias especulações que passaram de nomes como Leandro Amaral a Gil, o novo centroavante do Coritiba é Rômulo, jogador revelado pelo Botafogo e que tem seu passe preso ao Cruzeiro, onde foi pouco utilizado em 2009.
Este atleta, apesar da pouca idade, 27 anos, é bem rodado no futebol brasileiro, e tem experiência no futebol do exterior, com passagens pela Alemanha, Israel e França.
Rômulo é um centroavante no estilo trombador, de limitação técnica com a bola no chão, mas com boa estatura e presença de área, principalmente nas bolas aéreas, característica inexistente no grupo de jogadores Alviverdes, já que Ariel apesar da boa estatura fez apenas dois gols de cabeça em 2009.
Este novo atacante teve a melhor fase da carreira jogando pelo Grêmio em 2006, quando marcou 11 gols no campeonato brasileiro e só não teve o seu contrato renovado pela equipe gaúcha em função do alto valor proposto por seu empresário.
Em 2008, Rômulo sofreu uma grave contusão no joelho que o deixou afastado por alguns meses dos gramados.
Após sua recuperação, Rômulo não teve muitas chances no Cruzeiro, tendo o melhor rendimento no futebol israelense, onde foi artilheiro do campeonato nacional com 20 gols.
Muitos torcedores Alviverdes estão questionando o fato da grande contratação prometida por João Carlos Vialle ter feito apenas 5 gols em 25 jogos pelo Cruzeiro, mas a realidade é que Rômulo nunca teve uma seqüência de jogos na equipe mineira, diferente do que aconteceu no Grêmio, onde ele foi artilheiro.
Um jogador de seu porte físico e limitação técnica precisa ter uma seqüência de jogos para poder render o seu melhor futebol.
Assim como teve sucesso no Grêmio, a expectativa é que Rômulo faça muito sucesso no Coritiba, já que o seu estilo de jogo é característico das equipes do Sul do Brasil.
Apesar de não ser um nome ainda consagrado, a contratação de Rômulo foi uma bola dentro da diretoria do Coritiba.
Rômulo chega primeiramente apenas para compor o elenco Alviverde e para ser reserva de Ariel, já que dificilmente Ney Franco utilizará estes dois jogadores atuando junto desde o início.
A princípio Rômulo deverá atuar apenas na ausência de Ariel, ou então, entrando na segunda etapa no lugar do “gringo” ou quando Ney Franco precisar mandar o Coritiba para o “abafa”, contando com dois grandalhões na frente.
Junto com Rômulo deve ser apresentado também o lateral-esquerdo Luciano Amaral, que está vindo do América/RN, e que já teve passagens por Bahia, Avaí, CRB e Vitória de Guimarães de Portugal.
Ao contrário do que penso da contratação de Rômulo, a chegada deste lateral-esquerdo não me anima nem um pouco, já que é um jogador de grande limitação técnica e que tem apenas a luta e disposição dentro de campo como virtudes.
Luciano é daqueles laterais capazes de dar uma grande arrancada, mas isolar a bola ao tentar o cruzamento ou o chute a gol.
Acredito que o Coritiba deveria procurar um melhor jogador para esta posição, hoje, a principal carência do elenco Alviverde.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)